MATH WARS: uma introdução



visão panorâmica da guerra



Em termos ideais, o ensino da Matemática deveria ser um trabalho em conjunto entre matemáticos produtores e dos grandes usuários de matemática ( físicos, engenheiros e outros cientistas ) de um lado, e professores com experiência de sala de aula e conhecimento dos aspectos psicológicos e sociais do outro lado. A responsabilidade maior dos produtores e dos usuários de matemática seria dizer que conteúdos devem ser ensinados, cabendo aos professores determinar quando esses conteúdos devem ser ensinados e conceber métodos para que esse ensino seja implementado com eficiência.

Contudo, na prática as coisas tem sido muito diferentes. Por exemplo, as duas últimas grandes reformas do ensino primário e secundário foram:

  • MATEMATICA MODERNA ou NOVA MATEMATICA:
    concebida no final dos anos 60 por matemáticos teóricos de visão estruturalista e sem nenhuma experiência no ensino elementar; dada a inexperiência de quem a propôs e o desconhecimento que tinham os professores do ensino elementar acerca dos bastante novos conteúdos que se pretendia introduzir, o resultado foi um enorme desastre que ainda hoje tem repercussões

  • A NOVA NOVA MATEMATICA:
    concebida em 1989 por membros do NCTM ( National Council of Teachers of Mathematics ) norte-americano e descrita nos chamados Curriculum Standards do NCTM; a natureza e consequências da mesma sendo o objetivo dessa secção de nosso site.
    No início restrita ao ensino norte-americano, essas idéias vem se alastrando por vários países e já estão firmemente adotadas pelo Ministérioda Educação e Cultura brasileiro, através dos Parâmetros Curriculares do mesmo e que são uma adaptação dos Standards do NCTM, e principalmente através do ENEM ( Exame Nacional de Ensino Médio ).


São um tanto polêmicas as tentativas de dimensionar a difusão atual da Nova Nova Matemática, mas as idéias do NCTM começaram a ser discutidas pelo público, associações de pais e matemáticos profissionais quando o TIMSS, alguns anos depois, passou a divulgar seus estudos comparando o desempenho em matemática de alunos do primário e secundário em dezenas de países. Essas comparações deixaram os pais norte-americanos alarmados, pois que mostraram que seus filhos estavam bem abaixo da média internacional. As primeiras reações desses pais foram:

  • comparar os currículos americanos com os países primeiro colocados no estudo do TIMSS ( principalmente Japão e Cingapura )
  • examinar a proposta pedagógica do NCTM: o que realmente os Standards estavam propondo para a sala de aula?

A partir do instante que surgiram os primeiros relatos desses estudos, começaram a haver acaloradas discussões sobre a proposta dos Standards, que rapidamente levaram a uma polarização em dois grupos:

  • professores simpatizantes dos Standards e da Nova Nova Matemática de um lado
  • pais, matemáticos, cientistas e professores não simpatizantes dos Standards no outro lado

Dada a posição irredutível dos partidários da Nova Nova Matemática, a discussão rapidamente virou o que se passou a chamar de Math Wars (  Guerra nas Matemáticas ), fazendo analogia brincalhona à famosa série de filmes Star Wars ( Guerra nas Estrelas ). O fato é que o conflito muito pouco de brincadeira tem mostrado: o Secretário de Educação americano ( cargo equivalente a nosso ministro da Educação e Cultura ) veio várias vezes se manifestar publicamente sobre o conflito, o mesmo ocorrendo com senadores americanos; frequentemente a televisão norte-americana traz publicidades defendendo a posição tanto de um como de outro lado do conflito; acrescente-se a isso pronunciamentos dos grandes orgãos congregando matemáticos profissionais ( American Mathematical Society, Society for Industrial and Applied Mathematics, Mathematical Association of America, etc ), etc.

Nas páginas seguintes procuraremos dar mais detalhes sobre essas guerras, já adiantando que somos contrários à Nova Nova Matemática, seja em sua versão original, seja na versão brasileira dos Parâmetros Curriculares e de sua cobrança através do ENEM.



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