Instituto de Matemática e Estatística | |||||||||||||
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Conteúdo Programático | ||||||||||||
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Metodologia |
Esta disciplina utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, onde estarão o plano de Ensino Adaptado e as atividades previstas (se forem utilizadas atividades hospedadas fora do AVA, os links estarão disponíves no AVA).
A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicada no AVA (indicando as seções utilizadas). |
Será oferecida uma aula inicial para apresentar o plano de ensino adaptado, a plataforma Moodle (que será o AVA utilizado na disciplina) e explicar o funcionamento do curso. Esta aula será disponibilizada para todos os alunos. A cada semana serão apresentados os tópicos previstos no conteúdo programático através de encontros síncronos e/ou assíncronos. A atividade síncrona será dedicada à resolução de dúvidas dos alunos sobre o conteúdo bem como sobre os exercícios propostos através de listas e/ou questionários buscando estreitar o vínculo com os estudantes e também entre os estudantes. Esta atividade será realizada através das ferramentas disponibilizadas pela universidade (Mconf, Microsoft Teams, Google Meets). Estes encontros poderão ser gravados e disponibilizados no Moodle para serem acessados posteriormente pelos alunos. As atividades assíncronas serão dedicadas ao desenvolvimento do conteúdo e combinam textos, videoaulas, apresentações em formato multimídia, listas de exercícios, fóruns de discussão e/ou chats, questionários. Todo este material estará disponível na plataforma Moodle (o próprio material ou links de acesso). |
Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem |
Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.
Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio. A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas; Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores. Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais. É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria. |
Carga Horária |
Teórica: 30 horas Prática: 0 horas |
Experiências de Aprendizagem |
O conteúdo será apresentado com apelo à intuição do estudante, fornecendo ao aluno conhecimentos e técnicas que lhe sejam úteis posteriormente, capacitando-o à aplicação dos temas estudados mediante exemplos práticos. Para permitir que os alunos tenham uma participação ativa é esperado que resolvam os exercícios, além de estudarem a teoria apresentada. Para a realização das atividades extraclasse, os discentes poderão contar com os atendimentos de monitoria, limitado pela existência de vagas para contratação dos monitores e de candidatos aprovados no processo seletivo. |
Critérios de Avaliação |
De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no parágrafo 2.o, do artigo 44, da Resolução n.o 11/2013 do CEPE.
Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico. Para os casos previstos no parágrafo 1.o, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde. |
A disciplina está dividida em duas unidades, especificadas no conteúdo programático. O aluno terá uma nota para cada uma delas. Ao longo de cada uma destas unidades serão aplicadas atividades avaliativas, todas de forma remota e assíncrona. Para tal, podem ser utilizados questionários e/ou tarefas avaliativas através do Moodle ou entregues por email. Ao menos uma destas atividades avaliativas será realizada no final de cada unidade. Desta forma, o aluno obterá duas notas: N1 e N2, respectivamente, a nota da unidade 1 e a nota da unidade 2. O aluno estará aprovado na disciplina se obtiver média M = (N1 + N2)/2 superior ou igual a 6,0 pontos. A atribuição dos conceitos aos alunos ocorrerá em correspondência com a nota final M acima calculada: 1. Conceito A se M for superior ou igual a 9,0 2. Conceito B se M for superior ou igual a 7,5 e inferior a 9,0 e 3. Conceito C se M for superior ou igual a 6,0 e inferior a 7,5. 4. Conceito D se M for inferior a 6,0. O docente deve oportunizar ao discente o acompanhamento de seu rendimento avaliativo ao longo do período letivo, permitindo acesso às atividades avaliativas e elucidando dúvidas quanto à sua correção. Não serão realizadas atividades avaliativas durante a semana acadêmica, conforme o artigo 26, § 3º da resolução nº 25/2020 do CEPE. Também de acordo com a Resolução nº 25/2020 do CEPE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE. Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico. A justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo após o fim da situação emergencial de saúde. |
Atividades de Recuperação Previstas |
Ao aluno que não estiver aprovado pelos critérios de avaliação da disciplina será oferecida uma oportunidade de recuperação que consistirá na resolução de problemas envolvendo todo o conteúdo da disciplina, de forma remota e assíncrona. Poderão ser utilizados questionários e/ou tarefas do Moodle para tal. A critério do professor, esta avaliação poderá ser dividida em duas etapas de forma a facilitar o acesso e retorno do aluno. O aluno será considerado aprovado se a nota REC desta recuperação, que valerá 10 pontos, for superior ou igual a 6,0. A atribuição dos conceitos será da seguinte forma: se REC for superior ou igual a 6,0 e inferior a 9,0, então o conceito atribuído será C; se REC for superior ou igual a 9,0, então o conceito atribuído será B; se REC for inferior a 6,0 será atribuído o conceito D. |
Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações |
Os resultados das avaliações serão divulgados para os alunos na página da disciplina e/ou diretamente aos alunos. O resultado da avaliação da área 1 será divulgado em até três semanas a partir da realização das provas. O resultado da segunda avaliação será divulgado em até 10 dias a partir da realização da prova, de modo a permitir o prazo de 72 horas antes da realização da prova de recuperação. As notas da prova de recuperação serão divulgadas em até 10 dias, salvo exceções em que o período de apropriação de conceitos exija um prazo menor. |
Bibliografia | ||||||||||
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Outras Referências |
Observações |
Esta disciplina poderá contar com a participação de alunos vinculados aos programas de pós-graduação do IME, bem como de pós-doutorandos com vínculo temporário com a UFRGS. |