Instituto de Matemática e Estatística
Departamento de Matemática Pura e Aplicada

Plano de Ensino Remoto Emergencial (ERE)

Dados de identificação

Disciplina: GEOMETRIA II - MAT

Período Letivo: 2021/2

Professor Responsável: MIRIAM TELICHEVESKY

Sigla: MAT01345 Créditos: 5

Carga Horária: 75h CH Autônoma: 0h CH Coletiva: 75h CH Individual: 0h

 

Súmula
Geometria espacial: paralelismo de retas e planos, perpendicularidade de retas e planos, ângulos. Secções cônicas e propriedades óticas. Semelhança e homotetia, área de figuras planas, área e comprimento de círculo, volumes e áreas de sólidos de revolução. Transformações geométricas. Polígonos, poliedros, simetrias. Teorema de Euler. Sólidos platônicos. Uso de software de Geometria Dinâmica tridimensional.

 

Currículos
Currículos Etapa Aconselhada Pré-Requisitos Natureza
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA 2         (MAT01341) GEOMETRIA I - MAT Obrigatória
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA - NOTURNO 2         (MAT01341) GEOMETRIA I - MAT Obrigatória

 

Objetivos
- Compreensão dos conceitos e propriedades fundamentais da Geometria Espacial;
- Desenvolvimento, pelos alunos, das habilidades de construir, analisar e operar mentalmente com retas, planos e sólidos no espaço tridimensional euclidiano;
- Desenvolvimento da habilidade de construção e uso das representações bidimensionais de sólidos geométricos;
- Desenvolvimento da leitura crítica de textos matemáticos, da formulação de conjecturas, da argumentação e do pensamento dedutivo na geometria;
- Desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas no espaço tridimensional euclidiano.

 

Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo
1Introdução à Geometria Espacial1) Introdução à Geometria Espacial
1Postulados de existência e determinação1) Postulados e axiomas de existência e determinação de pontos, retas e planos
2 a 3Posições relativas1) Posições relativas entre retas, entre retas e planos e entre planos
2 a 4Posições relativas e ângulos1) Projeções ortogonais
2) Ângulos entre retas, entre retas e planos e entre planos
3) Posições relativas entre retas, entre retas e planos e entre planos
4 a 5Distâncias1)distância entre dois pontos, de ponto a plano, de ponto a reta, entre retas, entre planos e de reta a plano
5 a 7Poliedros1) Poliedros
2) Poliedros convexos
3) Teorema de Euler
4) Poliedros regulares
5) Simetrias
8 a 11Áreas e Volumes1) Semelhança e homotetia
2) Áreas de figuras planas
3) Área e comprimento do círculo
4) Áreas e volumes: prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas
5) Princípio de Cavalieri
12Revolução de regiões1) Superfícies e sólidos de revolução
2) Teorema de Pappus
13 Inscrição e circunscrição de sólidos1) Inscrição e circunscrição de sólidos.
14Transformações geométricas1) Transformações geométricas: homotetias e isometrias
2) Conjuntos invariantes por isometrias.
15Seções cônicas1) Seções cônicas
2) Propriedades óticas
16Recuperações Atividades de recuperação.

 

Metodologia
Esta disciplina utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, onde estarão o plano de Ensino Adaptado e as atividades previstas (se forem utilizadas atividades hospedadas fora do AVA, os links estarão disponíves no AVA).

A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicada no AVA (indicando as seções utilizadas).
O conteúdo da disciplina poderá ser disponibilizado em: vídeo-aulas expositivas, textos em arquivos PDF, material on-line disponibilizados na internet, ououtros recursos que possam vir a ser utilizados, todos indicados por meio de links ou inseridos no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE.

