MATH WARS: uma proposta de trégua


O texto que segue aproveita muitas das críticas e colocações feitas em Towards a cease-fire in the Math Wars e outros documentos publicados pelo grupo Mathematically Correct, da California.


INTRODUCAO:

Nos países onde está mais adiantada a implementação da Nova Nova Matemática e, consequentemente, estão mais intensas as Math Wars, vemos os defensores dessas idéias "reformistas" já entrincheirados e usando os recursos de empresas de relações públicas para defender seu ponto de vista na midia e atacar novos currículos alternativos, como o desenvolvido no estado da California. No Brasil, ao contrário, a "reforma" vai gradativamente sendo empurrada através do ENEM e por sucessivas matérias nos grandes jornais, onde membros do Ministério da Educação limitam-se a falar de generalidades das quais dificilmente alguém poderia discordar.

Essas atitudes não parecem contribuir nem para a resolução do conflito e nem para tirar a educação matemática pre-universitária do lamentável estado em que se encontra.

Assim, tendo a situação chegado a um impasse e como desejamos um maior desempenho em matemática para os estudantes do primário e secundário; e como achamos que são equivocados os rumos tomados pelos movimentos reformistas dos educadores matemáticos, e que não são benéficos para os estudantes; oferecemos aos simpatizantes da Nova Nova Matemática as seguintes diretrizes, com o objetivo de alcançarmos tanto uma "paz matemática" como um ensino mais eficiente:


SOBRE OS PROFESSORES:

1).- Que seja exigido um maior conhecimento de Matemática por parte dos professores
As deficiências em matemática da maioria dos atuais professores é embarassante e prejudicial. Queremos ser os primeiros a reconhecer que é essencial que os alunos entendam os conceitos matemáticos básicos e que não se limitem a aplicar receitas, mas também queremos insistir que isso é muito mais aplicável aos professores.
O encorajamento da colocação de professores bem preparados na sala de aula deve ser uma prioridade absoluta. Nossas universidades devem melhorar a formação matemática dos futuros professores e ter a coragem de terminar com disciplinas pedagógicas inúteis. Deve ser exigido um maior conhecimento matemático nos exames de seleção de professores.

2).- Que a tarefa de professor seja vista como uma honra
a ser conferida a pessoas que entendem e gostam da matemática, e são capazes de comunicar sua beleza e sutilezas aos alunos. É importante que a SOCIEDADE entenda claramente que, relativamente a isso, o maior obstáculo são os baixos salários que afastam das escolas bons professores e muitas pessoas de potencial.


SOBRE O CURRICULO:

1).- o currículo deve ser avaliado anualmente
2).- admitir que programas fracos resultaram da adoção dos Standards e de sua versão tupin-ikin: os Parâmetros Curriculares do MEC
3).- ter cautela na promoção de teorias de ensino e aprendizado
4).- encorajar testes frequentes e objetivos para monitorar o progresso dos alunos


SOBRE a MATEMATICA:

1).- O professor de Matemática deve ensinar matemática

A chave do sucesso não se limita em tornar o ensino agradável e interessante: o sucesso em Matemática continua exigindo trabalho árduo.
O professor de matemática que desvia seu foco da Matemática para atividades e projetos que visam apenas ao entretenimento e não ao aprendizado de matemática faz um desserviço. Similarmente, pular entre tópicos desconexos não passa de uma infeliz tentativa de despertar interesse.

2).- Admita que Aritmética e Algebra são os temas básicos das primeiras séries

Aritmética e Algebra continuarão a ser um entrave para muitos estudantes. Em vez de fugir desses importantes assuntos, os professores devem aumentar sua atenção e ênfase sobre os mesmos.

3).- Inclua cálculos algébricos, abstrações e exercícios praticos

Nem todos os conteúdos matemáticos devem estar associados à aplicações. Mesmo quando o objetivo final seja aplicações no mundo real, a aquisição de desenvoltura matemática e de conhecimento frequentemente requerem o estudo de material abstrato.

4).- Reintroduza a ênfase em demonstrações matemáticas

O abandono das demonstrações e a abordagem informal da Matemática tem sido prejudiciais ao desenvolvimento da capacidade de se raciocinar matematicamente. O desenvolvimento gradual da lógica formal e da capacidade de demonstrar devem começar mais cedo e serem mais enfatizadas.

5).- Enfatize que algoritmos devem ser ensinados, entendidos e usados

Algoritmos e operações não são um mal a evitar. Muito ao contrário, são técnicas a serem ensinadas e entendidas e então usadas para o processamento da informação e como uma base para estudos posteriores.

6).- Calculadoras e computadores devem ser usados comedidamente

Todo aluno deve ser capaz de usar lápis e papel para multiplicar e dividir já ao final da quarta série. A introdução de calculadoras deve ser feita só a partir da sexta série e deve ser abolido o seu uso em exames de final de primário.
A Tecnologia avança vertiginosamente e isso torna impossível a avaliação de seu impacto na educação. A introdução xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx ( texto ainda por terminar a digitaccao )



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© J. F. Porto da Silveira
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