Instituto de Matemática e Estatística | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Conteúdo Programático | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Metodologia |
Esta disciplina utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, onde estarão o plano de Ensino Adaptado e as atividades previstas (se forem utilizadas atividades hospedadas fora do AVA, os links estarão disponíves no AVA).
A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicada no AVA (indicando as seções utilizadas). |
O conteúdo da disciplina poderá ser disponibilizado em: vídeo-aulas expositivas, textos em arquivos PDF, material on-line disponibilizados na internet, ououtros recursos que possam vir a ser utilizados, todos indicados por meio de links ou inseridos no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. Os alunos serão incentivados a utilizar softwares de geometria como o Geogebra e/ou aplicativos para a experimentação e a realização das atividades. Serão também incentivados confeccionar modelos reais e apresentá-los através de vídeos ou fotografias. Estas modelagens têm como objetivo a formulação e discussão de conjecturas. Listas de exercícios poderão ser disponibilizadas em arquivos PDF ou indicadas na bibliografia, através do Moodle. Os discentes serão incentivados a utilizar os fóruns do Moodle para trocarem ideias entre si e com o docente. O contato com o docente será mediante as ferramentas do MOODLE (fórum ou mensagens) ou e-mail.A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicado no MOODLE. Há previsão de encontros síncronos a cada 14 dias, em ambiente virtual a ser definido, para a resolução de dúvidas, durante o horário da disciplina previsto na matrícula. |
Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem |
Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.
Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio. A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas; Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores. Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais. É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria. |
Carga Horária |
Teórica: 60 horas Prática: 15 horas |
Experiências de Aprendizagem |
1) Formulação, exploração e discussão de conjecturas, recorrendo a software de geometria dinâmica e/ou materiais manipuláveis 2) Resolução de problemas indicados pelo professor ou formulados pela turma, com apresentação e discussão de soluções via moodle 3) Desenvolvimento/Construção dos conteúdos da disciplina em diálogo com o professor e a turma |
Critérios de Avaliação |
De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no parágrafo 2.o, do artigo 44, da Resolução n.o 11/2013 do CEPE.
Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico. Para os casos previstos no parágrafo 1.o, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde. |
O conteúdo da disciplina será dividido em duas áreas: Área 1: Introdução à Geometria Espacial; Postulados de existência e determinação; Posições relativas; Ângulos; Distâncias; e Poliedros. Área 2: Áreas e Volumes; Inscrição e circunscrição de sólidos; Revolução de regiões; Transformações geométricas; e Seções cônicas. Em cada Área serão propostos entre 3 e 5 conjuntos de exercícios a serem entregues pelo MOODLE, com antecedência mínima de 7 dias corridos, e com a possibilidade de entrega com até 24h de atraso, valendo neste caso 60% da nota original. Estes conjuntos de exercícios contabilizarão 60% da nota total do aluno em cada Área; a nota obtida nos exercícios, com escala de 0 a 10, será denotada por E1 (para a área 1) ou E2 (para a área 2). Além disso, em cada área será realizada uma atividade especial, denominada "prova", onde o aluno terá um conjunto de questões para solucionar utilizando um vídeo explicativo. Esta prova valerá 10 pontos e contribuirá com 40% da nota total do aluno em cada Área (e será denotada por P1, para a área 1, e P2,para a área 2). Assim, a nota final em cada área é dada por Ai=0,6*Ei+0,4*Pi, onde i=1,2. O aluno estará aprovado na disciplina se obtiver notas A1 e A2 superiores ou iguais a 5,0 e média M = (A1 + A2)/2 superior ou igual a 6,0 pontos. A atribuição dos conceitos para os alunos aprovados será feita da seguinte forma: 6,0 ≤ M < 7,5: Conceito C 7,5 ≤ M < 9,0: Conceito B 9,0 ≤ M: Conceito A Aos alunos reprovados serão atribuídos os conceitos D. Será facultado ao aluno aprovado com conceito C ou B realizar uma das recuperações de área descritas abaixo para melhorar o conceito, valendo a atribuição do conceito correspondente à nota resultante da média, após a recuperação. |
Atividades de Recuperação Previstas |
Os conjuntos de exercícios que geram as notas E1 e E2 descritas acima, quando entregues no prazo solicitado, poderão ser reenviadas, caso sejam consideradas incorretas ou insuficientes. Desse modo se incentivará que os estudantes revisem sua própria argumentação e escrita, corrigindo erros e buscando a clareza e a consistência das soluções e justificativas apresentadas. Desse modo, pretende-se atender ao preceito da avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, como orienta a LDB. Ainda, caso a nota obtida no final do semestre não seja para aprovação: 1° CASO: Apenas uma das notas (A1 ou A2) inferior a 5,0.Neste caso, o estudante deverá realizar uma nova avaliação (que poderá ser por escrito, por meio de vídeo ou mesclada) com conteúdo específico da área cujanota foi inferior a 5,0. A nota obtida nesta avaliação, entre 0 e 10, será denominada por RP (recuperação parcial). A nota da área em questão será então calculada por Ri=0,4*Ai+0,6*RP, onde i indica qual foi a nota a ser recuperada. A nota final será a média aritmética entre esta nova nota e a nota nãorecuperada, sendo o aluno aprovado se a nova média M for maior ou igual a 6,0, valendo os conceitos descritos acima. 2° CASO: Ambas as notas N1 e N2 são iguais ou maiores que 5,0, mas a média de N1 e N2 é inferior a 6,0. O aluno realizará prova de recuperação de uma das áreas, à sua escolha, e terá a média da área recalculada como a fórmula referente ao 1º caso. 3º CASO: Ambas as notas N1 e N2 são inferiores a 5,0.O aluno fará um Exame (E) que versará sobre todo conteúdo trabalhado durante o semestre. Neste caso, sua média final será calculada da seguinte forma:MF = 0,4*M + 0,6*E, sendo o aluno aprovado se a nova média MF for maior ou igual a 6,0, valendo os conceitos descritos acima. |
Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações |
As avaliações das atividades serão divulgadas em até 21 dias da data de entrega no Moodle. As provas de área serão amplamente divulgadas em até 21 dias na área 1 e até 14 dias na área 2, respeitando o prazo de pelo menos 72hs de antecedência para a realização das provas de recuperação. Os resultados das provas de recuperação serão divulgadas em até 10 dias, salvo exceções em que o período de apropriação de conceitos exija um prazo menor. |
Bibliografia | ||||||||||||
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MACHADO, Paulo Antônio Fonseca. Fundamentos de Geometria Espacial. Belo Horizonte, CAED-UFMG,2013. Disponível em https://www.mat.ufmg.br/ead/wp-content/uploads/2016/08/Fundamentos_de_geometria_espacial-sergio-02.pdf MARTINS, Luciana F.; KAKUTA, Neuza K. Geometria Euclidiana Espacial e Introdução à Geometria Descritiva. São José do Rio Preto, 2008. Disponível em: https://cppp.ufms.br/files/2018/07/apostila_introducao_a_geometria_descritiva.pdf |
Outras Referências |
Não existem outras referências para este plano de ensino.
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Observações |
Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Matemática e Estatística poderão fazer estágio de docência nesta disciplina. |