Processo Seletivo 2007 - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática

 


EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE MATEMÁTICA
NO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2007

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGEMAT/UFRGS, de acordo com deliberação da Comissão de Pós-Graduação, comunica a abertura do processo seletivo para ingresso no Curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática, com início previsto para março de 2007. O processo de seleção será regido pelas normas a seguir descritas e conduzido pela Comissão de Seleção devendo o resultado final ser homologado pela Comissão de Pós-Graduação.


I – Vagas
Número de vagas: 20 (vinte)
A Comissão de Pós-Graduação reserva-se o direito de admitir um número superior ou inferior de alunos, considerando o desempenho dos candidatos no processo de seleção.


II – Inscrição
Período de inscrição
As inscrições, acompanhadas dos documentos exigidos, poderão ser efetuadas no período de 01 de agosto a 15 de agosto de 2006, no horário das 14h às 18h, no endereço

Instituto de Matemática – UFRGS - Campus do Vale
Av. Bento Gonçalves 9500 – Prédio 43111 - Bairro Agronomia
CEP 91509-900 - Porto Alegre - RS – BRASIL
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – sala 109

ou através do envio da documentação pelo correio, que deverá ser postada via SEDEX, sendo considerado como limite de postagem o dia 15 de agosto de 2006.

Documentos exigidos no momento da inscrição
1. Formulário de inscrição devidamente preenchido;
O formulário está disponível no site do Programa PPGEMAT/UFRGS, em http://www.mat.ufrgs.br/~ppgem/ no link Seleção 2007;
2. Cópia do Diploma de Curso de Licenciatura em Matemática ou outro curso superior que habilite a docência em Matemática;
3. Histórico Escolar da Graduação;
4. Curriculum Vitae documentado, conforme modelo disponibilizado na página da internet do Programa (não anexar os originais dos documentos);
5. Comprovante de regência de classe de Matemática, num período mínimo de 2 anos;
6. Comprovante recente da direção da escola em que é professor efetivo, informando data de efetivação, número de turmas e nível de ensino em que atua;
7. Memorial descritivo da vida profissional;
O memorial descritivo constitui breve resumo de sua trajetória profissional no ensino e justificativa do pedido de inscrição neste Curso, digitado (entregar em disquete) e impresso.
8. Cópia de documento de identidade;
9. Uma fotografia 3x4 recente;
10. Recibo de depósito identificado da taxa de inscrição
VALOR: R$60,00
A taxa de inscrição será recolhida via depósito identificado:
Banco do Brasil – nº 001
Agência nº 3798-2
Conta nº 300.000-1
Depósito identificado: PPGEMAT - Projeto nº 2285-3
Finalidade: Taxa de Inscrição

Isenção de taxa
Para solicitar isenção de taxa o candidato deve encaminhar, junto com os demais documentos exigidos, o documento ANEXO – Isenção de Taxa, contendo o formulário de pedido de isenção de taxa e que pode ser encontrado no site do Programa PPGEMAT/UFRGS, em http://www.mat.ufrgs.br/~ppgem/ no link Seleção 2007.

Observações:
Somente será considerada aceita a inscrição que atender a todos os requisitos exigidos e contiver todos os documentos solicitados.
O material de inscrição dos candidatos não selecionados poderá ser retirado junto à Secretaria do PPGEMAT/UFRGS até o prazo de 30 dias após a divulgação dos resultados. Após esta data os documentos serão destruídos.


III – Processo de seleção
O processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado será realizado em duas etapas.

Primeira etapa
A primeira etapa consiste de um Exame Escrito, representando 60% da nota final, que será realizado durante os turnos da manhã e tarde do dia 30 de setembro de 2006, no Instituto de Matemática – UFRGS - Campus do Vale, em sala a ser divulgada no site do Programa PPGEMAT/UFRGS, em http://www.mat.ufrgs.br/~ppgem/ - link Seleção 2007 - e no mural do PPGEMAT/UFRGS. A parte da manhã terá início às 9h e término às 12h. A parte da tarde terá início às 14h e término às 16h.
O exame é de caráter eliminatório, tendo como nota mínima relativa a nota obtida pelo trigésimo candidato no ordenamento decrescente de notas do exame. No exame não será permitida consulta a qualquer tipo de material bibliográfico nem uso de calculadora.
As questões do exame, tanto o da manhã quanto o da tarde, são de natureza dissertativa, e versarão sobre os conteúdos descritos a seguir:

