Benjamin Constant
Benjamin Constant

  • Ao subir no cavalo para comandar os cadetes da Escola Militar em marcha contra o Quartel General, onde estavam as forças fiéis ao Imperador:
    "Veremos agora quem está pronto para morrer pela Pátria"
  • Dois anos depois, já com experiência de governo:
    "No Brasil há muito pratiota e poucos patriotas."




  1. Dados biográficos

    Nome: Benjamin Constant Botelho de Magalhães
    vida: viveu 55 anos ( 1836 - 1891), a maior parte em Rio de Janeiro e Niterói
    formação de nível superior:

  2. Educação

    Formação primária na escola do pai. Esse faleceu de tifo deixando um BC de 13 anos, bem como quatro irmâos menores e mãe, em completa miséria. Ajudado por famílias de amigos, terminou seus estudos secundários no colégio do Mosteiro São Bento, no RJ.
    Aos 16 anos tomou o caminho usual, na época, para os filhos de famílias pobres que desejavam educação de terceiro grau: ingressou na Escola Militar do RJ. Além dos estudos serem gratuítos, os alunos dessa escola recebiam - desde que assentassem praça - soldo de sargento. Com esse soldo e os ganhos de aulas de monitoria que passou a dar ( na própria Escola Militar e em vários colégios do RJ e Niterói ), BC conseguiu ir sustentando mãe e irmãos.

    O início de seu curso na Escola Militar foi problemático. Seus empregos de monitoria fizeram com que fosse reprovado nos dois primeiros anos. Apesar disso, gradativamente conseguiu equilibrar trabalho e estudo e conseguiu formar-se como engenheiro militar em 1858, aos 22 anos.

    Desejando continuar sua formação militar, matriculou-se novamente na Escola Militar ainda em 1858 e no ano seguinte passou para a recem criada Escola Central. Nessa última concluiu seus estudos, diplomando-se Doutor em Matemática e Ciências Físicas em 1860.

  3. Vida profissional

    A vida militar de BC foi exemplar, tendo estado na linha de frente na Guerra do Paraguai construindo pontes, trincheiras e fazendo mapas. Essa, aliás, acabou traçando o destino de BC. Com efeito, lá pegou malária e voltou ao RJ procurando se recuperar. A doença tornou-se crônica e, destruindo-lhe gradativamente o fígado, baço, coração e pulmões, acabou provocando-lhe uma muito dolorosa morte aos 55 anos ( 1891 ).

    Apesar desse sacrifício à carreira militar, a vocação de BC não era essa. Provavelmente inspirado pelo pai, BC sempre quiz ser, e foi, um professor.

    Sua vida como professor é historicamente importante por várias razões. Por exemplo, sua ação profissional gravita em torno das primeiras instituições brasileiras a ensinarem matemática de nível superior, quais sejam as escolas militares sediadas no Rio de Janeiro:

    Em ordem a podermos ter uma idéia do ambiente universitário em que trabalhou, façamos uma objetiva comparação entre dois de seus extremos: os que recebiam a educação e os que a dirigiam:

    Concursos que fêz ou tentou fazer

    data idade cargo em disputa resultado exerceu o cargo ?
    1858 22 Cátedra de Matemática Elementar
    Escola Militar
    Não houve o concurso
    D Pedro nomeou outro
    Não
    1860 24 Repetidor de Matemática
    Colégio D. Pedro II
    Primeiro colocado, mas
    D Pedro nomeou o segundo
    não
    1860 ? 24 ? Cátedra
    Colégio D Pedro II
    Não houve concurso
    D Pedro nomeou outro
    não
    1861 25 Cátedra de Matemática
    Escola Normal da Côrte
    Primeiro colocado, mas
    D Pedro nomeou o segundo
    não
    1863 27 Cátedra de Matemática Elementar
    Instituto Comercial, RJ
    primeiro colocado
    ( instituição estava por fechar )
    de 63 a 79
    1873 37 Repetidor
    Escola Militar
    primeiro colocado
    ( salário baixo e não podia acumular )
    de 73 a 89

    Em idade mais madura conseguiu algumas nomeações de pequena importância. Só com a última, conseguida no ápice de seu prestígio no meio militar, é que considerou-se finalmente recompensado. Essa recompensa, infelizmente, foi de curta duração, pois logo depois morreu.

    Nomeações sem concurso

    data idade cargo efetivo ou interino ? exerceu
    1861 25 Ajudante de astrônomo
    Observatório Astronômico Imperial
    interino um ano
    1869 33 Diretor e professor do
    Instituto dos Meninos Cegos
    efetivo 20 anos
    1879 43 Cátedra de Complementos de Matemática
    Tópicos de Análise, inclusive Cálculo das Variações,
    Probabilidades e Atuária, Mat Financeira.
    Escola Politécnica do RJ
    interino 1 ano
    1880 44 Cátedra de Matemática
    Matemática Elementar e Escrituração Mercantil (80 a 84 e 89)
    Elementos de Mecânica e Astronomia (81 a 85)
    Escola Normal de Niterói
    interino de 80 a 84
    efetivo em 85
    1880 a 85
    1889 53 Cátedra de Matemática
    Cálculo das Variações e Diferenças Finitas
    Escola Superior de Guerra
    efetivo um ano

  4. Atuação na Política e Educação

    Tendo convertido-se ao positivismo, tornou-se o seu grande divulgador e líder entre os militares, o que acabou resultando em grandes transformações políticas e educacionais em nosso país.

