Instituto de Matemática e Estatística | |||||||||||||||||||||||||||||
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Conteúdo Programático | ||||||||||||
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Metodologia |
Esta disciplina utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, onde estarão o plano de Ensino Adaptado e as atividades previstas (se forem utilizadas atividades hospedadas fora do AVA, os links estarão disponíves no AVA).
A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicada no AVA (indicando as seções utilizadas). |
A disciplina será desenvolvida por meio de atividades síncronas (video-conferência) e assíncronas, indicadas através de links no Moodle. O conteúdo das atividades síncronas será salvo visando acesso assíncrono dos discentes. As atividades síncronas semanais serão dedicadas à apresentação e discussão de textos indicados nas referências da disciplina e à apresentação e discussão dos exercícios de investigação e docência e demais atividades realizadas pelos discentes. As atividades assíncronas consistirão na realização das atividades seguintes, sob orientação do(a) professor(a): - análise de propostas curriculares, materiais didáticos, relatos de experiência e propostas de ensino e de aprendizagem de Matemática e conexões com tendências em Educação Matemática; - leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da disciplina; - exercícios de investigação, a partir de tópicos relacionados à docência em Matemática; - exercícios de investigação e de docência. Aos discentes que não puderem participar das atividades síncronas será oportunizado o envio de suas produções, previamente aos seminários, via Moodle, em um dos seguintes formatos: arquivo de audio, vídeo ou pdf. |
Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem |
Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.
Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio. A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas; Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores. Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais. É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria. |
Carga Horária |
Teórica: 45 horas Prática: 0 horas |
Experiências de Aprendizagem |
Na disciplina os estudantes realizarão: - leituras e elaboração de resenha comentada de textos; - análise de propostas curriculares, materiais didáticos, relatos de experiência e propostas de ensino e de aprendizagem de Matemática e conexões com as tendências atuais em Educação Matemática; - preparação e avaliação de exercícios de docência; - seminários de discussão de textos indicados nas referências da disciplina ou produzidos pelos alunos. Na preparação das atividades da disciplina, os alunos deverão evidenciar coerência entre objetivos e estratégias didáticas, justificando suas opções a partir dos subsídios teóricos e análises críticas de relatos de experiências, propostas de ensino ou observações de situações didáticas. Ao longo do semestre, cada aluno produzirá resenhas, incluindo as tarefas realizadas, devidamente comentadas, e uma análise das reflexões, elaborações e aprendizagens vivenciadas na disciplina. Além dos textos produzidos individualmente, serão enfatizadas práticas desenvolvidas de forma colaborativa entre os acadêmicos. |
Critérios de Avaliação |
De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no parágrafo 2.o, do artigo 44, da Resolução n.o 11/2013 do CEPE.
Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico. Para os casos previstos no parágrafo 1.o, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde. |
A avaliação levará em consideração: 1. Tarefas de leitura: evidências, nas contribuições escritas e nos debates virtuais, de que refletiram sobre o material sugerido. 2. Elaboração, entrega e apresentação de Exercícios de Docência: criatividade e coerência no planejamento; relevância, acuidade e criticidade das observações e reflexões apresentadas; evidências de articulação entre as reflexões apresentadas e o material estudado e debatido ao longo da disciplina. Para cada produção será atribuída um conceito (A, B, C ou D). A atribuição de conceitos obedecerá aos seguintes critérios: - será atribuído conceito A ao aluno que realizar todas as tarefas solicitadas, obtendo conceitos A na maioria das tarefas dos itens 1 e 2; - será atribuído conceito B ao aluno que realizar todas as tarefas solicitadas, obtendo conceitos A ou B na maioria das tarefas do itens 1 e 2; - será atribuído conceito C ao aluno que realizar todas as tarefas solicitadas segundo os critérios estabelecidos, mas não atender os requisitos para obter conceito final A ou B; - será atribuído conceito D ao aluno que não realizar as tarefas solicitadas segundo os critérios estabelecidos. |
Atividades de Recuperação Previstas |
Será oportunizada, como atividade de recuperação, a reelaboração das tarefas propostas ao longo do semestre, quando forem entregues pontualmente, mas consideradas insuficientes. Para cada tarefa, será indicado no Moodle o novo prazo, para o caso de ser reelaborada. |
Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações |
Duas semanas após a entrega dos trabalhos. |
Bibliografia | ||||||||||||||||||||||||||
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Outras Referências |
Não existem outras referências para este plano de ensino.
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Observações |
Alunos vinculados aos programas de pós-graduação do Instituto de Matemática e Estatística poderão realizar o seu estágio docência nesta disciplina. |