Geometria em Movimento

Aula 6

BALANÇO VAI-VEM

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A MODELAGEM


Conteúdo matemático:
- quadriláteros (propriedades gerais)
- quadriláteros notáveis

Combinações para os registros:
- ELEMENTOS envolvidos na atividade (entendimento dos conceitos presentes na construção)
- FATOS OBSERVADOS na atividade (entendimento das relações presentes na construção)



Atividade 1

Analise o arquivo do GeoGebra
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ARQUIVO.

Movimente os pontos livres dos quadriláteros e responda em seus registros da aula:


DICA DO QUE SÃO RELAÇÕES MATEMÁTICAS: perpendicularismo, paralelismo, lados de mesmo tamanho, ângulos...

1- Quais relações matemáticas permanecem fixas quando você movimenta os pontos livres do quadrilátero verde?

2-
Quais relações matemáticas permanecem fixas quando você movimenta os pontos livres do quadrilátero amarelo?
3-
Quais relações matemáticas permanecem fixas quando você movimenta os pontos livres do quadrilátero lilás?
4-
Quais relações matemáticas permanecem fixas quando você movimenta os pontos livres do quadrilátero azul?
5-
Quais relações matemáticas permanecem fixas quando você movimenta os pontos livres do quadrilátero vermelho?



Atividade 2

Analise o arquivo do Geogebra com os mesmos quadriláteros da atividade 1, mas agora com as DIAGONAIS das figuras em destaque.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ARQUIVO.

Movimente os pontos livres de cada um dos quadriláteros e responda em seus registros da aula:


DICA DO QUE SÃO RELAÇÕES MATEMÁTICAS:  mesmo tamanho, ângulo formado entre as diagonais, se cruzam no ponto médio.

1- Quais relações matemáticas você observa nas diagonais do quadrilátero verde?

2- 
Quais relações matemáticas você observa nas diagonais do quadrilátero amarelo?
3- 
Quais relações matemáticas você observa nas diagonais do quadrilátero lilás?
4- 
Quais relações matemáticas você observa nas diagonais do quadrilátero azul?
5- 
Quais relações matemáticas você observa nas diagonais do quadrilátero vermelho?



DUPLAS APRESENTAM SUAS IDÉIAS!

TODOS DEVEM ESTAR ATENTOS A ESTE MOMENTO DE APRESENTAÇÃO, POIS ELE É FUNDAMENTAL PARA QUE POSSAM DAR CONTINUIDADE NAS ATIVIDADES DESTA AULA.

QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS

Atividade 3

Cada grupo (vamos estabelecer durante a aula) deve construir, no GeoGebra, um dos quadriláteros notáveis.
Os passos da construção e as relações matemáticas utilizadas devem registradas em um arquivo html (komposer).

PARALELOGRAMO faremos juntos durante a aula.

GRUPO I - QUADRADO
GRUPO II - LOSANGO
GRUPO III - RETÂNGULO
GRUPO IV - TRAPÉZIO