MATEMÁTICA NA ESCOLA
SEMINÁRIO COMEMORATIVO DOS 10 ANOS DO PPGEMAT-UFRGS

 

TERCEIRO ANÚNCIO

 

Em 2014, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS completará dez anos. O aniversário será comemorado com um Seminário dedicado ao debate e à apresentação de trabalhos relacionados à reflexão, experimentação e inovação em Educação Matemática, nas salas de aula da Educação Básica e na formação de professores. Pesquisadores e pós-graduandos em Educação Matemática, professores da Educação Básica, estudantes dos cursos de Licenciatura e demais interessados estão convidados a participar do Seminário, compartilhando reflexões, resultados de pesquisa, produtos e propostas de ensino.

Data do Seminário: 20 a 22 de outubro de 2014
Local: Campus do Vale da UFRGS Av. Bento Gonçalves, 9500 Porto Alegre

 

A cerimônia e a palestra de abertura, no dia 20 de outubro, às 9 horas, serão abertas ao público.

 

 

 

Comissão Científica

Ana Paula Jahn (USP)
Cristiano Alberto Muniz (UNB)
Elisabete Zardo Búrigo (UFRGS)
Helena Noronha Cury (UNIFRA)
Jonei Cerqueira Barbosa (UFBA)
Marcia Maria Fusaro Pinto (UFRJ)
Marcus Vinicius de Azevedo Basso (UFRGS)
Marcus Vinicius Maltempi (UNESP)
Maria Alice Gravina (UFRGS)
Marilaine de Fraga Sant'Ana (UFRGS)
Marlene Alves Dias (UNIBAN)
Rogério Steffenon (UNISINOS)


Comissão Organizadora Local

Elisabete Zardo Búrigo (UFRGS)
Marcus Vinicius de Azevedo Basso (UFRGS)
Maria Alice Gravina (UFRGS)
Marilaine de Fraga Sant'Ana (UFRGS)

 

Contatos

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
Campus do Vale - Prédio A (43111) Sala 109 do Instituto de Matemática
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia
CEP 91509-900
Porto Alegre - RS - Brasil
Fone: (51) 3308-6212
E-mail: ppgemat10anos@ufrgs.br
Página web: http://www.mat.ufrgs.br/~ppgem/10anos

 

Inscrições
Encerradas as inscrições para o evento "Matemática na Escola".

Devido às limitações do espaço físico, não serão mais aceitas inscrições de participantes no evento.
Autores que ainda não realizaram suas inscrições devem entrar em contato com a coordenação do evento através do email ppgemat10anos@ufrgs.br , com urgência.



Taxas de inscrição

 

Até 31/05/2014

Após 31/05/2014

Estudantes de pós-graduação e graduação e professores da Educação Básica

R$ 50,00

R$ 75,00

Professores do Ensino Superior e demais interessados

R$ 100,00

R$ 150,00

 

 

Temáticas

As sessões de comunicação e as oficinas serão organizadas segundo as temáticas:

•  Novas abordagens na sala de aula de Matemática;

•  Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática;

•  Modelagem e Resolução de Problemas na Educação Matemática;

•  Formação de Professores para o Ensino de Matemática.

 

Submissão de trabalhos

Serão recebidos e avaliados trabalhos completos, nas modalidades Comunicação Científica ou Relato de Experiência, e propostas de Oficinas. Os trabalhos e as propostas de Oficinas deverão ser digitados conforme arquivo modelo_evento.doc ou modelo_evento.docx e enviados nesse formato (doc ou docx). Cada trabalho poderá ser apresentado por no máximo quatro autores. Os nomes dos autores NÃO devem constar no arquivo enviado.

Os trabalhos submetidos como Comunicação Científica devem explicitar: a motivação da pesquisa, a metodologia utilizada, referencial teórico e resultados parciais ou finais. O texto deve ser digitado em Times New Roman 12, espaçamento 1,5, com mínimo de 10 e máximo de 15 páginas.

Os trabalhos submetidos como Relato de Experiência devem explicitar: apresentação reflexiva, contendo relato detalhado de ação ou conjunto de ações que versem sobre Educação Matemática, como práticas de sala de aula, de formação de professores e/ou de desenvolvimento de produtos. O texto deve ser digitado em Times New Roman 12, espaçamento 1,5, com mínimo de 8 e máximo de 12 páginas.

As propostas de Oficina devem explicitar: a motivação da oficina e seus objetivos, o referencial teórico, o planejamento das atividades a serem desenvolvidas e a duração da oficina, que será de no máximo duas horas e meia. O texto deve ser digitado em Times New Roman 12, espaçamento 1,5, com mínimo de 4 e máximo de 5 páginas.

A submissão pode ser realizada clicando no link a seguir: SUBMISSÕES até 28 de maio de 2014

 

Normas para redação dos trabalhos 

Os trabalhos devem ser digitados no arquivo modelo_evento.doc ou no arquivo modelo_evento.docx, que está formatado em acordo com as normas a seguir.

RESUMO 
O resumo deve ser digitado em Times New Roman 11, espaçamento simples, contendo no máximo 10 linhas e, abaixo, devem ser indicadas as palavras-chave. No resumo, devem ser apresentados o objetivo do trabalho, os métodos utilizados, os resultados mais importantes e as conclusões obtidas.

