SESSÃO 1 - 20 de outubro, das 14h às 16h

Sala A (prédio B, sala 102) - Formação de Professores para o Ensino de Matemática

O NECESSÁRIO OLHAR DO PROFESSOR SOBRE A PRODUÇÃO MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS

Américo Junior Nunes da Silva
Ana Maria Porto do Nascimento
Cristiano Alberto Muniz

POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DE UM TRABALHO COLABORATIVO SOBRE FRAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Marlene Menegazzi

IMPLANTAÇÃO DA ÁLGEBRA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PROPORCIONANDO INSERÇÃO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA E DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

Alana Gerhardt
Marli Teresinha Quartieri
Ieda Maria Giongo
Sônia Elisa Marchi Gonzatti

COM LENTES DE CRIANÇA, QUE MATEMÁTICA PODEMOS LER?

Denise Soares Arnold

   

Sala B (prédio F, sala 105) - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática

MATEMÁTICA DINÂMICA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA A PARTIR DE SITUAÇÕES GEOMÉTRICAS

Eliana Bevilacqua Salin
Maria Alice Gravina

CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS REAIS

Leonardo Dalla Porta
Vanilde Bisognin

MÍDIAS DIGITAIS E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DA FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU

Letícia dos Santos Fogaça
José Carlos Pinto Leivas

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS: AÇÕES VOLTADAS À UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR

Margarete Farias Medeiros
Marleide Coan Cardoso
Elizete Maria Possamai Ribeiro

UMA PROPOSTA PARA INTEGRAÇÃO DE TABLETS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Isabel Kristiner
Maria Madalena Dullius
Marli Teresinha Quartieri
Adriana Belmonte Bergmann

   

Sala C (prédio F, sala 108) - Modelagem e Resolução de Problemas na Educação Matemática

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALISTICA (EMR) ALIADA À MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA

Herton Gilvan Caminha Goerch
Vanilde Bisognin

AS IMAGENS DAS QUESTÕES DO ENEM FACILITAM OU DIFICULTAM A COMPREENSÃO DOS ALUNOS?

Débora de Sales Fontoura da Silva Frantz
Lucione Bitencourt Martins
Jéssica Adriane de Mello

PROBLEMAS DO ENEM: UM INSTRUMENTO PARA A APRENDIZAGEM

Jessica Folly Coelho
Solimá Gomes Pimentel

A PRODUÇÃO DO ETANOL: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

Lisliane Kuhn
Elenir Gonçalves
Letícia de Almeida Vargas
Renata da Silva Dessbesel

CONSTRUINDO CONCEITOS EM AMBIENTE INVESTIGATIVO

Marcio Albano Lima
Marilaine de Fraga Sant'Ana

   

Sala D (prédio B, sala 120) - Novas abordagens na sala de aula de Matemática

O ENSINO DE ESTATÍSTICA EM UM 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR VERSANDO SOBRE O TEMA ÁGUA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Jarbas Dionísio Camargo
Luciana Neves Nunes

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Tatiane Aline Rodrigues

ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR A PARTIR DO ENEM

Fábio dos Santos Jardim
Luciana Neves Nunes

A CONSTRUÇÃO DE TERMO GERAL DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Charles Bruno da Silva Melo
Caroline Conrado Pereira e Eleni Bisognin

AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO JÚRI SIMULADO E PHILLIPS 66 COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara
Marli Teresinha Quartieri
Miriam Ines Marchi
Maria Madalena Dullius

   
voltar  

 

SESSÃO 2 - 21 de outubro, das 8h30 às 10h30

Sala A (prédio B, sala 102) - Formação de Professores para o Ensino de Matemática

OLHAR DE ESTUDANTES SOBRE A ESCOLA E SEUS SABERES: UMA ANÁLISE EM DIFERENTES ESPAÇOS POPULARES

Bruna de Farias Xavier
Márcia Souza da Fonseca

ALGUNS CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM PROBLEMAS DE CONTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Paulo Jorge Magalhães Teixeira

ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES

Fernanda Eloisa Schmitt
Marli Teresinha Quartieri
Ieda Maria Giongo
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

PRODUTOS NOTÁVEIS: UMA PROPOSTA SOB A PERSPECTIVA GEOMÉTRICA

Greice Noronha da Costa
Melina Trentin Rosa
Kelen Berra de Mello

REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Andréia Dalcin
Sara Regina da Silva
Natali Brant
Cândida Ortiz Boéssio

   

Sala B (prédio F, sala 105) - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática

A NOÇÃO DE EQUIVALÊNCIA COMO CONCEITO SUBSUNÇOR PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU

Viviane Beatriz Hummes
Márcia Rodrigues Notare Meneghetti

UMA ANÁLISE DE ERROS EM RESOLUÇÃO DE QUESTÃO DE TRIGONOMETRIA

Thaísa Jacintho Mülle
Helena Noronha Cury
José Valdeni de Lima

O USO DE APLICATIVOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Henrique Scalcon Branchier
Adriana Belmonte Bergmann
Maria Madalena Dullius
Marli Teresinha Quartieri

QUALIFICANDO O ENSINO DE TRIGONOMETRIA COM O USO DE SMARTPHONES

Daniel Ânderson Müller

O USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS NO ESTUDO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Anderson de Abreu Bortoletti
Alvino Alves Sant'Ana

