Processo Seletivo 2017 - Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática

 
 


EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO
MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO DE MATEMÁTICA
NO 1 º SEMESTRE LETIVO DE 2017

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul PPG Ensino de Matemática/UFRGS, de acordo com deliberação da Comissão de Pós-Graduação, comunica a abertura do processo seletivo para ingresso no Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática, com início previsto para março de 2017. O processo de seleção será regido pelas normas a seguir descritas e conduzido pela Comissão de Seleção, devendo o resultado final ser homologado pela Comissão de Pós-Graduação.

 

I Vagas

Número de vagas: 24 (vinte e quatro) distribuídas nas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática como segue:

Linha Formação de professores de Matemática e novas tendências 6 vagas

Linha Ensino e Aprendizagem de Matemática e Estatística 7 vagas

Linha Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Matemática 11 vagas

O Programa não se compromete em preencher todas as vagas.

 

II Inscrição

Período de inscrição

As inscrições, acompanhadas dos documentos exigidos, poderão ser efetuadas no período de    22 de dezembro de 2016 a 23 de janeiro de 2017 , no horário das 9h às 17h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (sala 109) ou na Secretaria do Instituto de Matemática e Estatística (sala 117), no seguinte endereço:

Instituto de Matemática e Estatística UFRGS - Campus do Vale

Av. Bento Gonçalves 9500 Prédio 43111 - Bairro Agronomia

CEP 91509-900 - Porto Alegre - RS BRASIL

ou através do envio da documentação pelo correio, que deverá ser postada via SEDEX, sendo considerado como limite de postagem o dia 20 de janeiro de 2017 .

 

Documentos exigidos no momento da inscrição

1. Formulário de inscrição devidamente preenchido, disponível no site do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, em http://www.ufrgs.br/mat/pos-graduacao/ensino-de-matematica, no link Seleção;

2. Cópia do Diploma de Curso de Licenciatura em Matemática ou outro curso superior que habilite à docência em Matemática;

3. Histórico Escolar da Graduação;

4. Cópia impressa do Currículo Lattes atualizado e registrado na Plataforma Lattes do CNPq;

5. Cópia de documento de identidade;

6. Uma fotografia 3x4 recente;

7. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição

VALOR: R$ 75,00

Acesse o endereço http://www.ufrgs.br/mat/pos-graduacao/ensino-de-matematica, no link Seleção/taxa de inscrição, para ver instruções de pagamento.

Isenção de taxa

Para solicitar isenção de taxa o candidato deve encaminhar, até 18 de janeiro de 2017 , junto com os demais documentos exigidos, o documento ANEXO Isenção de Taxa, contendo o formulário de pedido de isenção de taxa e que pode ser encontrado no site do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, em http://www.ufrgs.br/mat/pos-graduacao/ensino-de-matematica, no link Seleção.

Observações:

Somente será considerada aceita a inscrição que atender a todos os requisitos exigidos e contiver todos os documentos solicitados. As inscrições homologadas provisoriamente serão divulgadas no dia  24 de janeiro de 2017 no site do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, em http://www.ufrgs.br/mat/pos-graduacao/ensino-de-matematica, no link Seleção.

Os candidatos com inscrição não homologadas poderão entrar com recurso no dia 25 de janeiro de 2017 na Secretaria do PPG Ensino de Matemática/UFRGS ou por via eletrônica para o endereço mat-ppgensimat@ufrgs.br. A homologação das inscrições será publicada no dia 26 de janeiro de 2017 no site do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, em http://www.ufrgs.br/mat/pos-graduacao/ensino-de-matematica, no link Seleção.

O material de inscrição dos candidatos não selecionados poderá ser retirado junto à Secretaria do PPG Ensino de Matemática/UFRGS até o prazo de 30 dias após a divulgação dos resultados. Após esta data os documentos serão destruídos.

 

III Processo de seleção

O processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado será realizado em duas etapas.

Primeira etapa

A primeira etapa consiste de um Exame Escrito e da entrega de um Projeto de Pesquisa.

