Notícias

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018

 


   
EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018
   

 


 


 

 

O Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática foi aprovado pela Capes em 2016 e teve início em março de 2017. Com a constituição desse novo curso, pretende-se avançar na produção de conhecimento científico sobre os processos de aprendizagem da Matemática em espaços formais e não formais, bem como sobre os processos de formação de professores que ensinam Matemática, através da formação de pesquisadores em Educação Matemática.

   
   

Calendário Acadêmico

 
Início do período letivo: 21/08/2017
Término do período letivo: 18/12/2017
  Disciplinas dos Mestrados Acadêmico (A) e Profissional (P) 2017/2
 

Código

Nome

CH

Docente

Curso

Horário

Sala

MEM 05

Tópicos de Geometria

2

Débora Soares

A/P

10h30

NAPEAD

MEM 06

Aritmética e Polinômios

2

Luisa Doering

A/P

13h30

B-102

MEM 13

Estatística Aplicada

2

João Feliz

A/P

13h30

F-105

MEM 15

Análise Combinatória e Probabilidade

2

Marilaine Sant'Ana

A/P

13h30

F-102

MEM 16

Introdução ao Cálculo Numérico

2

Rodrigo Dalla Vecchia

A/P

15h30

A-114

MEM 24

Ressonâncias Filosóficas e Educação Matemática

2

Francisco  Moellwald

A/P

10h30

F-102

MEM 27

História da Educação Matemática

2

Andréia Dalcin
Maria Cecília Fischer

A/P

15h30

F-102

MEM 29

Tecnologias Digitais na Educação Matemática

2

Márcia Notare
Marcus Basso

A/P

10h30

A-115

   
   

Fórum de Debates do PPGEMAT

 

Palestra

 

Título

Experiências sobre ensino de Matemática no Ara Institute of Canterbury - Nova Zelândia

  Profa Sílvia Santos - Ara Institute of Canterbury - Institute of Technology - Nova Zelândia

Local

Sala F-102 - Instituto de Matemática e Estatística - Campus do Vale - UFRGS

Data

11 de setembro de 2017 - segunda-feira

Hora

16h45 às 17h45

   
 

Palestra

 

Título

Matemática Escolar: Relações com suas Ramificações

  Profa Dra Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria - Universidade Federal do Pará

Local

Sala F-102 - Instituto de Matemática e Estatística - Campus do Vale - UFRGS

Data

04 de setembro de 2017 - segunda-feira

Hora

17h às 18h

   
   

Apresentações de dissertações recentes - clique aqui para mais informações

 

Mestranda

Arthur Bernd

Orientador

Profa. Dra Maria Alice Gravina

Banca Examinadora

Profa. Dra. Débora da Silva Soares (IME/UFRGS)
Profa. Dra. Luisa Rodriguez Doering (IME/UFRGS)
Prof. Dr. Vandoir Stormowski (PUC)

Título

Registros Dinâmicos de Representação e a Aprendizagem da Matemática

Local

Sala A-114 - Instituto de Matemática e Estatística - Campus do Vale - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Data

29 de agosto de 2017

Hora

16h

 

Mestranda

Mariana Rodolfo da Rocha

Orientador

Profa. Dra. Elisabete Zardo Búrigo

Banca Examinadora

Profa. Dra. Daniela Stevanin Hoffmann (UFPel)
Profa. Dra. Leandra Anversa Fioreze (IME/UFRGS)
Prof. Dr. Marcus Vinícius de Azevedo Basso (IME/UFRGS)

Título

Construindo o Conceito de Ângulo a partir da Mobilização em Diversos Contextos e com a utilização de Materiais Manipulativos

Local

Sala B-102 - Instituto de Matemática e Estatística - Campus do Vale - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Data

04 de setembro de 2017

Hora

08h30

 

Mestranda

Camila Aliatti

Orientador

Professor Dr Marcus Basso

Banca Examinadora

Profa. Dra. Elizabete Zardo Búrigo (IME/UFRGS)
Prof. Dr. Rodrigo Dalla Vecchia (IME/UFRGS)
Prof. Dr. José Carlos Pinto Leivas (UNIFRA)

Título

Fábrica de Matemática: aprendizagem de geometria via confecção e manipulação de objetos digitais e não-digitais

