Otto de Alencar
Otto de Alencar

nome completo: Otto de Alencar e Silva
vida:
     Viveu apenas 38 anos.
     Nasceu no Ceará ( 1874 ), trabalhou e morreu no Rio de Janeiro ( 1912 ).
formação:
     engenheiro pela Escola Politécnica do RJ ( 1893 )
principais cargos de professor de Matemática:
     professor substituto na Escola Politécnica do RJ ( Física, Astronomia e Topografia): 1902-1906
     professor efetivo na mesma escola e cadeira: 1907-1911
     professor catedrático em Topografia na Escola Politécnica: 1911-1912




Um de seus biógrafos costumava dizer que Otto nunca pode realizar-se plenamente como professor: por falta de vagas, teve de lecionar em cadeiras onde não se sentia completamente à vontade. Era apenas na Astronomia que podia dar asas a sua imaginação e seu talento matemático.

Com Otto é iniciado o ataque às idéias positivistas em Matemática

Conforme já vimos nas biografias anteriores, o início dos estudos matemáticos de nível superior no Brasil ocorreu nas escolas militares e tinha uma muito forte orientação positivista.

Uma das características do positivismo foi a de fazer uma extensa e minuciosa classificação dos vários campos do conhecimento humano. Quanto a isso, um de seus méritos foi o de separar, de modo claro e definitivo, as ciências experimentais ( ou positivas, como a Física ) e as ciências especulativas ( como a Filosofia ). Por outro lado, teve o demérito de exagerar e acabou fazendo algumas delimitações incorretas e extremamente infelizes. Por exemplo, em Matemática, os positivistas negavam o estudo/validade de vários conceitos importantes ( como o das funções descontínuas, o das séries divergentes, etc ) e de várias teorias importantes ( como a Teoria das Probabilidades, a Teoria dos Números, etc ).

Otto de Alencar foi o primeiro brasileiro a perceber a necessidade de expor e derrubar esses equívocos. Para tal, como primeira "ação de guerra", ele escolheu atacar nada menos do que a competência matemática do criador do Positivismo: Auguste Comte. Isso ele fêz em um trabalho de enorme repercussão na época (  final do sec. XIX e início do XX ): Alguns erros de matemática na Síntese Subjetiva de A. Comte.

Nesse trabalho, entre outras coisas, Otto:


Hoje, isso até poderia parecer muito pouco. Mas é preciso que tenhamos em vista que - naquela época - as idéias positivistas reinavam absolutas no Brasil e comandavam a política e a ciência. Foram elas que inspiraram a Proclamação da República, foram elas que motivaram várias agitações populares ( como é o caso dos graves motins populares de 1 904, detonados pela campanha de vacinação de Oswaldo Cruz e coordenados pelos positivistas ortodoxos, os quais negavam qualquer valor científico às vacinas ). Assim que Otto, ao atacar a competência de A. Comte, estava atacando a maior autoridade intelectual reconhecida pelas elites brasileiras de então.

A derrota do Positivismo:

O ataque ao Positivismo estendeu-se por vários anos e logo passou a ser feito também por cientistas de outras áreas. Após a prematura morte de Otto, em 1912, aos 38 anos de idade, o "comando" do ataque passou para um dos seus mais brilhantes alunos da Escola Politécnica: o também professor de Matemática, Amoroso Costa.
Esse, além de escrever vários artigos com críticas matemáticas às concepções positivistas, muito insistia que bastava que a ciência e a matemática brasileira olhassem para os recentes avanços da ciência européia para se ver o quanto perderamos ao nos deixarmos balizar pelas estéreis e equivocadas idéias postivistas. Ou seja, ele defendia que em vez de ficarmos a ler os escritos de A. Comte devíamos procurar o intercâmbio científico com as grandes nações da época. Para facilitar tal intercâmbio, em 1 916, ele fundou a Sociedade Brasileira de Ciências, a qual se transformou, em 1 921, na atual Academia Brasileira de Ciências. Com isso, vieram dar cursos e conferências no Brasil dos anos vinte os grandes matemáticos Emile Borel e Jacques Hadamard, bem como uma série de cientistas de outras áreas.
Os resultados rapidamente apareceram e com a visita de Einstein ao Brasil, em 1925, o país pode fazer uma importante declaração simbólica:

o Brasil renegava o Positivismo e Auguste Comte, prestando homenagem ao mais importante cientista do século XX.

Otto como divulgador de autores modernos

Através de suas aulas, principalmente de Astronomia Matemática, e de seus escritos introduziu no Brasil os principais autores matemáticos do final do século passado e início deste: Jordan, Hermite, Darboux, Picard, Salmon, e acima de todos: Henri Poincaré ( Mecânica, Astronomia e Probabilidades ), um dos maiores e mais férteis matemáticos de todos os tempos.

Homenagens prestadas a Otto de Alencar:

Em várias cidades brasileiras, encontramos ruas e avenidas que levam seu nome, como é o caso da importante Avenida Otto de Alencar, na cidade de São Paulo, e da rua Otto de Alencar no Rio de Janeiro.
O DNER não esqueceu a formação de engenheiro de Otto e prestou-lhe homenagem dando seu nome a alguns viadutos, pontes e outras obras de engenharia nas estradas do Brasil.
Otto também é lembrado pelos estudiosos da Astronomia com o Observatório Astronômico Otto de Alencar, da Universidade Estadual do Ceará.




fig

Envie sugestões, críticas ou comentários para: J. F. Porto da Silveira
versao desta pagina: 02 setembro de 2 000
local desta pagina: http://athena.mat.ufrgs.br/~portosil/histo1.html