1. Conteúdos matemáticos da Educação Básica
a) Conjuntos numéricos. Naturais e inteiros: números primos e compostos; decomposição em fatores primos; divisibilidade, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; Números racionais: representação fracionária e decimal, operações com frações, razões, proporções, porcentagem e juros; Números reais: representação decimal, notação científica; operações e propriedades; simplificação de expressões numéricas e algébricas; ordem, valor absoluto e desigualdades. Intervalos: representação gráfica e operações; equações e inequações. Números complexos: expressões algébrica, geométrica e trigonométrica; operações nas formas algébrica e trigonométrica.
b) Variáveis discretas e contínuas; grandezas diretamente e inversamente proporcionais; construção e interpretação de gráficos (cartesianos, por setores circulares, de barras), de tabelas numéricas e de diagramas.
c) Contagem e análise combinatória. Noções de probabilidade e estatística. População e amostra. Organização de dados em tabelas e gráficos.
d) Conceito de função. Reconhecimento, construção e interpretação de gráficos cartesianos de funções. Funções inversas e funções compostas. Funções afins, quadráticas, exponenciais e logarítmicas. Funções polinomiais e raízes de polinômios.
e) Trigonometria. Arcos e ângulos: medidas (graus e radianos), conversão de medidas. Relações trigonométricas nos triângulos retângulos: seno, co-seno e tangente. Funções trigonométricas circulares: expressão; construção e interpretação de gráficos; periodicidade; Relações fundamentais: identidades trigonométricas simples; fórmulas da adição e subtração de arcos. Resolução de triângulos quaisquer.
f) Noções de seqüências e séries. Progressão aritmética e geométrica.
g) Matrizes, determinantes e sistemas lineares.
h) Geometria Euclidiana plana: figuras geométricas planas: retas, semi-retas, segmentos; ângulos; elementos, propriedades e construção de polígonos (triângulo, quadrado, retângulo, paralelogramo, losango, trapézio e hexágono regular) e do círculo; relações de congruência e semelhança, paralelismo e perpendicularismo, isometrias e homotetias; áreas e perímetros: polígonos; círculos e partes do círculo; relações métricas: nos triângulos, polígonos, polígonos regulares e círculos; inscrição e circunscrição de polígonos e círculos.
i) Geometria espacial: figuras geométricas espaciais: poliedros e poliedros regulares; áreas de superfícies e volumes: prismas, pirâmides, cilindros, cones, esferas e partes da esfera; relações métricas: inscrição e circunscrição de sólidos.
j) Noções de geometria analítica plana. Estudo da reta e da circunferência. Distâncias.

2. Conteúdos de formação geral
a) Matemática, História e Cultura: conteúdos, métodos e significados na produção e elaboração do conhecimento matemático.
b) Matemática, Sociedade e Educação: políticas públicas, papel social da escola e organização e gestão do projeto pedagógico.
c) Matemática, Escola e Transposição didática: valores, concepções e crenças na definição de finalidades do ensino de matemática, na seleção, organização e tratamento do conhecimento matemático a ser ensinado. Intenções e atitudes na escolha de procedimentos didático-pedagógicos de organização e gestão do espaço e tempo de aprendizagem.
d) Matemática e Comunicação na sala de aula: interações entre alunos, professor e saberes matemáticos. Uso da História da Matemática, de tecnologias e de jogos. Modelagem e resolução de problemas em diferentes contextos culturais.
e) Matemática e avaliação. Análise de situações de ensino e aprendizagem em aulas da escola básica. Análise de concepções, hipóteses e erros dos alunos. Análise de recursos didáticos.

As questões do exame, tanto na parte da manhã quanto na da tarde, abordarão situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas; além do conteúdo específico, serão avaliados aspectos como a correção, a clareza, a coerência, a coesão, as estratégias argumentativas, a utilização de vocabulário adequado, e a correção gramatical do texto.
O que o exame procurará avaliar no candidato será sua habilidade em analisar, sintetizar, criticar, deduzir, construir hipóteses, estabelecer relações, fazer comparações, detectar contradições, decidir e organizar argumentações de natureza matemática envolvendo os conteúdos descritos acima.

