Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS
|
Dando início à atividade: Dentro do LOGO, carregue o arquivo triângulos .
Vá até a caixa-de-diálogo e digite triângulos (em minúscula). Aparecerá uma janela "Congruência de Triângulos".
![]() Clique em LAL e entre com os valores 100, 30, 100; peça para que a tartaruga desenhe.
![]() Calcule os outros elementos do triângulo e anote seus valores
-Se mantivermos constante o primeiro lado e o ângulo e aumentarmos somente o outro lado. O que acontecerá com o triângulo ? Como ficarão seus lados e ângulos ? - Podemos continuar sempre a aumentar este lado (mantendo o outro lado e o outro ângulo constantes) ? Calcule os elementos restantes.
Agora vá ao editor em LAL e escreva antes de "fim" :
escreva :bo escreva :a escreva :co
Volte à janela "Congruência de Triângulos" e repita o último procedimento.
-O que acontece? Observe na caixa-de-comandos que agora estão calculados os elementos restantes do triângulo! |
Clique em LLL e entre com os inputs 60, 80, 100.
-Que triângulo é este ? Calcule seus ângulos e confirme suas expectativas. Entre com os valores da tabela abaixo (ou seus múltiplos).
-Que triângulos são estes ? ![]() Agora entre com os seguintes valores para os lados: 60, 90, 300.
-O que acontece ? Por quê ? Vá, mais uma vez, ao editor e em LLL escreva, antes de "fim" : escreva :ao escreva :bo escreva :co
-Confirme os resultados anteriores! |
Clique em ALA e entre com os inputs 30, 100, 45. Calcule os elementos restantes.
Vá ao editor e em ALA escreva, antes de "fim" : escreva :bo escreva :c escreva :a
-Confirme os resultados do item anterior! Entre com os valores: 80, 100, 100.
-O que acontece? -Por quê? |