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O decibel e os sons

1. Decibel na medida FISICA dos sons

SOM é toda variação na pressão do ar ( ou outro meio elástico ) capaz de impressionar o ouvido. Tipicamente, essas variações são causadas pelo movimento ou vibrações de um objeto e propagam-se por ondas esféricas centradas em tal objeto.

A impressionabilidade do ouvido é devida à sua capacidade de perceber a velocidade ( ou frequência, dada em Hz ) com que ocorrem tais variações , bem como sua capacidade de perceber a amplitude dessas variações de pressão ( dadas em Newton/m2 ou Pascal ).
De um modo equivalente, no lugar da pressão podemos usar a intensidade sonora ( que corresponde a energia por unidade de área da onda sonora, medida em watt/m2) ou a potência sonora ( expressa em watts e que corresponde à energia emitida por segundo pela fonte sonora ).

Há uma óbvia razão para expressarmos essas três últimas grandezas através de uma escala logarítmica: elas tem um enorme campo de variação. Por exemplo, um murmúrio irradia uma potência de 0.000 000 001 watt; já um grito humano comum gera uma potência sonora de cerca de 0.001 watt; uma orquestra sinfônica chega a produzir 10 watts e um avião a jato irradia 100 000 watts de potência ao decolar. De modo que, segundo as colocações feitas anteriormente, podemos definir os seguintes níveis logarítmicos para a medida física dos sons ( NOTE que essas medidas são, em princípio, independentes do ouvido humano embora os valores Po , Io e Wo correspondam ao limiar ou umbral da percepção humana; note, também, que o dB no umbral é zero) :

medida relativa medida absoluta valor de referência
( umbral )
nomefórmula
nível de
pressão sonora
dBSPL = 20 log P / Po P = pressão acústica Po = 0.000 02 Newton/m2
nível de
intensidade sonora
dBIL = 10 log I / Io I = intensidade acústica Io = 10 -12 watt/m2
nível de
potencia sonora
dBPWL = 10 log W / Wo W = potência Wo = 10 -13 watt


Significado das abreviações acima:
SPL = sound pressure level
IL = ( sound ) intensity level
PWL = ( sound ) power level

exemplo
Mostre que um grito comum tem um nível de 100 dBPWL. Mostre, ademais, que se tivéssemos adotado ( como se faz em alguns países ) o Wo = 10 -12 watt então tal grito teria 90 dBPWL.

exemplo
Sendo dado que, no ar, a intensidade de um som é diretamente proporcional ao quadrado de sua pressão sonora e que, ainda no ar e ao nível do mar e temperatura ambiental, a intensidade umbral de 10-12 w/m2 corresponde à pressão umbral 0.000 02 N/m2, pede-se provar a seguinte afirmação:
no ar, dizer que um som tem N dB de intensidade é o mesmo que dizer que ele tem N dB de pressão sonora, ou seja: dBIL = dBSPL.

exemplo
Considere uma fonte sonora que irradia 0.1 watt em espaço livre. Pede-se achar:
a). o nível de potência sonora da fonte
b). o nível de intensidade sonora num ponto a 10 m da fonte.
RESPOSTAS:
a). 120 dBPWL
b). I( 10 ) = W/S = 7.95 x 10-5 w/m2 e daí o nível = 79 dBIL.

2. A percepção de sons por humanos

Dispondo pessoas a gritar em grupos, como deveremos aumentar o tamanho desses grupos para percebermos a intensidade do som aumentando em PA?
Facilmente vemos que não podemos aumentar os grupos em progressão aritmética ( PA ). Com efeito, é fácil ver que há grande diferença entre um grupo de 2 e um de 3, mas pouca diferença entre um grupo de 10 e um de 11 pessoas . Verifica-se, experimentalmente, que devemos aumentar o tamanho dos grupos em PG. Ou seja, a sensação sonora humana varia logarítmicamente com a pressão ou intensidade sonora da fonte. Isso é um resultado clássico da Psicofísica:

quase-lei de WEBER-FECHNER
Para sons de frequência em torno de 1000 Hz e intensidade média, a sensação sonora varia aproximadamente com o logaritmo da pressão sonora.

Se ignorarmos que esse resultado é razoavelmente exato apenas para sons na vizinhança dos 1000 Hz e de intensidade média ( daí ser dito uma quase lei ) , poderíamos pensar que os dB introduzidos acima seriam perfeitos para medir a sensação SUBJETIVA ou humana do som. Infelizmente, a realidade é um pouco mais complicada do que isso. Há duas razões principais para tal:
primeiro, na faixa de audição normal ( 20 Hz a 15 000 Hz ) o nosso ouvido não reage igualmente bem. Sua sensibilidade varia, e muito, com a frequência do som: dois sons de mesma intensidade física mas frequências diferentes podem parecer, para o nosso ouvido, ter intensidades muito diferentes. Segundo, pode inclusive ocorrer que, para nosso ouvido, o mais intenso seja o de menor intensidade física.
Em termos mais precisos, a sensação sonora humana S é função de duas variáveis:

S = S ( P , w )
S = S ( I , w )
S = S ( W , w )

onde w é a frequência do som.

3. Modificação dos dB físicos para expressar a PERCEPCAO HUMANA

O problema básico que temos de enfrentar é o seguinte: a parte sensível dos decibelímetro é um microfone e microfones reagem igualmente a todas as frequências que compoem um som, por outro lado, nosso ouvido reage diferentemente para cada frequência. A saída é usarmos correções que variam com as frequências. Visto que a intensidade do som também influencia nossa percepção, tradicionalmente usamos três escalas de dB corrigidos, chamadas dBA, dBB e dBC e que são aplicadas em niveis de sonoridade distintos:
  • a escala dBA é mais adequada para representar a resposta humana para sons de até 55 dB
  • a escala dBB é mais usada para sons fortes, de 55 a 85 dB
  • a escala dBC é mais aplicavel a sons muito fortes, acima de 85 dB
A figura abaixo mostra as curvas de correções a usar em cada um dos dB A,B e C e mostra um sonômetro ou decibelímetro capaz de medir em qualquer uma dessas escalas corrigidas:



exemplo
Consideremos um som composto de frequências entre 125 e 4 000 Hz e cujo nível de intensidade sonora varia de acordo com a seguinte tabela:

Hz 125 250 500 1000 2000 4000
dBIL 66 76 80 79 74 67


Pede-se explicar como o decibelímetro vai determinar o dBA deste som.
Solução
Da curva de correção A acima tiramos a correção A para cada uma das frequências do som e calculamos o respectivo decibel corrigido dBA , como mostra a tabela abaixo:

Hz 125 250 500 1000 2000 4000
dBIL 66 76 80 79 74 67
correção tipo A -15.5 -8.5 -3 0 +1 +1
dBA 50.5 67.5 77 79 75 68


Finalmente, usando que o dBIL = 10 log I/Io , obtemos :

Hz 125 250 500 1000 2000 4000
dBA 50.5 67.5 77 79 75 68
I/Io 0.01 x 107 0.56 x 107 5.01 x 107 7.94 x 107 3.16 x 107 0.63 x 107


somando os valores da última linha, obtemos I/Io total = 17.31 x 107 e daí o dBA = 82.4.
Na prática, os instrumentos atuais fazem todo esse cálculo automaticamente, ou seja: é só apontarmos o decibelímetro para a fonte sonora e ler o valor 82.4 dBA no seu mostrador.

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