Local

Sala B-102 - Instituto de Matemática e Estatística - Campus do Vale - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Data

11 de setembro de 2017

Hora

10h

 

Mestranda

Raquel Marchetto

Orientador

Profa. Dra. Maria Cristina Varriale

Banca Examinadora

Profa. Dra. Marilaine de Fraga Sant'Ana (IME/UFRGS)
Profa. Dra. Rosandra Santos Mottola Lemos (UNISINOS/UERGS)
Prof. Dr. Vilmar Trevisan (IME/UFRGS)

Título

O Uso do Software GEOGEBRA no Estudo de Progressões Aritméticas e Geométricas e sua Relação com Funções Afins e Exponenciais

Local

Sala A-114 - Instituto de Matemática e Estatística - Campus do Vale - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Data

14 de setembro de 2017

Hora

13h30

   
 

Mestranda

Kátia Coelho da Rocha

Orientador

Professor Dr Marcus Basso

Banca Examinadora

Professor Doutor Vandoir Stormowski (FAMAT/PUCRS)
Professora Doutora Elisabete Zardo Búrigo  (IME/UFRGS) 
Professora Doutora Márcia Rodrigues Notare Meneghetti (IME/UFRGS)

 

Scratch na Sala de Aula de Matemática: Investigações sobre a construção do conceito de ângulo

Local

Sala B-102 - Instituto de Matemática e Estatística - Campus do Vale - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Data

10 de julho de 2017

Hora

10h

 

Mestranda

Mariana Braun Aguiar

Orientador

Professor Dr Marcus Basso

Banca Examinadora

Professora Doutora Maria Lúcia Faria Moro (UFPR)
Professora Doutora Débora da Silva Soares (IME/UFRGS) 
Professora Doutora Fernanda Wanderer (FACED/UFRGS)

Título

Noção de Proporcionalidade via Resolução de Problemas: uma análise acerca de esquemas mobilizados pelo estudante

Local

Sala B-102 - Instituto de Matemática e Estatística - Campus do Vale - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Data

10 de julho de 2017

Hora

13h30

   
   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O PPG Ensino de Matemática da UFRGS e o PPG Educação Matemática da UFPel convidam:

Jornada de Estudos “Estudar para ensinar: saberes matemáticos nas Escolas Normais da França e do Rio Grande do Sul (1880-1980)”

Inscrições gratuitas no local do evento .

Terça-feira, 9 de maio, 14 horas,
na sala B102 do Instituto de Matemática e Estatística
(Bloco I do Campus do Vale/UFRGS)

Palestra de Renaud d'Enfert: “O ensino das matemáticas nas escolas normais primárias francesas, séculos XIX e XX”
Renaud d'Enfert é professor em ciências da educação na Université de Picardie Jules Verne - UFR e pesquisador associado ao GHDSO (Groupe d'histoire et diffusion des sciences d'Orsay), França. A conferência, apoiada em estudos dos documentos oficiais, tratará das principais características e evoluções da formação matemática de professoras e professores primários, tal como foi ministrada nas escolas normais primárias francesas desde os anos 1880 até os anos 1970-1980. Serão comentadas as diferenças entre a formação das professoras e dos professores, e o modo como essa formação progressivamente se distanciou da matemática ensinada na escola primária. Também será mostrada a evolução notável do nível de formação dos futuros professores e professoras, demonstrado pela exigência da aprovação no exame baccalauréat a partir dos anos 1940, e mais tarde pela incorporação dos estudos normais pelas universidades, em conexão com a reforma da matemática moderna. A palestra será traduzida para o português.

16 h – 16h15 – Intervalo

16h15 – Comunicações de pesquisas em andamento sobre as Escolas Normais no Rio Grande do Sul

A formação de professores que ensinavam e aprendiam matemática no centro de formação de professores Instituto Geral Flores Da Cunha de 1910 a 1955
Juliana Rheinheimer
Resumo: O trabalho a ser desenvolvido tem como objetivo investigar a formação de professores e o Ensino da Matemática nos primeiros anos do Curso Normal do Instituto de Educação General Flores da Cunha, no período de 1910 a 1955.

