ARTIGOS

Os artigos dispostos nesta página, dentro do possível, estão disponibilizados em duas versões: em documentos .doc zipados ou em documentos .pdf. Alguns links remetem para sites com coletânea de artigos.

Para leitura dos artigos .pdf , é preciso ter instalado no computador o programa Adobe Acrobat Reader. Veja no link Ajuda como fazer a sua instalação ou baixe-o diretamente aqui. Quando você clicar em um artigo do tipo .pdf, você poderá ler o artigo on line ou salvá-lo em seu computador (usando o botão direito do mouse).

Atigos disponíveis

A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados - .doc
Maria Alice Gravina - acta do IV Congresso Ibero-americano de Informática na Educação, Brasília, 1998.
Analisa ambientes informatizados que apresentam recursos em consonância com o processo de aprendizagem construtivista, o qual tem como princípio básico que o conhecimento se constroe a partir das ações do sujeito. A luz da teoria de J. Piaget são destacados alguns dos recursos que dão suporte às ações do sujeito e que conseqüentemente favorecem a construção do conhecimento matemático.

Geometria Dinâmica: Uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria - .doc
Maria Alice Gravina - VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Belo Horizonte, MG, 1996.
Analisa as dificuldades cognitivas dos estudantes e apresenta a contribuição que os ambientes em geometria dinâmica, apoiados em software como o Cabri-Geometre e Geoplan, podem trazer à superação das dificuldades encontradas pelos alunos. São apresentadas sessões de trabalho realizadas como os alunos do 1osemestre do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, onde as estratégias apresentadas evidenciam uma nova abordagem ao ensino e aprendizado da Geometria.

Dynamic Manipulation of Mathematical Objects - .doc
William Finzer and Nicholas Jackiw - Artigo apresentado em NCTM Standards 2000 Electronic Format Group in June 1998.
Discute as interrelações entre características dos ambientes em geometria dinâmica e os processos de aprendizagem.

Capacitación docente para la aplicación de la información en el aula de geometría - .pdf
Herminia Azinian - acta do IV Congresso Ibero-americano de Informática na Educação, Brasília, 1998.
Do ponto de vista da capacitação docente se analisa o uso de Tecnologia em Informática (T.I.) como ferramenta no ensino e aprendizagem de geometria.
São apresentados exemplos de atividades realizadas com programas de geometria dinâmica.

Preface: Making Geometry Dynamic - link
prefácio do livro Geometry Turned On, que contém diversos artigos que tratam de atividades desenvolvidas por professores utilizando-se de software de geometria dinâmica, como o Cabri e Sketchpad.

Understanding exponential growth with technology - .pdf
Jaime Carvalho e Silva - Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra, Portugal.
Através de comparações gráficas dos crescimentos das funções exponencial e potência, procura mostrar como alguns conceitos matemáticos podem ser melhor aprendidos quando se faz uso de novas tecnologias.

Coletânea de artigos sobre informática na educação - link
São artigos de autoria de educadores brasileiros, publicados no site do Programa Nacional de Informática na Educação.

Relato de Experiência: A Geometria I e o Cabri Géomètre na Licenciatura em Matemática da UFRGS - .zip
Daniela Stevanin Hoffmann - I Congresso Sul-Brasileiro de Informática na Educação - Áreas Exatas
Relata a utilização do software Cabri-Géomètre na disciplina de Geometria I e a oportunidade de explorar "desenhos em movimento" através de atividades que provocam gradativa desenvoltura em fazer demonstrações e da realização de projetos de livre escolha, onde os alunos devem construir "mecanismos" que tenham movimento regido por relações geométricas.

Articles-Michael de Villiers - link
Artigos em inglês sobre educação matemática do prof. M. de Villiers, em particular a questão do ensino e aprendizagem da geometria, disponíveis para download.