   

Sala C (prédio F, sala 108) - Modelagem e Resolução de Problemas na Educação Matemática

A MODELAGEM MATEMÁTICA EM PRÁTICAS DE SALA DE AULA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RECORTE SOBRE AS DISSERTAÇÕES DO PPGEMAT

Morgana Scheller
Danusa de Lara Bonoto
Maria Salett Biembengut

A MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, UM RELATO DE LICENCIANDOS SOBRE O PRIMEIRO CONTATO COM A SALA DE AULA

Emerson Gordiano de Almeida
Dannyel Santos Neves
Genilda Souza de Cerqueira Dias

CONSTRUINDO O CONCEITO DE EQUAÇÕES UTILIZANDO A BALANÇA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO

Silvana Leite Armesto
Luciane Hax
Felipe Herrmann

ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: UM OLHAR PARA O COTIDIANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL

Angela Maria Pacini Schu

UMA MEDIDA CERTA

Marcelo Haubert

   

Sala D (prédio B, sala 120) - Novas abordagens na sala de aula de Matemática

AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DA FOTOGRAFIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE RAZÃO ÁUREA EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Débora de Sales Fontoura da Silva Frantz
Andréia Dalcin

GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO PARA DEFICIENTE VISUAL

Davi Cézar da Silva
José Carlos Pinto Leivas

PRODUÇÃO DISCENTE DE HISTÓRIAS E HQs INSPIRADAS EM CONTOS DE MALBA TAHAN

Betânia Lopes Balladares

LEITURA DE IMAGENS E SIGNIFICAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Antonio José da Silva
Maria Cristina Villanova Biazus

TEORIA DE VAN HIELE: UM INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Ana Cristina Schirlo
Sani de Carvalho Rutz da Silva

   
voltar  

 

SESSÃO 3 - 22 de outubro, das 8h30 às 10h30

Sala A (prédio B, sala 102) - Formação de Professores para o Ensino de Matemática

PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A CONSTITUIÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Giovana Lenzi

INTEGRAÇÃO DE SUBPROJETOS DO PIBID POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS

Thiely Maria Copetti
Aline Tampke Dombrowski
Eliane Retzlaff
Arthur Flores Copatti

RELATOS DE INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE MATEMÁTICA URI- SANTO ÂNGELO

Jhonatan ferreira
Aline Tampke Dombrowski
Luana Perreira Villa Real
Marilei de Mello Velaski

OLHARES DE LICENCIANDOS SOBRE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Taiane Santos Gomes
Sebastião Constantino Brito da Silva

PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE MATEMÁTICA NO OLHAR DE UMA ACADÊMICA NA TURMA DA EJA

Geni Ricardo
Felipe Herrmann

   

Sala B (prédio F, sala 105) - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática

SOLUÇÕES DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO FACEBOOK UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Eduardo Meliga Pompermayer

EXPLORANDO GEOMETRIA PLANA COM O GEOGEBRA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EAD: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DA UNEB?

Solange Fernandes Maia Pereira
Ana Maria Porto Nascimento
Charlâni Ferreira Batista Rafael

INOVANDO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: TRÊS SITUAÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA PENSAR EM PRÁTICAS DE ENSINO VOLTADAS À MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Dilson Ferreira Ribeiro
Ana Luisa Ferreira Cunha

O GEOGEBRA EM UM CURSO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Luciano Bender
Rogério Sacramento Burkert
Carla Gebhardt Gehling

O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Evelize Martins Krüger Peres
Márcia Rodrigues Notare Meneghetti

   

Sala C (prédio F, sala 108) - Modelagem e Resolução de Problemas na Educação Matemática

TRABALHANDO NÚMEROS RELATIVOS SOB A PERSPECTIVA DE UM TERMÔMETRO

Cristiano Cardoso Pereira

O APRENDER AFETIVO E CRIATIVO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NUMA COMUNIDADE INDÍGENA MARANHENSE

Antonio Neres Oliveira
Magda Bercht Bercht
Marcus Vinicius de Azevedo Basso
Priscila Da Silva Pereira

"OLIMPÍADA MATEMÁTICA - SHOW DO MILHÃO¹": UM INCENTIVO AO ESTUDO DA MATEMÁTICA

Fernando Parahyba
Fernando Pedro Borcowski do Amaral
Rosangela Ferreira Prestes
Thaisa de Oliveira Honisch

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS

Tamires Holz Gehrke
Rogério Burkert

A MATEMÁTICA E O TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Tamires Holz Gehrke
Rogério Burkert

A GEOMETRIA TRABALHADA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Arlete Corrêa Rodrigues
Rogério Sacramento Burkert
Carla Gebhardt Gehling
   

Sala D (prédio B, sala 120) - Novas abordagens na sala de aula de Matemática

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Caique Melo Oliveira, Américo Júnior Nunes Silva

JOGOS MATEMÁTICOS: O LÚDICO NA SALA DE AULA

Maria Matilde Antonelli
Marli Pinto Ancassuerd

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Tawana Telles Batista Santos
Giuliana de Sá Ferreira Barros

O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DO MATERIAL CONCRETO

Girle Kohn Spiering
Felipe Hermann

COMPREENDENDO A MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS PEDAGÓGICOS

Girle Kohn Spiering
Felipe Hermann

   
voltar