Os Exames de Admissão e os Cursos Preparatórios em Pelotas (RS): uma análise dos saberes elementares de matemática (1925-1971)
Mélany Silva dos Santos
Resumo: O projeto de mestrado se propõe a identificar fontes relacionadas aos exames de admissão ao Gymnasio Pelotense e aos cursos preparatórios para os referidos exames, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, no período de 1925 até 1971, para assim, analisar a trajetória das práticas didáticas relacionadas aos saberes elementares de matemática, que estiveram presentes nos exames de admissão e nos cursos preparatórios.

A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul e sua influência na formação de professores de Matemática (1939 – 1942)
Makele Verônica Heidt
Resumo: Este trabalho apresenta um projeto de mestrado que visa identificar os artigos que versem com a matemática, publicados pela Revista do Ensino do Rio Grande do Sul durante a sua primeira fase de circulação, que contempla o período de 1939 a 1942 e investigar nesses artigos, os saberes elementares de matemática e suas contribuições para a formação de professores.

 

Quarta-feira, 10 de maio, das 8 às 12 horas,
na sala F102 do Instituto de Matemática e Estatística
(Campus do Vale/UFRGS) :

Seminário de pesquisa do projeto “Estudar para ensinar: práticas e saberes matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970)”, com a participação dos pesquisadores Andreia Dalcin, Circe Mary Silva da Silva Dynnikov, Diogo Franco Rios, Elisabete Zardo Búrigo, Luiz Henrique Ferraz Pereira e Maria Cecilia Bueno Fischer.

A Jornada de Estudos integra as atividades do projeto de cooperação CAPES-COFECUB “A matemática na escola primária nos séculos XIX-XX: estudos comparativos entre o Brasil e a França”, coordenado por Wagner Rodrigues Valente e Renaud d'Enfert, e do projeto CNPq “Estudar para ensinar: práticas e saberes matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970)”, coordenado por Elisabete Búrigo, e conta com apoio do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS e da Universidade Federal de Pelotas.

 

 


XV Seminário Temático:
Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990

 

Data: 29/abr, 30/abr e 01/mai

Local: Faculdade de Direito da UFPel

Promoção: PPGEMAT/UFPel e PPG em Educação Matemática/UFRGS

 

Estarão presentes vários grupos de pesquisa de cursos de pós-graduação de cerca de 20 estados brasileiros, além de parceiros internacionais interessados na história da Educação Matemática.

As atividades plenárias serão transmitidas em tempo real pelo link:
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/joao-2

Consulte a programação, clicando aqui

 


 

 

 


Semestre letivo 2017/1 do PPGEMAT

 
As atividades acadêmicas do primeiro semestre letivo de 2017 do PPGEMAT - Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico terão início no dia 20/03/2017.

Convidamos a Comunidade Acadêmica para o lançamento do livro A Matemática na escola: pesquisas na sala de aula no dia 20/03, às 11h30, sala 101 do Instituto de Matemática e Estatística.
 

Apresentação

   
   

Disciplinas dos Mestrados Acadêmico (A) e Profissional (P) 2017/1

 

Código

Nome

CH

Docente

Curso

Horário

Sala

MEM 07

Funções

2

Alvino Sant'Ana

A/P

15h30

F-102

MEM 13

Estatística Aplicada

2

Luciana Nunes

A/P

13h30

A-115

MEM 15

Análise Combinatória e Probabilidade

2

Marilaine Sant'Ana

A/P

13h30

F-102

MEM 24

Ressonâncias Filosóficas e Educação Matemática

2

Francisco  Moellwald

A/P

8h30

F-102

MEM 28

Análise e Produção de Material Didático

2

Luisa Doering

A/P

13h30

B-102

MEM 29

Tecnologias Digitais na Educação Matemática

2

Márcia Notare

P

10h30

F-105

MEM 201

Tendências em Educação Matemática

2

Marcus Basso

A

8h30

A-114

MEM 202

Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática

2

Débora Soares

A

10h30

F-102

   
   

Seleção para o Mestrado Acadêmico 2017/1

 


Clique aqui para acessar o Edital de Seleção.

