REPRESENTAÇÕES
DOS RACIONAIS
(trecho dos PCN- Matemática para Ensino
de quinta a oitava série, 1998, páginas 101-102)
Embora as representações fracionárias e decimais
dos números racionais sejam conteúdos desenvolvidos nos
ciclos iniciais, o que se constata é que os alunos chegam ao terceiro
ciclo sem compreender os diferentes significados associados a esse tipo
de número e tampouco os procedimentos de cálculo, em especial
os que envolvem os racionais na forma decimal.
Uma explicação para as dificuldades encontradas possivelmente
deve-se ao fato de que a aprendizagem dos números racionais supõe
rupturas com idéias construídas para os números naturais.
Ao trabalhar com os números racionais, os alunos acabam tendo de
enfrentar vários obstáculos: cada número racional
pode ser representado por diferentes (e infinitas) escritas fracionárias:
por exemplo, 1/2, 4/8, 5/10, são diferentes
representações de um mesmo número.
Sobre a comparação entre racionais, os alunos, acostumados
com a relação 3 > 2, terão de compreender uma
desigualdade que lhes parece contraditória, ou seja, se o tamanho.
da escrita numérica, no caso dos naturais, é um bom indicador
da ordem de grandeza (8345 > 83), a comparação entre
2,3 e 2,125 já não obedece ao mesmo critério; se,
ao multiplicar um número natural por outro natural (sendo este
diferente de 0 ou 1) a expectativa é a de encontrar um número
maior que ambos, ao multiplicar 10 por 0,5 se surpreenderão ao
ver que o resultado é menor do que 10; se a seqüência
dos números naturais permite estabelecer sucessor e antecessor,
para os racionais isso não faz sentido, uma vez que entre dois
números racionais quaisquer é sempre possível encontrar
outro racional; assim, o aluno deverá perceber que entre 0,8 e
0,9 estão números como 0,81, 0,815 ou 0,87.
No terceiro e no quarto ciclos a abordagem dos racionais, em continuidade
ao que foi proposto para os ciclos anteriores, tem como objetivo levar
os alunos a perceber que os números naturais são insuficientes
para resolver determinadas situações-problema como as que
envolvem a medida de uma grandeza e o resultado de uma divisão.
Para abordar o estudo dos racionais, sob essa perspectiva, os problemas
históricos envolvendo medidas, que deram origem a esses números,
oferecem bons contextos para seu ensino.
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Ao abordar os racionais pelo seu reconhecimento no contexto diário,
deve-se observar que eles aparecem muito mais na forma decimal do que
na forma fracionária. Embora o contato com representações
fracionárias seja bem menos freqüente nas situações
do cotidiano seu estudo também se justifica, entre outras razões,
por ser fundamental para o desenvolvimento de outros conteúdos
matemáticos (proporções, equações,
cálculo algébrico). Também nas situações
que envolvem cálculos com dízimas periódicas, a representação
na forma fracionária favorece a obtenção dos resultados
com maior precisão, uma vez que na forma decimal é preciso
fazer aproximações.
A familiaridade do aluno com as diferentes representações
dos números racionais(representação fracionária,
decimal, percentual) pode levá-lo a perceber qual delas é
mais utilizada ou adequada para expressar um resultado. Numa situação
em que se deve comunicar um aumento de salário é mais freqüente
dizer, por exemplo, que o acréscimo no salário foi de 12%
, do que de 12/100 ou de 3/25.
O conceito de equivalência assim como a construção
de procedimentos para a obtenção de frações
equivalentes são fundamentais para resolver problemas que envolvem
a comparação de números racionais expressos sob a
forma fracionária e efetuar cálculos com esses números.
O estudo do cálculo com números racionais na forma decimal
pode ser facilitado se os alunos forem levados a compreender que as regras
do sistema de numeração decimal, utilizadas para representar
os números naturais, podem ser estendidas para os números
racionais na forma decimal. Além disso, é importante que
as atividades com números decimais estejam vinculadas a situações
contextualizadas, de modo que seja possível fazer uma estimativa
ou enquadramento do resultado, utilizando números naturais mais
próximos.
Como, ao tentar encontrar o valor da área de uma figura retangular
que mede 7,9 cm por 5,7 cm o aluno pode recorrer à estimativa calculando
mentalmente um resultado aproximado (8 x 6) que lhe pode dar uma razoável
referência para conferir o resultado exato, obtido por um procedimento
de cálculo escrito.
Também é importante que os alunos compreendam as regularidades
das multiplicações de números racionais na forma
decimal por 10, 100, 1.000,... O domínio desse conhecimento é
importante para dar sentido aos procedimentos de cálculo com esses
números. Por exemplo: 32,7 x 2,74.
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