OFICINAS

Terça-feira, 21 de outubro - 14h - 16h

 

 

CABRI 3D E O PRINCÍPIO DE CAVALIÈRE José Carlos Pinto Leivas

Neste artigo apresentamos sugestão de atividades para serem realizadas em uma oficina em laboratório de informática. O objetivo é divulgar possibilidades de uso do software Cabri 3D para o entendimento do Princípio de Cavalière na determinação de volumes de alguns sólidos geométricos, bem como desenvolver a habilidade de visualização por meio de ferramentas deste software de Geometria Dinâmica. Justificamos sua realização em função de dificuldades que estudantes e professores de diversos níveis de escolaridade apresentam nos processos de visualização e representação espacial.

Sala E (prédio F, sala 115)

 

OFICINA: ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - Daner Silva Martins e Alvino Alves Sant'Ana

Nossa proposta visa a execução de uma oficina para formação continuada de professores de matemática, para o ensino da disciplina a alunos com deficiência visual. Baseada nas ideias de Vigotsky, a oficina pretende potencializar os meios pelos quais este tipo de aluno adquire os conhecimentos em detrimento a suas eventuais dificuldades. Trataremos de assuntos relacionados ao histórico da educação especial, políticas públicas para educação especial, avaliações adaptadas, recursos didáticos e as tecnologias assistivas. A motivação para realização do trabalho surge a partir da carência da oferta de cursos de capacitação na área da educação matemática inclusiva.

Sala B (prédio F, sala 105)

 

OFICINA DO LIVRO COMPANHEIRO - COMPARANDO GRANDEZAS - Cydara Cavedon Ripoll, Victor Giraldo, Letícia Rangel e Tatiana Roque

A abordagem de Números Racionais no ensino fundamental é um assunto que tem motivado grande parte das reflexões dos autores do Livro Companheiro (RIPOLL et al , no prelo ) e das discussões dos professores participantes do Projeto Coleção Didática Digital para o Ensino Fundamental II MatDigital (SBM). De fato, esse assunto congrega vários tópicos que , reconhecidamente , oferecem desafios para o ensino e para a aprendizagem no ensino básico (BEHR et al , 1992) . Por exemplo, a abordagem dos diferentes significados associados às frações, o conceito de razão neste contexto, a relação entre frações e números racionais, as operações envolvendo esses números e o próprio entendimento conceitual de número raciona l . O recorte que trazemos para discussão nesta oficina tem como tema disparador um conceito elementar no sentido de Klein (SCHUBRING, 2014) para a compreensão de números racionais, comparação, com especial atenção ao conceito de razão.

Sala C (prédio F, sala 108)

 


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