Construa o segmento AB e o ponto C sobre este segmento. Usando a calculadora, estabeleça a razão entre os segmentos:
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Construa agora três retas paralelas r1, r2 e r3. Em seguida, construa uma reta transversal t.
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Construa dois triângulos de tal forma que as medidas dos lados do segundo sejam múltiplas das medidas dos lados do primeiro. Calcule os ângulos dos dois triângulos e observe o que acontece ao movimentarmos seus vértices.
SUGESTÃO: Construa o primeiro triângulo. Vá ao Menu 10/Item 3 e digite o número fator de relação entre os lados dos dois triângulos. Calcule o comprimento dos lados do primeiro triângulo e, usando a calculadora, multiplique estes números pelo número escolhido. Vá ao Menu 5/Item 8 e construa segmentos correspondentes aos lados do segundo triângulo (usando as medidas calculadas). A partir destes segmentos, construa o segundo triângulo.
SUGESTÃO: Dado o primeiro triângulo, construa o segundo com lados paralelos ao primeiro. Com esta construção, os ângulos do primeiro são congruentes aos ângulos do segundo.
Construa dois triângulos conforme a configuração
ao lado e de tal forma que ao mover-se os vértices o lado PQ se mantém sempre paralelo ao lado BC. Que relações existem entre estes dois triângulos? Resposta |
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Nesta atividade vamos trabalhar com o Menu 6/Item 3, ou seja, com a Homotetia. Este menu dilata um objeto qualquer a partir de um ponto e de um fator de dilatação. Vamos trabalhar um pouco com ele.
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Como sabemos, o Teorema de Pitágoras diz que, em um triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Se construírmos quadrados sobre os lados a, b e c do triângulo retângulo, esses quadrados terão área a2, b 2 e c2.
Ou seja, podemos enunciar o Teorema de Pitágoras da seguinte forma: a área do quadrado maior (construído sobre a hipotenusa) é igual à soma das áreas dos dois quadrados menores (construídos sobre os catetos).
Vamos, então, trabalhar com três diferentes demonstrações do Teorema de Pitágoras através de recortes.
PRIMEIRA DEMONSTRAÇÃO
A primeira demonstração está representada no desenho abaixo.
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Brinque!
Procure identificar com que critérios foram construídos os recortes nos quadrados e confira a demonstração de porque o quebra-cabeça funciona. Download
do arquivo Cabri dessa construção.
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SEGUNDA DEMONSTRAÇÃO
Brinque!
Procure identificar com que critérios foram construídos os recortes nos quadrados e confira a demonstração de porque o quebra-cabeça funciona. Download do arquivo Cabri dessa construção. |
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TERCEIRA DEMONSTRAÇÃO
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Brinque!
Procure identificar com que critérios foram construídos os recortes nos quadrados e confira a demonstração de porque o quebra-cabeça funciona. Download do arquivo Cabri dessa construção. |