 

 

 

Lista dos candidatos selecionados para ingresso no Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática - 1º semestre letivo de 2017 (publicada em 15.03.2017)

 
.
Atendendo às normas do Edital de Seleção 2017 e considerando o desempenho obtido pelos candidatos nas duas etapas do processo de seleção para o Mestrado, a Comissão de Seleção do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática apresenta a lista dos candidatos selecionados para ingresso no Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática - 1º semestre letivo de 2017.
   
 
ALICE TRISCH KONIG GABRIEL PINHEIRO MARLEI TAIS DICKEL
ANDRESSA TRAINOTTI GRACIELA ELIZABETH AGACHE MARLUCE COUTINHO
BRUNO RESENDE JÉSSICA LAURINDO NATALI BRANDT
CARLOS HENRIQUE LANGE LISIANE SANTOS FLORES PAULA ETIELE SCHUSTER
DIEGO FREITAS LEITE LUANA KUISTER XAVIER PAULA SACHSER
FELIPE BULLA LUCAS CAITANO ROSE GROCHOT GAYESKI
FERNANDA DE ABREU LIMA LUCIANE FÜHR SARA DA SILVA
   
   
   

Apresentações de dissertações recentes - clique aqui para mais informações

 

Mestrando

Wagner Rodrigues da Silva

Orientador

Professor Doutor Francisco Egger Moellwald (FACED/UFRGS)

Banca Examinadora

Professora Doutora Elisabete Zardo Búrigo (IME/UFRGS)
Professora Doutora Lisete Bampi (FACED/UFRGS)
Professora Doutora Miriam Telicheveski (IME/UFRGS)

Título

Ressonâncias do pensamento deleuziano na exploração do conceito de fração em turmas do sexto ano do ensino fundamental .

Local

Sala 114 - Instituto de Matemática e Estatística - Campus do Vale - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Data

29 de março de 2017

Hora

10h30

 

Mestranda

Fernanda Michele Kettermann

Orientador

Professor Doutor Francisco Egger Moellwald (FACED/UFRGS)

Banca Examinadora

Professora Doutora Elisabete Zardo Búrigo (IME/UFRGS)
Professora Doutora Lisete Bampi (FACED/UFRGS)
Professora Doutora Miriam Telicheveski (IME/UFRGS)

Título

Poetizando a experiência: relatos de um viajar docente

Local

Sala F-102 - Instituto de Matemática e Estatística - Campus do Vale - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Data

29 de março de 2017

Hora

14h

 

 

Fòrum de debates do PPGEMat

 

sala F102 do Instituto de Matemática e Estatística - segundas-feiras, 17h15 às 18h

Data Temática
Materiais

22/08/2016 Escola sem mordaça Projeto de lei n.º 867, de 2015 - Câmara dos Deputados
    Constituição da República Federativa do Brasil - Biblioteca Digital
    Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
.    
03/10/2016 Reforma do Ensino Médio

MP 746/2016

    Medida provisória que reforma ensino médio recebe 568 emendas
     
 

 

 

 

 

 

Atividades de recepção aos ingressantes no Mestrado
 

no dia 1º de agosto, na sala B102 do Instituto de Matemática e Estatística

14 horas - Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação com palestra do professor Mauricio Rosa: "Educação Matemática High Tech: da cyberformação com professores ao ensino e à aprendizagem de matemática com o uso de interfaces naturais (tecnologias baseadas em gestos, sons e toque) "

15 horas - Reunião com Coordenação e docentes para apresentação de linhas de pesquisa e projeto curricular do Programa

16 horas - Matrícula para o semestre 2016/2

   
 

Disciplinas ofertadas em 2016-2

Disciplina

Horário

Professor

Sala

Aritmética e Polinômios

8h30min

Luisa Doering

F-102

Modelagem na Educação Matemática

10h30min

Débora Soares
Marilaine Sant'Ana

F-102

Equações Diferenciais e a Diferenças

13h30min

Maria Varriale

F-102

Pesquisa em Educação Matemática

15h30min

Elisabete Búrigo

A-114

FÓRUM
17h15min
-
F-102

 

 

 

   

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS lança o Edital de Seleção para ingresso no MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 2 º SEMESTRE LETIVO DE 2016.