 

Sobre o Exame Escrito

O exame escrito, representando 40% da nota final, será realizado no dia 20 de fevereiro de 2017 , segunda-feira , no Instituto de Matemática e Estatística UFRGS - Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia, Campus do Vale, na sala 102 (Prédio F - 43123) conforme divulgado no site do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, em http://www.ufrgs.br/mat/pos-graduacao/ensino-de-matematica, no link Seleção e no mural do PPG Ensino de Matemática/UFRGS. O Exame Escrito terá início às 9h e término às 12h. O exame é de caráter eliminatório com nota mínima 5,0 (cinco), em uma escala de ZERO a DEZ, para aprovação nessa etapa. A prova escrita será composta por questões de natureza dissertativa envolvendo conceitos e tópicos de Matemática da Educação Básica e de Educação Matemática contidos nas referências sugeridas a seguir.

 

REFERÊNCIAS PARA PROCESSO SELETIVO

•  ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática . Belo Horizonte: Autêntica, 2017. 160 p.

•  BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Filosofia da educação matemática . 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 91 p.

•  BORBA, Marcelo de Carvalho (org.). Tendências Internacionais em Formação de Professores de Matemática . 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 144 p.

•  BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAUJO, Jussara de Loiola (orgs.). Pesquisa qualitativa em educação matemática . 2. ed.. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 118 p.

•  BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy . Informática e educação matemática . 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 99 p.

•  BÚRIGO, Elisabete Zardo et al. (orgs.). A matemática na escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012. 302 p.

•  CALDEIRA, Ademir Donizeti; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; MEYER, João Frederico da Costa de Azevedo. Modelagem em Educação Matemática . Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 144 p.

•  CAMPOS, Celso Ribeiro; WODEWOTZKI, Maria Lúcia Lorenzetti; JACOBINI, Otávio Roberto. Educação Estatística - Teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 144 p.

•  D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática : elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 110 p.

•  FALCÃO, Jorge Tarcisio da Rocha. Psicologia da educação matemática : uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 103 p.

•  FERREIRA, Jamil. A Construção dos Números - Coleção Textos Universitários. Rio de Janeiro: SBM, 2010. 133 p.

•  FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Educação matemática de jovens e adultos : especificidades, desafios e contribuições. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 118 p.

•  GIRALDO, Victor; CAETANO, Paulo Antonio Silvani; MATTOS, Francisco Roberto Pinto. Recursos Computacionais no Ensino da Matemática . Rio de Janeiro: SBM, 2013. 423 p.

•  GRAVINA, Maria Alice et al. (orgs.). Matemática, mídias digitais e didática : tripé para formação do professor de matemática. Porto Alegre : Evangraf, 2012. 180 p.

•  HEFEZ, Abramo. Aritmética - Coleção Textos Universitários. SBM, 2005. 330 p.

•  KNIJNIK, Gelsa et al. Etnomatemática em movimento . 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. 109 p.

•  LIMA, Elon Lages; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto; WAGNER, Eduardo; MORGADO, Augusto Cesar. A Matemática do Ensino Médio - volume 1. Coleção Professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2012. 237 p.

•  LIMA, Elon Lages; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto; WAGNER, Eduardo; MORGADO, Augusto Cesar. A Matemática do Ensino Médio - volume 2. Coleção Professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2016. 303 p.

•  LIMA, Elon Lages; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto; WAGNER, Eduardo; MORGADO, Augusto Cesar. A Matemática do Ensino Médio - volume 3. Coleção Professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2006. 247 p.

•  LIMA, Elon Lages; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto; WAGNER, Eduardo; MORGADO, Augusto Cesar. Temas e Problemas. Coleção Professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2010. 193 p.

•  LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997. 176 p.

•  MACHADO, Silvia Dias Alcântara (org.). Aprendizagem em matemática : registros de representação semiótica. 7. ed. São Paulo: Papirus, 2010. 160 p.

•  MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Angela. História na educação matemática : propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 198 p.

•  MORAES FILHO, Daniel Cordeiro. Um Convite à Matemática. Coleção Professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2016. 441 p.

•  MOREIRA, Plinio Cavalcante; DAVID, Maria Manuela M. S. A formação matemática do professor : licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 116 p.

•  MUNIZ NETO, Antônio Caminha. Tópicos de Matemática Elementar - Volume 2 Geometria Euclidiana Plana. Coleção Professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2013. 417 p.

