Programa de Pós-Graduação em Matemática - UFRGS

  



Estrutura do Curso de Mestrado


O Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Matemática da UFRGS compõe-se de dois programas: no momento da inscrição, o candidato deverá optar por UM dos dois programas, Matemática ou Probabilidade e Estatística Matemática. Cada um destes programas está constituído de um núcleo básico de disciplinas obrigatórias, a seguir relacionadas:

 
Matemática Probabilidade e Estatística Matemática
  • MTP00004 - Álgebra 
  • MTP00016 - Variável Complexa I 
  • MTP00034 - Equações Dif. Ordinárias
  • MTP00027 - Geometria Diferencial 
  • MTP00047 - Probabilidade 
  • MTP00049 - Processos Estocásticos
Além disso o aluno deverá 
escolher uma dentre as disciplinas:
  • MTP00018 – Teoria de Integração
  • MTP00048 – Estatística Matemática.

O aluno de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Matemática da UFRGS pode ser orientado pelos professores cadastrados no Programa como orientadores (veja a Relação do Corpo Docente).

Normalmente, todo estudante do programa deve cursar ao menos duas disciplinas por semestre. Além das disciplinas obrigatórias, o aluno deve ser aprovado em disciplinas opcionais a fim de alcançar os créditos necessários exigidos pelo programa: no total, o estudante deve cursar oito disciplinas.

A escolha das disciplinas opcionais deve ser feita de comum acordo entre o aluno e seu professor orientador de dissertação.


Do Título de Mestre em Ciência:
Fará jus ao título de Mestre em Ciência Matemática ou Mestre em Ciência Probabilidade e Estatística Matemática o candidato que, respectivamente, no programa de Matemática ou no de Probabilidade e Estatística Matemática, cumprir os seguintes requisitos:
  1. Obter um total de 32 créditos (qualquer uma das disciplinas corresponde a 4 créditos).
  2. Ser aprovado em um exame de proficiência em língua estrangeira.
  3. Ter uma dissertação aprovada por uma banca examinadora.
O tempo estimado para a conclusão do Mestrado é de dois anos; o tempo máximo permitido (pelo regimento do curso) para concluir o Mestrado é de quatro anos.

ir topo