Os alunos serão incentivados a utilizar softwares de geometria como o Geogebra e/ou aplicativos para a experimentação e a realização das atividades. Serão também incentivados confeccionar modelos reais e apresentá-los através de vídeos ou fotografias. Estas modelagens têm como objetivo a formulação e discussão de conjecturas. Listas de exercícios poderão ser disponibilizadas em arquivos PDF ou indicadas na bibliografia, através do Moodle. Os discentes serão incentivados a utilizar os fóruns do Moodle para trocarem ideias entre si e com o docente. O contato com o docente será mediante as ferramentas do MOODLE (fórum ou mensagens) ou e-mail.A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicado no MOODLE.

Há previsão de encontros síncronos a cada 14 dias, em ambiente virtual a ser definido, para a resolução de dúvidas, durante o horário da disciplina previsto na matrícula.

 

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem
Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.
Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados,  indicando a autoria, sob pena de plágio.
A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas;
Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores.
Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.
É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. 
Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

 

Carga Horária
Teórica: 60 horas
Prática: 15 horas

 

Experiências de Aprendizagem
1) Formulação, exploração e discussão de conjecturas, recorrendo a software de geometria dinâmica e/ou materiais manipuláveis
2) Resolução de problemas indicados pelo professor ou formulados pela turma, com apresentação e discussão de soluções via moodle
3) Desenvolvimento/Construção dos conteúdos da disciplina em diálogo com o professor e a turma

 

Critérios de Avaliação
De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no parágrafo 2.o, do artigo 44, da Resolução n.o 11/2013 do CEPE.
Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico.
Para os casos previstos no parágrafo 1.o, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade.
Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.
O conteúdo da disciplina será dividido em duas áreas:

Área 1: Introdução à Geometria Espacial; Postulados de existência e determinação; Posições relativas; Ângulos; Distâncias; e Poliedros.

Área 2: Áreas e Volumes; Inscrição e circunscrição de sólidos; Revolução de regiões; Transformações geométricas; e Seções cônicas.


Em cada Área serão propostos entre 3 e 5 conjuntos de exercícios a serem entregues pelo MOODLE, com antecedência mínima de 7 dias corridos, e com a possibilidade de entrega com até 24h de atraso, valendo neste caso 60% da nota original. Estes conjuntos de exercícios contabilizarão 60% da nota total do aluno em cada Área; a nota obtida nos exercícios, com escala de 0 a 10, será denotada por E1 (para a área 1) ou E2 (para a área 2).

Além disso, em cada área será realizada uma atividade especial, denominada "prova", onde o aluno terá um conjunto de questões para solucionar utilizando um vídeo explicativo. Esta prova valerá 10 pontos e contribuirá com 40% da nota total do aluno em cada Área (e será denotada por P1, para a área 1, e P2,para a área 2).

Assim, a nota final em cada área é dada por Ai=0,6*Ei+0,4*Pi, onde i=1,2.

O aluno estará aprovado na disciplina se obtiver notas A1 e A2 superiores ou iguais a 5,0 e média M = (A1 + A2)/2 superior ou igual a 6,0 pontos. A atribuição dos conceitos para os alunos aprovados será feita da seguinte forma: 6,0 ≤ M < 7,5: Conceito C 7,5 ≤ M < 9,0: Conceito B 9,0 ≤ M: Conceito A

Aos alunos reprovados serão atribuídos os conceitos D.

Será facultado ao aluno aprovado com conceito C ou B realizar uma das recuperações de área descritas abaixo para melhorar o conceito, valendo a atribuição do conceito correspondente à nota resultante da média, após a recuperação.

 

Atividades de Recuperação Previstas
Os conjuntos de exercícios que geram as notas E1 e E2 descritas acima, quando entregues no prazo solicitado, poderão ser reenviadas, caso sejam consideradas incorretas ou insuficientes. Desse modo se incentivará que os estudantes revisem sua própria argumentação e escrita, corrigindo erros e buscando a clareza e a consistência das soluções e justificativas apresentadas. Desse modo, pretende-se atender ao preceito da avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, como orienta a LDB.