•  NACARATO, Adair Mendes; SANTOS, Cleane Aparecida dos. Aprendizagem em Geometria na educação básica : a fotografia e a escrita na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. 112 p.

•  PAIS, Luiz Carlos. Didática da matemática : uma análise da influência francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 123 p.

•  PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula . Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 151 p.

•  RIBEIRO, Alessandro Jacques; CURY, Helena Noronha. Álgebra para a formação do professor : explorando os conceitos de equação e de função. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. 126 p.

•  RIPOLL, Cydara Cavedon, RANGEL, Letícia, GIRALDO, Victor. Livro do Professor de Matemática da Educação Básica - Volume 1 - Números Naturais . Rio de Janeiro: SBM, 2016, 166 p.

•  RIPOLL, Jaime Bruck, RIPOLL, Cydara Cavedon, SILVEIRA, José Francisco Porto da. Números Racionais, Reais e Complexos . Porto Alegre: UFRGS, 2011. 528 p.

•  SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Relações de gênero, Educação Matemática e discurso - Enunciados sobre mulheres, homens e matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 160 p.

•  TOMAZ, Vanessa Sena; DAVID, Maria Manuela M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula . Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 143 p.

•  VERGNAUD, Gérard. A criança, a matemática e a realidade . Trad. Maria Lucia Faria Moro. Curitiba: Editora Universidade Federal do Paraná, 2014. 322 p.

 

Sobre o Projeto de Pesquisa

O Projeto de Pesquisa deverá ser entregue no dia da realização do Exame Escrito, antes do início do exame. O Projeto de Pesquisa será avaliado de acordo com os critérios apresentados no Anexo A deste Edital.

O projeto deve ser escrito em português e, rigorosamente, seguir o seguinte formato (excetuando-se capa, cabeçalho/rodapé e citação transcrita): fonte Times New Roman; tamanho 12pt; espaço entre linhas de 1,5pt; margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5cm cada. A capa deve conter título do projeto, nível, linha de pesquisa e o nome completo do candidato. Máximo de 10 páginas para as seções 1 a 6 descritas abaixo, as quais, necessariamente, deverão fazer parte do projeto:

Capa

1- Resumo (máximo 10 linhas);

2- Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental (evidenciar a relevância da proposta e demonstrar familiaridade com o tema proposto e com a literatura pertinente);

3- Objetivos ou questões de pesquisa (delimitação clara do(s) objetivo(s) ou questão(ões) a ser(em) investigada(s) e do propósito da investigação);

4- Metodologia e procedimentos (indicar e justificar opção metodológica; indicar claramente os procedimentos e etapas de desenvolvimento do projeto. Ou argumentar sobre a impossibilidade de definição, a priori , da metodologia e de seus procedimentos);

5- Cronograma e exequibilidade.

Referências

Obs.: Serão desclassificados os projetos que excederem o número de páginas ou não seguirem o formato estabelecido.

 

A divulgação da lista provisória com os candidatos classificados na primeira etapa do processo de seleção será feita no dia 01 de março de 2017  no site do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, em http://www.ufrgs.br/mat/pos-graduacao/ensino-de-matematica, no link Seleção e no mural do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, Instituto de Matemática e Estatística.

Os candidatos não classificados na primeira etapa terão até 48 horas , a contar da data de divulgação dessa lista provisória, para entrarem com recurso solicitando revisão da prova. O recurso deve ser entregue na Secretaria da Pós-Graduação, sala A-109, Campus do Vale, UFRGS.

No dia  03 de março de 2017  ocorrerá a divulgação dos resultados dos recursos e da lista final com os classificados da primeira etapa. Os candidatos classificados na primeira etapa passam para a segunda etapa.

 

Segunda etapa

Na segunda etapa, representando 60% da nota final, serão utilizados os seguintes instrumentos e critérios de avaliação:

1. Apresentação do Projeto de Pesquisa submetido para uma das três linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (40% da nota final).

2. Análise do Curriculum vitae, considerando a produção intelectual comprovada (20% da nota final).

A apresentação do Projeto de Pesquisa dos candidatos para os integrantes da Comissão de Seleção será realizada de 06 a 10 de março de 2017 , no Instituto de Matemática e Estatística, em sala e horários a serem divulgados em  02 de março de 2017  no site do PPG Ensino de Matemática/ UFRGS, em http://www.ufrgs.br/mat/pos-graduacao/ensino-de-matematica, no link Seleção e no mural do PPG Ensino de Matemática/UFRGS. Cada candidato terá até 15 minutos para apresentação do Projeto de Pesquisa e serão reservados até 25 minutos para arguição da Comissão de Seleção.