    A prática positivista caracterizava-se, além de uma postura científica frente aos fenômenos sociais e naturais, por repousar sobre a seguinte trilogia: o amor por princípio, a ordem por base e o progresso da Humanidade como fim. Nem todos entendem a "ordem e progresso" que BC colocou em nossa bandeira republicana. O Positivismo negava a luta de classes, achando que só poderia haver progresso com a harmonia e a irmandade entre as classes sociais.
    Como consequência lógica disso, o Positivismo:

    Essas idéias eram justo o que precisavam os jovens oficiais do exército brasileiro do final do século passado para nortear suas decisões, num regime imperial em completa decadência. Tendo na Guerra do Paraguai, diante da morte, aprendido que o soldado negro também podia ser herói, não queriam mais prestar-se ao serviço de captura dos escravos fugidos e nem mesmo tolerar a corrupção da Côrte. Queriam, também, deixar de desempenhar o papel secundário e receber os magros salários até então reservados aos membros do exército nacional. É bom enfatizar que boa parte dos oficiais do exército vinha da classe média baixa e, semelhante a BC, tinha entrado na vida militar mais para conseguir uma educação do que por vocação guerreira. ( Situação muito diferente era a dos oficiais da marinha, entre os quais existiam muitos membros da aristocracia ).

    As mortes de Osório ( 1879 ) e Caxias ( 1880 ), monarquistas e detentores da obediência de todo o exército, aliadas com a falta de tacto da côrte para perceber e tratar os anseios acima, levaram a uma crescente indisciplina entre os jóvens oficiais do exército: a famosa Questão Militar.

    O homem que soube casar os ideais positivistas com os anseios da mocidade militar foi BC. Isso ele fêz mais como um "pacificador do que revolucionário; não destruiu, nem subverteu. Pelo contrário, poupou à Pátria da perturbação, desordem e morte. Em meio às espadas desnudas, era o símbolo da concórdia : persuadia, abrandava e dirigia." (Ivan Lins)

    Pregava abertamente seu ideal positivista. Não usava de subterfúgios. Quando prestou concurso para Repetidor na Escola Militar ( 1873 ), antes de iniciar sua prova oral, declarou que era positivista e por ele pautaria suas lições, de modo que pergutava à banca do concurso se isso não o incompatibilizava para o cargo.
    Sua ação concentrou-se na Escola Militar, onde misturava sua cátedra com o apostolado da causa positivista. Nunca fêz política partidária, por outro lado, diariamente enfatizava que o viver para outrem "é a fórmula última da lei do serviço que cada um de nós é chamado a prestar, se o sucesso aspira a ser duradouro ou a vida ser satisfatória." ( Bernardino Vieira Lima)
    Seu enorme prestígio no setor militar, inclusive sobre os chefes mais graduados, decorria dessa ação apostolar e, principalmente, pelo elevado respeito moral que inspirava a todos" ( Inácio Azevedo do Amaral)

    No ano de 1889, quando BC já via que seria impossível conter por mais tempo os anseios revolucionários dos jóvens oficiais, tentou preparar os ânimos para um conflito não sangrento. É famoso seu discurso onde disse: Está provado que a monarquia no Brasil é incompatível com um regime de liberdade política. Para que a intervenção do Exército se legitime aos olhos da nação e pelo julgamento de nossas próprias consciências é necessário que sua ação se dirija a destruição da monarquia e a proclamação da República, recolhando-se em seguida aos seus quartéis e entregando o governo ao poder civil.

    O desfecho não tardou a ocorrer. Na madrugada do 15 nov, os cadetes da Escola Militar e Escola Superior de Guerra foram à casa de BC pedir que os comandassem em marcha contra o quartel general. No meio do caminho passam a ser acompanhados e chefiados por Deodoro ( Chefe do Clube Militar e, então, representante dos oficiais graduados do exército ), que levantara-se do leito de doente. Chegando ao quartel, Deodoro adianta-se a cavalo e, demonstrando coragem imensa, simplesmente exige continência e ordena aos de dentro que abram o portão central.
    Dentro do palácio, o Primeiro Ministro ( Visconde do Ouro Preto ) chama Floriano ( chefe da tropa do exército ) e instiga-o:
    - General, o Sr. que tanta bravura mostrou no Paraguai, por que não ataca os rebeldes?
    Responde Floriano:
    -No Paraguai lutavamos contra inimigos e quem nos cerca é a mocidade militar guiada por seu Mestre, que foi também o meu Mestre.

