click aqui para voltar ao indice

Conhecendo um pouco acerca do logaritmo:

atualizado em 04 de setembro de 97

1. Iniciemos examinando a correta interpretação do log:

expressa a ordem de grandeza dos números

Nosso texto, além de elaborar esse aspecto, mostra como podemos calcular o logaritmo de um número real qualquer a partir de tal interpretação. As calculadoras eletrônicas, em particular, seguem um processo de cálculo que apenas uma elaboração mais eficiente, chamada CORDIC, do processo que mostramos. Ou seja: ao contrário do quase sempre afirmado nos cursos de Cálculo Infinitesimal, elas não calculam log por série de Taylor.
click aqui para fazer esta etapa do passeio
2. Nossa próxima etapa examina a origem do logaritmo natural, que é o log mais importante nos estudos teóricos.
Aqui V. vai aprender que é totalmente falso se atribuir a invenção desse log a Napier e que, então, é incorreto chamá-lo de log neperiano.

click aqui para fazer esta etapa do passeio
3. Uma primeira e muito importante aplicação do log: a medida da quantidade de informação.
Não é apenas em Informática que precisamos medir a quantidade de informação. Os engenheiros de comunicações precisam saber qual a capacidade de transmissão de um canal e com qual velocidade num dado instante a informação está fluindo. O biólogo mede a quantidade de informação genética das moléculas de DNA para poder fazer comparações entre espécies animais e vegetais. Todos eles precisam calcular a quantidade de bits de uma informação e isso é uma importante aplicação do log que V. pode examinar clickando aqui
4. É fundamental, em Matemática e em suas aplicações, que saibamos comparar a velocidade com que variáveis crescem ou decrescem. Nesse sentido, o log desempenha um papel extremamente importante na medida em que, em y = log x, a variável  y cresce ao infinito com velocidade extremamente lenta, à medida que os   x vão ao infinito. Mais do que isso, a tal  y cresce ao infinito infinitamente mais lentamente do que qualquer polinômio em   x.
Para examinar esse importantíssimo aspecto do log click aqui.
5. O decibel: como os engenheiros medem aumentos ou diminuições relativas muito grandes.
Para examinar essa aplicacao do log click aqui.
6. Outro uso do decibel: a medida física ou instrumental da intensidade dos sons versus a medida da percepção humana dessa intensidade.
Para examinar essa aplicação do log click aqui

click aqui para voltar ao indice