A divulgação da lista provisória com os candidatos classificados na primeira etapa do processo de seleção será feita no dia 23 de outubro de 2006 no site do Programa PPGEMAT/UFRGS, em http://www.mat.ufrgs.br/~ppgem/, no link Seleção 2007, e no mural do PPGEMAT/UFRGS, Instituto de Matemática.

Os candidatos não classificados na primeira etapa terão até 72 horas, a contar da data de divulgação dessa lista provisória, para entrarem com recurso solicitando revisão da prova. O recurso deve ser entregue na Secretaria da Pós-Graduação, sala A-109, Campus do Vale, UFRGS.

No dia 13 novembro, ocorrerá a divulgação dos resultados dos recursos e da lista final com os classificados da primeira etapa. Os candidatos classificados na primeira etapa passam para a segunda etapa.


Segunda etapa
Na segunda etapa, representando 40% da nota final, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação:
1. Análise do memorial descritivo;
2. Análise do Curriculum vitae;
3. Análise do histórico escolar;
4. Entrevista dos candidatos com os integrantes da Comissão de Seleção, a ser realizada na semana compreendida entre 20 e 24 de novembro de 2006, no Instituto de Matemática.

Resultado final
A lista provisória do resultado final será publicada no dia 27 de novembro, sendo divulgada a listagem dos candidatos selecionados, sem a ordem de classificação obtida, e até cinco candidatos classificados como excedentes, com a ordem de classificação obtida, no site do Programa PPGEMAT/UFRGS, em http://www.mat.ufrgs.br/~ppgem/ no link Seleção 2007, bem como no mural do mesmo, no Instituto de Matemática.

Os candidatos não classificados poderão entrar com recurso no prazo de até 72 horas, a contar da data de divulgação dessa lista provisória. Os recursos serão analisados entre 01 e 08 de dezembro.

A lista do resultado final será publicada no dia 11 de dezembro, sendo divulgada a listagem dos candidatos selecionados, sem a ordem de classificação obtida, e até cinco candidatos classificados como excedentes, com a ordem de classificação obtida, no site do Programa PPGEMAT/UFRGS, em http://www.mat.ufrgs.br/~ppgem/ no link Seleção 2007, bem como no mural do mesmo, no Instituto de Matemática.

A Comissão de Pós-Graduação reserva-se o direito de admitir candidatos excedentes, no período de 12 a 26 de março de 2007, para preencher alguma vaga disponibilizada.


IV – Início do período letivo
As atividades letivas do ano acadêmico de 2007/1 deverão iniciar em 19 de março de 2007.


V – Matrícula
Os candidatos selecionados deverão efetuar suas matrículas na Secretaria do PPGEMAT/UFRGS, obrigatoriamente no período de 05 a 09 de março de 2007.


VI – Comissão de Seleção
A Comissão de Seleção será nomeada pela Comissão de Pós-Graduação do PPGEMAT/UFRGS.


VII – Cronograma

Inscrição 01 a 15 de agosto de 2006 das 14h às 18h
Seleção – primeira etapa – parte 1 9h às 12h do dia 30 de setembro de 2006
Seleção – primeira etapa – parte 2 14h às 16h do dia 30 de setembro de 2006
Divulgação do resultado provisório da primeira etapa 23 de outubro de 2006
Solicitação de recursos do resultado provisório da primeira etapa 24 a 26 de outubro de 2006
Divulgação do resultado final da primeira etapa 13 de novembro de 2006
Seleção – segunda etapa 20 a 24 de novembro de 2006
Divulgação da lista provisória do resultado final 27 de novembro de 2006
Solicitação de recursos do resultado final 28 a 30 de novembro de 2006
Divulgação da lista do resultado final 11 de dezembro de 2006
Matrícula 05 a 09 de março de 2007
Chamada de candidatos excedentes 12 a 26 de março de 2007
Início do período letivo 2007/1 19 de março de 2007

 


VIII – Disposições Gerais
A vigência desse Edital encerra-se em 26 de março de 2007.
As despesas de locomoção e estada, para a seleção e realização do Mestrado Profissionalizante, não são de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGEMAT/UFRGS.
Os casos omissos ou situações não previstas nestas normas serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação.


Porto Alegre, 30 de junho de 2006.

Vera Clotilde Vanzetto Garcia
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática


Formulário de inscrição - processo seletivo 2007

 

Formulário de isenção de taxa - processo seletivo 2007

 

Modelo de currículo - processo seletivo 2007