Palavras-chave: Recomenda-se a utilização de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, com a primeira letra de cada palavra em maiúscula e finalizadas por ponto, em fonte Times New Roman 11

1. INTRODUÇÃO
A padronização do formato a ser utilizado nos artigos é essencial para a correta edição dos anais do evento. Este documento descreve os aspectos da formatação do modelo de artigos, portanto serve como referência.
A responsabilidade por erros gramaticais é, exclusivamente, do (s) autor (es), sendo um critério determinante para a publicação do trabalho.

2. MODALIDADES
Serão recebidos e avaliados trabalhos completos, nas modalidades Comunicação Científica ou Relato de Experiência, e propostas de Oficinas. Cada trabalho poderá ser apresentado por, no máximo, quatro autores. Os trabalhos e as propostas de Oficinas devem ser enviados no formato de arquivo doc ou docx, conforme este modelo.
Os trabalhos submetidos como Comunicação Científica devem explicitar: a motivação da pesquisa, a metodologia utilizada, referencial teórico e resultados parciais ou finais. O texto deve ser digitado em Times New Roman 12, espaçamento 1,5, com mínimo de 10 e máximo de 15 páginas.
Os trabalhos submetidos como Relato de Experiência devem explicitar: apresentação reflexiva, contendo relato detalhado de ação ou conjunto de ações que versem sobre Educação Matemática, como práticas de sala de aula, de formação de professores e/ou de desenvolvimento de produtos. O texto deve ser digitado em Times New Roman 12, espaçamento 1,5, com mínimo de 8 e máximo de 12 páginas.
As propostas de Oficina devem explicitar: a motivação da oficina e seus objetivos, o referencial teórico, o planejamento das atividades a serem desenvolvidas e a duração da oficina, que será de no máximo duas horas e meia. O texto deve ser digitado em Times New Roman 12, espaçamento 1,5, com mínimo de 4 e máximo de 5 páginas.

3. FORMATAÇÃO A SER UTILIZADA
A formatação do trabalho de estar de acordo com os itens abaixo:
a) Cabeçalho e numeração de página: o Template do Seminário deve ser inserido no cabeçalho do trabalho, conforme este modelo. A numeração de página deve estar na margem inferior central, com fonte Times New Romam, tamanho de fonte 9, em negrito, iniciando a numeração a partir da primeira página, como neste exemplo.
b) Título: Assim como neste modelo, o título deve estar em fonte 12 (doze) pt, em negrito, em letras maiúsculas, centralizado com um espaço abaixo e um espaço acima.
c) Nomes dos autores: NÃO devem constar no arquivo enviado.
d) Instituição de cada autor e e-mail: NÃO devem constar no arquivo enviado.
e) Se o trabalho recebeu algum tipo de financiamento , a indicação deve ser colocada abaixo do TÍTULO: 8 (oito) pt, justificado à direita.
f) Títulos das seções: os títulos das seções do trabalho devem estar em negrito e em maiúsculo. A separação entre as seções será de um espaço.
g) Corpo do texto: o corpo do texto iniciará logo abaixo dos títulos das seções (que devem ser numeradas, como segue no modelo), em fonte Times New Roman 12 pt, justificado à direita e esquerda, com espaçamento 1,5.
h) As citações no corpo do texto, bem como as referências , devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
i) Todas as figuras e tabelas devem ter legendas e seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Exemplo:

Figura 1 - Legenda da figura

j) Referências (exemplos):

REFERÊNCIAS
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Educação Matemática de jovens e adultos : especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia : saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa . 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano.; HUNGLER, Bernadette P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem : métodos, avaliação e utilização. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SOARES, Leôncio José Gomes. As políticas de EJA e as necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Educação de Jovens e Adultos : novos leitores, novas leituras. São Paulo: Ação Educativa, 2001
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação . São Paulo: ANPED Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, n. 12, 1999, p. 59 73.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Mathematics in the 19 th and the first half of the 20 th century in South America. Conference presented at the AMS-MAA Joint Annual Meeting Special Session on History of Mathematics III , in Baltimore , January 10, 1998 .

 

 

Avaliação dos trabalhos

Cada submissão será avaliada por dois pareceristas, havendo recurso a um terceiro em caso de avaliações discrepantes. O trabalho poderá ser aceito, mediante reformulações indicadas pelos pareceristas, ou rejeitado. A Comissão Científica também poderá indicar a mudança de modalidade para os trabalhos que não atenderem as características para os quais originalmente foram enviados e cumprirem mais adequadamente outra modalidade de proposta.


Datas importantes

NOVO prazo final de envio dos trabalhos

28/05/2014

Divulgação dos resultados

12/07/2014

Prazo para envio dos trabalhos reformulados

02/08/2014

 

Apresentação e publicação dos trabalhos

Os trabalhos aprovados constarão dos Anais do evento, publicados em CD-ROM que será entregue aos participantes inscritos. Para terem seus trabalhos inseridos na programação e nos Anais, os autores deverão efetivar sua inscrição, no máximo, até 2 de agosto.

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