M A T E M A T I Z A N D O

M E T O D O L O G I A


A partir de pesquisa-ação, definida como "aquela em que o pesquisador se introduz no ambiente a ser estudado não só para observá-lo e compreendê-lo, mas sobretudo para mudá-lo em direções que permitam a melhoria das práticas e maior liberdade de ações e aprendizagem dos participantes" (PEREIRA), foram feitas observações, entrevistas e encaminhamentos aos alunos.

Os estudantes desenvolveram seus trabalhos a partir de problemáticas elaboradas por eles próprios. Ao professor cabe analisar o questionamento que suscita dúvidas no aluno e apresenar formas de melhor compreender o problema proposto, com auxílio de conceitos matemáticos pertinentes à melhor compreensão do objeto em estudo

Para analisar e validar a seqüência de atividades propostas, do ponto de vista de aquisição de novos saberes, utilizamos os conceitos de estruturas multiplicativas e campos conceituais propostos por Vergnaud e também os estágios de aprendizagem de razões e proporções propostos por Terezinha Nunes Carraher e David Carraher.

| Metodologia | Vergnaud e Carraher | comente este assunto |