Ainda, caso a nota obtida no final do semestre não seja para aprovação:

1° CASO: Apenas uma das notas (A1 ou A2) inferior a 5,0.Neste caso, o estudante deverá realizar uma nova avaliação (que poderá ser por escrito, por meio de vídeo ou mesclada) com conteúdo específico da área cujanota foi inferior a 5,0. A nota obtida nesta avaliação, entre 0 e 10, será denominada por RP (recuperação parcial).

A nota da área em questão será então calculada por Ri=0,4*Ai+0,6*RP, onde i indica qual foi a nota a ser recuperada. A nota final será a média aritmética entre esta nova nota e a nota nãorecuperada, sendo o aluno aprovado se a nova média M for maior ou igual a 6,0, valendo os conceitos descritos acima.


2° CASO: Ambas as notas N1 e N2 são iguais ou maiores que 5,0, mas a média de N1 e N2 é inferior a 6,0. O aluno realizará prova de recuperação de uma das áreas, à sua escolha, e terá a média da área recalculada como a fórmula referente ao 1º caso.


3º CASO: Ambas as notas N1 e N2 são inferiores a 5,0.O aluno fará um Exame (E) que versará sobre todo conteúdo trabalhado durante o semestre. Neste caso, sua média final será calculada da seguinte forma:MF = 0,4*M + 0,6*E, sendo o aluno aprovado se a nova média MF for maior ou igual a 6,0, valendo os conceitos descritos acima.

 

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações
As avaliações das atividades serão divulgadas em até 21 dias da data de entrega no Moodle.

As provas de área serão amplamente divulgadas em até 21 dias na área 1 e até 14 dias na área 2, respeitando o prazo de pelo menos 72hs de antecedência para a realização das provas de recuperação.

Os resultados das provas de recuperação serão divulgadas em até 10 dias, salvo exceções em que o período de apropriação de conceitos exija um prazo menor.

 

Bibliografia
Básica Essencial
Dolce, Osvaldo; Pompeo, Jose Nicolau. Fundamentos de matemática elementar:geometria espacial, posição e métrica. São Paulo: Atual, 2005. ISBN 853570549X; 9788535705492.
Lima, Elon Lages,. A matemática do ensino médio, v.2. Rio de Janeiro: SBM, c1996-2005. ISBN 8585818115.

Básica
Carvalho, Paulo Cezar Pinto. Introdução à geometria espacial. Rio de Janeiro: SBM, 2002. ISBN 8524400854.
Lima, Elon Lages. Isometrias. Rio de Janeiro: SBM, 2007. ISBN 9788585818098. Disponível em: https://loja.sbm.org.br/index.php/isometrias.html
Lima, Elon Lages, 1929-. Medida e forma em geometria. Comprimento, Área, Volume e Semelhança.. Rio de Janeiro: SBM, 2008. ISBN 8585818050.

Complementar
O'Daffer, Phares G.. Geometry :an investigative approach. Reading: Addison-Wesley, c1992. ISBN 0201217953.
Rezende, Eliane Q. F. e Queiroz, Maria Lúcia B.. Geometria Euclidiana Plana e Construções Geométricas. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2008. ISBN 8526807544.
SBM com o apoio do IME / USP. RPM:Revista do Professor de Matemática. SP: SBM, ISBN 0104-9895.
Serra, Michael. Discovering geometry: an inductive approach. Emeryville: Key Curriculum, c1997. ISBN 1559532009.
MACHADO, Paulo Antônio Fonseca. Fundamentos de Geometria Espacial. Belo Horizonte, CAED-UFMG,2013. Disponível em https://www.mat.ufmg.br/ead/wp-content/uploads/2016/08/Fundamentos_de_geometria_espacial-sergio-02.pdf

MARTINS, Luciana F.; KAKUTA, Neuza K. Geometria Euclidiana Espacial e Introdução à Geometria Descritiva. São José do Rio Preto, 2008. Disponível em: https://cppp.ufms.br/files/2018/07/apostila_introducao_a_geometria_descritiva.pdf

 

Outras Referências
Não existem outras referências para este plano de ensino.

 

Observações
Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Matemática e Estatística poderão fazer estágio de docência nesta disciplina.

 

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