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 2 º SEMESTRE LETIVO DE 2016

   
 

Lista nominal dos candidatos selecionados para ingresso no Mestrado Profissional em Ensino de Matemática - turma 2016

Atendendo às normas do Edital de Seleção 2016 e considerando o desempenho obtido pelos candidatos nas duas etapas do processo de seleção para o Mestrado, a Comissão de Seleção do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da UFRGS apresenta a lista nominal dos candidatos selecionados para ingresso no Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática - 2º semestre letivo de 2016.

   
  Candidatos selecionados - lista nominal
 
ALINE STRIEDER LEMMERTZ
BERNARDA SOUZA DE MENEZES
DANIELA BARCELLOS HAAS
DÉBORA BUSSOLOTTO
DIOGO ISRAEL SCHWANCK
EDUARDO MELLONI LUCCHESI
FABRÍCIO HERBACZ DA SILVA
FRANCINE ABREU GUERRA
FRANCINE DAHM
LEANDRO DE ANDRADES CAMPOS
MARCO AURÉLIO ECKERT
MIGUEL MELENDO BECK
PRISCILA NITIBAILOFF DA SILVA
ROSEANE NUNES GARCIA DE SOUZA
SUSANA GARSTKA
TIAGO VARGAS DA SILVA
VILMA GISELE KARSBURG
   
   

Disciplinas oferecidas em 2016-1 - horários

 
Código

Disciplina/atividade

Horário

Professores

Sala

MEM07 Funções

8h às 9h40

Cydara Ripoll

F 102

MEM16 Introdução ao Cálculo Numérico

10h30 às 12h10

Dagoberto Justo

A 114

MEM13 Estatística Aplicada

13h30 às 15h10

Luciana Nunes

A 115

MEM27 História da Educação Matemática

15h30 às 17h10

Elisabete Búrigo e Andréia Dalcin

F 102

   
   

 

Qualis 2014 – Área Ensino - PROVISÓRIO SUJEITO A REVISÃO

Qualis 2013 – Área Ensino - PROVISÓRIO SUJEITO A REVISÃO

 


   

Nota Pública do Fórum dos Mestrados Profissionais sobre o corte de verbas

 


   

DISCIPLINAS OFERECIDAS EM 2016/1

 

Para acessar a relação de disciplinas oferecidas em 2016/1 com seus respectivos planos de ensino, CLIQUE AQUI.

 

 

   

DISCIPLINAS OFERECIDAS EM 2015/2

 

Para acessar a relação de disciplinas oferecidas em 2015/2 com seus respectivos planos de ensino, CLIQUE AQUI.

 

 

   

DISCIPLINAS OFERECIDAS EM 2015/1

 

Para acessar a relação de disciplinas oferecidas em 2015/1 com seus respectivos planos de ensino, CLIQUE AQUI.

   
   

Novo regimento. Clique aqui para acessá-lo

  Para acessar a resolução sobre o Currículo do Mestrado em Ensino de Matemática, clique aqui.
Para acessar a resolução que trata do credenciamento docente, clique aqui.
   
   

 

 

 

 

   

Seminário TECNOLOGIA DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 
dias 5, 6 e 7, 12, 13 e 14 de agosto de 2014, às 16h, na sala B102 do Instituto de Matemática

O seminário integra a agenda do Projeto de Cooperação Internacional do PPGEMAT-UFRGS com o Laboratoire de Didactique André Revuz (LDAR)- Paris, financiado pela Fapergs. Com a participação do professor Jean Baptista Lagrange, pesquisador da Université Denis Diderot -Paris, serão discutidos referenciais teóricos que contribuem para o  entendimento do processo de formação de professores para o uso de  tecnologia digital em sala de aula.
 
Acesse o material do Seminário clicando aqui.
   
   

Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática obtém nota 4 na CAPES.

   
   
WebQualis (periódicos) CAPES - Área Ensino de Ciências e Matemática - dez 2013
 

Para acessar o link do WebQualis da CAPES, clique aqui.
WebQualis

Para acessar o relatório completo com as publicações da área de Ensino pelos extratos A, B e C, existentes no WebQualis da CAPES, clique aqui no extrato correspondente .

 
C
   
   
Curso de Especialização Matemática - Midias Digitais - Didática
 
   
   
Página das dissertações - atualização com links para o Repositório Digital da UFRGS
  LUME - Repositório Digital da UFRGS