    Lá fora, Deodoro tira o bonet e agitando-o, de cima do cavalo, grita: Viva a República!

    Anos mais tarde, um político cínico diria:... e o povo assistiu, bestificado, a Proclamação da República. Talvez, o mais correto fosse dizer que tomar o poder é uma coisa, ter condições materiais e políticas para exercer o governo é outra.

  5. Atuação na Educação e Política

    Com a Proclamação da República, Benjamin foi elevado ao cargo de Ministro da Instrução o qual ocupou por pouco mais de um ano, quando veio a falecer.
    Neste breve período de tempo coordenou três profundas alterações no ensino brasileiro:

    Precisamos acrescentar que as reformas do ensino, iniciadas com a Reforma de BC e que prosseguiram no início do século XX, tiveram grande dificuldade para sair do papel : não existiam prédios para alojar as escolas, não existiam professores para nelas trabalhar e grande parte da população não via necessidade em estudar.

  6. Professor e pesquisador de Matemática

    O ensino e pesquisa de Benjamin seguiam a orientação positivista e eram, então, mais o que hoje chamamos de Filosofia da Matemática do que Matemática.
    Como professor não deixou nenhum livro-texto que nos permita fazer uma avaliação direta e segura. Já mencionamos que era verdadeiramente idolatrado por seus alunos, e os inúmeros depoimentos que temos de sua ação didática resumem-se em elogiá-lo sem entrar em detalhes verdadeiramente matemáticos. Contudo, parece ser bastante seguro afirmar que seu estilo didático era basicamente uma imitação do de Auguste Comte, o fundador do Positivismo e seu mestre.

    " Expunha de modo bem diferente dos livros habituais.
    Em vez de uma monótona sequência de axiomas, teoremas e corolários, ouvíamos primeiro, com verdadeiro deleite, uma exposição sintética do assunto, sobre o que esvoaçava arrebatando-nos com a magia do seu raciocínio convicente e da sua linguagem apurada, tudo iluminado por uma fisionomia de cativante doçura e de que não desafitávamos o olhar tomados de verdadeira fascinação.
    Quando depois passava às fórmulas e mandava escrever na pedra letras, números ou figuras para deduzir, tínhamos a impressão de que descíamos do alto, já tendo idéia perfeita da paisagem, e de que entravamos a examinar-lhes com vivo interêsse todas as minúcias.
    Qualquer que fosse a matéria da lição, quer se tratasse de Geometria, quer de Cálculo, o método era sempre o mesmo: abarcar primeiro o assunto numa larga visão sintética, contemplá-lo pelo exterior para lhe conhecer as grandes linhas estruturais, localisá-lo com precisão, e só depois invadi-lo francamente para examinar as particularidades." ( Augusto Tasso Fragoso).

    O único trabalho escrito que nos deixou BC foi um trabalho de pesquisa ( 1868 ) e intitulado Memória sobre o tema das grandezas negativas. Para que V. possa fazer uma apreciação mais apropriada, transcrevemos dois textos destacados por Mello e Souza ( o Malba Tahan ) em seu livro de História da Matemática:

    Para derrubar o domínio de parvoíces como essa, foi preciso Amoroso Costa e Otto de Alencar gastarem suas vidas escrevendo artigos expondo seu pedantismo vazio e comparando-as com o que pregam a Ciência e Matemática modernas. Mas, foi só na década dos 1920 que o positivismo começou a ceder terreno. A visita de Einstein ao Brasil de 1925, teve um significado muito enfático:

    O Brasil reconhecia a derrota do positivismo e honrava o maior nome da ciência moderna de então

  7. Museu Casa de Benjamin Constant

    Como resultado da vida pobre que levára e da impossibilidade de trabalhar nos últimos anos de vida, ao morrer, deixou a família num situação precária. Não tinham casa própria e as despesas médicas no tratamento da malaria de BC haviam gerado uma imensa dívida.
    A dívida foi paga por Carlos Fraenkel, que era casado com uma filha de BC. Quanto a casa alugada em que morava, num artigo das disposições transitórias da Constituição de 1891 foi estabelecido que "o Governo adquirirá para a Nação a casa onde faleceu BC e nela mandará colocar uma lápide em homenagem à memória do grande Patriota - o Fundador da República". Comprada a casa, o Governo concedeu a viúva de BC o direito de uso, enquanto viva.

    Muitos anos depois, em 1958, o prédio foi tombado e em 1982 foi aí criado o Museu Casa de Benjamin Constant, com a finalidade de reconstruir o ambiente familiar e o contexto sócio-cultural em que viveu BC. Para maiores detalhes, foto, horário de visitas e atividades culturais que o Museu promove, veja o seguinte material preparado pela Secretaria de Turismo do RJ:click aqui

  8. Bibliografia



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    Envie sugestões, críticas ou comentários para: J. F. Porto da Silveira
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