Instituto de Matemática e Estatística
Departamento de Matemática Pura e Aplicada

Plano de Ensino Remoto Emergencial (ERE)

Dados de identificação

 

Súmula

 

Currículos

 

Objetivos

 

Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo
1 a 7 Introdução a linguagem de programação Python. Tipos de variáveis, conjuntos, listas, array, gráficos, biblotecas numéricas e simbólicas. Resolução de problemas envolvendo computação simbólica em Python. Noções (prática e teóricas) de complexidade algorítmica.

8 a 15 Modelagem e resolução com as bibliotecas do Python de problemas de valor inicial, problemas de ajustes de curvas, problemas de estatísticas e combinatória.

 

Metodologia
Esta disciplina utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, onde estarão o plano de Ensino Adaptado e as atividades previstas (se forem utilizadas atividades hospedadas fora do AVA, os links estarão disponíves no AVA).

A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicada no AVA (indicando as seções utilizadas).
O conteúdo da disciplina, incluindo as notas de aulas e listas de exercícios estarão disponíveis no Moodle.

As aulas síncronas serão ministradas na plataforma TEAMS e gravadas para acesso assíncronos.

O contato com o docente será através de Fórum do moodle/email/chats (conforme instruções no Moodle).

 

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem
Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.
Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados,  indicando a autoria, sob pena de plágio.
A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas;
Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores.
Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.
É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. 
Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

 

Carga Horária

 

Experiências de Aprendizagem
Participação nas aulas síncronas;
Resolução de listas de exercícios;
Uma avaliação no fim da semana 8.
Uma avaliação no fim da semana 15.

 

Critérios de Avaliação
De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no parágrafo 2.o, do artigo 44, da Resolução n.o 11/2013 do CEPE.
Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico.
Para os casos previstos no parágrafo 1.o, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade.
Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.
O aluno será avaliado com duas avaliações via questionários do Moodle nas semanas 7 e 15, cada uma com nota entre 0 e 10. Sendo M a média aritméticas das notas das duas avaliações, os conceitos serão distribuídos da seguinte forma:

Se M for maior ou igual a 6 e menor do que 7.5, o aluno receberá o conceito C.
Se M for maior ou igual a 7.5 e menor do que 9, o aluno receberá o conceito B.
Se M for maior ou igual a 9, o aluno receberá o conceito A.

Os estudantes que não receberam conceitos A, B ou C nessa etapa poderão fazer a recuperação.

 

Atividades de Recuperação Previstas
Os estudantes que não receberam conceitos A, B ou C na etapa anterior poderão fazer a recuperação através de um questionário do Moodle. Os estudantes que obterem nota maior ou igual a 6,0 na recuperação receberão conceito C e os demais NI.

 

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações
Até 72 horas após cada avaliação.

 

Bibliografia
1. Documentação do Python: https://docs.python.org/3/
2. Livro Colaborativo de Cálculo Numérico - versão Python https://www.ufrgs.br/reamat/CalculoNumerico/livro-py/main.html

 

Outras Referências

 

Observações

 

Enviar