Instituto de Matemática e Estatística | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Conteúdo Programático | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Metodologia |
Esta disciplina utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, onde estarão o plano de Ensino Adaptado e as atividades previstas (se forem utilizadas atividades hospedadas fora do AVA, os links estarão disponíves no AVA).
A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicada no AVA (indicando as seções utilizadas). |
Será oferecida uma aula inicial síncrona para apresentar o plano de ensino adaptado ao ERE, a plataforma Moodle e explicar o funcionamento do curso. Esta aula será gravada e disponibilizada para todos os alunos. A cada semana serão realizados atendimentos síncronos, que serão dedicados preferencialmente à resolução de dúvidas dos alunos sobre o conteúdo bem como sobre os exercícios propostos através de listas e/ou questionários buscando estreitar o vínculo com os estudantes e também entre os estudantes. Esta atividade será realizada através das ferramentas disponibilizadas pela universidade (Mconf, Microsoft Teams, Google Meets) podendo, eventualmente, também ser um momento para apresentação de conteúdo (no caso de apresentação de conteúdos os encontros serão gravados e disponibilizados no Moodle para serem acessados posteriormente pelos alunos). As atividades assíncronas serão dedicadas ao desenvolvimento do conteúdo e combinam textos, videoaulas, apresentações em formato multimídia, listas de exercícios, fóruns de discussão e/ou chats, questionários. Todo este material estará disponível na plataforma Moodle (o próprio material ou links de acesso). |
Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem |
Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.
Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio. A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas; Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores. Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais. É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria. |
Carga Horária |
Teórica: 90 horas Prática: 0 horas |
Experiências de Aprendizagem |
O conteúdo será apresentado com apelo à intuição do estudante, exemplificando os tópicos abordados e seguindo uma sistematização adequada ao curso de Cálculo. Para permitir que os alunos tenham uma participação ativa é esperado que resolvam os exercícios, além de estudarem a teoria apresentada. Para a realização das atividades extraclasse, os discentes poderão contar com os atendimentos de monitoria, limitado pela existência de vagas para contratação dos monitores e de candidatos aprovados no processo seletivo. |
Critérios de Avaliação |
De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no parágrafo 2.o, do artigo 44, da Resolução n.o 11/2013 do CEPE.
Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico. Para os casos previstos no parágrafo 1.o, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde. |
A disciplina está dividida em duas áreas de conhecimento, especificadas no conteúdo programático. O aluno terá uma nota para cada uma destas áreas de conhecimento. Ao longo de cada uma destas áreas serão aplicados 3 testes, todos de forma remota e assíncrona. Para tal, podem ser utilizados questionários e/ou tarefas avaliativas através do Moodle ou entregues por email. Um destes testes valerá 40% da nota da área e os outros dois valerão, cada um, 30% da nota da área. A critério de cada professor, os testes poderão ser compostos de mais de uma atividade avaliativa. Ao menos um destes testes será realizado no final da área. Desta forma, o aluno obterá duas notas: NA1 e NA2, respectivamente, a nota da área 1 e a nota da área 2. O aluno estará aprovado na disciplina se obtiver média M = (NA1 + NA2)/2 superior ou igual a 6,0 pontos. A atribuição dos conceitos aos alunos ocorrerá em correspondência com a nota final M acima calculada: 1. Conceito A se M for superior ou igual a 9,0 2. Conceito B se M for superior ou igual a 7,5 e inferior a 9,0 e 3. Conceito C se M for superior ou igual a 6,0 e inferior a 7,5. 4. Conceito D se M for inferior a 6,0. O docente deve oportunizar ao discente o acompanhamento de seu rendimento avaliativo ao longo do período letivo, permitindo acesso às atividades avaliativas e elucidando dúvidas quanto à sua correção. De acordo com a Resolução nº 25/2020 do CEPE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE. Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico. A justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde. |
Atividades de Recuperação Previstas |
Ao aluno que não estiver aprovado pelos critérios de avaliação da disciplina será oferecida uma oportunidade de recuperação que consistirá na resolução de problemas envolvendo todo o conteúdo da disciplina, de forma remota e assíncrona. Poderão ser utilizados questionários e/ou tarefas do Moodle para tal. A critério do professor, esta avaliação poderá ser dividida em duas etapas de forma a facilitar o acesso e retorno do aluno. O aluno será considerado aprovado se R for superior ou igual a 6, onde R é a nota da recuperação. A atribuição dos conceitos será da seguinte forma: se R for superior ou igual a 6,0 então o conceito atribuído será C; se R for inferior a 6,0 será atribuído o conceito D. |
Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações |
Para as atividades avaliativas feitas através de questionários do Moodle, o retorno será dado no momento de entrega ou após o encerramento do prazo do referido questionário. Para as demais atividades avaliativas, os docentes têm até 10 dias após a entrega para informar as notas, sempre respeitando o prazo de pelo menos 72h entre a divulgação da nota e a atividade de recuperação bem como o período de apropriação de conceitos. |
Bibliografia | ||||||||||||
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Cálculo – volume 1 – Anton, H. http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000010626&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site&authtype=ip,guest&custid=s5837110&groupid=main Cálculo Volume 1 - Rogawski, Jon http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000011965&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site&authtype=ip,guest&custid=s5837110&groupid=main Cálculo volume 1 - Stewart, James http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000011968&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site&authtype=ip,guest&custid=s5837110&groupid=main Cálculo de uma variável - Hughes-Hallet, Deborah http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000004291&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site&authtype=ip,guest&custid=s5837110&groupid=main Cálculo: ilustrado, prático e descomplicado – Geraldo Avila http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000002516&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site&authtype=ip,guest&custid=s5837110&groupid=main |
Outras Referências | ||||||
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Observações |
Os principais aspectos do plano de ensino e as datas de provas são divulgadas em sala de aula na primeira semana de aula. Os alunos de doutorado vinculados aos programas de pós-graduação em Matemática ou em Matemática Aplicada poderão realizar seu estágio de docência nesta disciplina |