 

Resultado final

A lista provisória do resultado final será publicada no dia  13 de março de 2017 , sendo divulgada a listagem dos candidatos selecionados no site do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, http://www.ufrgs.br/mat/pos-graduacao/ensino-de-matematica, bem como no mural do mesmo, no Instituto de Matemática e Estatística.

Os candidatos não classificados poderão entrar com recurso até o dia 14 de março de 2017.

A lista do resultado final será publicada no dia   15 de março de 2017  , sendo divulgada a listagem dos candidatos selecionados no site do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, em http://www.ufrgs.br/mat/pos-graduacao/ensino-de-matematica, no link Seleção, bem como no mural do mesmo, no Instituto de Matemática e Estatística.

 

IV Início do período letivo

O início das atividades letivas do ano acadêmico de 2017 será 20 de março de 2017.

 

V Matrícula

Os candidatos selecionados deverão efetuar suas matrículas na Secretaria do PPG Ensino de Matemática/UFRGS, de 16 a 17 de março de 2017.

 

VI Comissão de Seleção

A Comissão de Seleção será nomeada pela Comissão de Pós-Graduação do PPG Ensino de Matemática/UFRGS.

 

VII Cronograma

Inscrição

22/12/2016 a 23/01/2017

Solicitação de isenção de taxa

Até 18/01/2017

Divulgação dos resultados da análise dos pedidos de isenção de taxa

19/01/2017

Documentos enviados via SEDEX terão como limite de postagem o dia

20/01/2017

Homologação provisória da inscrição

24/01/2017

Interposição de recursos quanto à homologação das inscrições

25/01/2017

Homologação final da inscrição

26/01/2017

Seleção primeira etapa

20/02/2017

Divulgação do resultado provisório da primeira etapa

01/03/2017

Solicitação de recursos do resultado provisório da primeira etapa

01/03/2017 a 03/03/2017

Divulgação do resultado final da primeira etapa

03/03/2017

Seleção segunda etapa

06/03/2017 a 10/03/2017

Divulgação da lista provisória do resultado final

13/03/2017

Solicitação de recursos do resultado final

14/03/2017

Divulgação da lista do resultado final

15/03/2017

Encerramento da vigência do edital

20/03/2017

 

VIII Disposições Gerais

A vigência desse Edital encerra-se em  20 de março de 2017 .

As despesas de locomoção e estadia, para a seleção e realização do Mestrado, não são de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul PPG Ensino de Matemática/UFRGS.

Os casos omissos ou situações não previstas nestas normas serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação.

Porto Alegre, 10 de novembro de 2016.

Marcus Basso

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

 

__________________________________________________________________________________________________________

Anexo A

Critérios para avaliação dos projetos apresentados no processo seletivo e pontuação.

Projeto de Pesquisa: máximo de 100 pontos, distribuídos da maneira a seguir:

CRITÉRIO

PONTUAÇÃO

Resumo

Máximo de 20 pontos

Objetivos

Máximo de 15 pontos

Revisão de literatura

Máximo de 20 pontos

Fundamentação teórica e metodológica

Máximo de 20 pontos

Cronograma

Máximo de 10 pontos

Relevância da pesquisa

Máximo de 10 pontos

Exequibilidade

Máximo de 5 pontos

Os itens acima serão avaliados de acordo com os critérios:

- Clareza;

- Objetividade;

- Revisão ortográfica e estrutura do texto;

- Coerência entre problema da pesquisa, objetivos, metodologia e literatura;

- Segue as normas ABNT de citação direta e indireta, apresentação (formatação) e referências;

- Projetos que ultrapassarem o máximo de páginas indicadas no edital serão desclassificados.

 

 


Formulário de inscrição - processo seletivo Mestrado Acadêmico 2017

voltar

Formulário de isenção de taxa - processo seletivo Mestrado Acadêmico 2017

voltar

Currículo - processo seletivo Mestrado Acadêmico 2017

voltar