Instituto de Matemática e Estatística | |||
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Conteúdo Programático | |||
8 a 15 Modelagem e resolução com as bibliotecas do Python de problemas de valor inicial, problemas de ajustes de curvas, problemas de estatísticas e combinatória. |
Metodologia |
Esta disciplina utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, onde estarão o plano de Ensino Adaptado e as atividades previstas (se forem utilizadas atividades hospedadas fora do AVA, os links estarão disponíves no AVA).
A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicada no AVA (indicando as seções utilizadas). |
O conteúdo da disciplina, incluindo as notas de aulas e listas de exercícios estarão disponíveis no Moodle. As aulas síncronas serão ministradas na plataforma TEAMS e gravadas para acesso assíncronos. O contato com o docente será através de Fórum do moodle/email/chats (conforme instruções no Moodle). |
Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem |
Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.
Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio. A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas; Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores. Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais. É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria. |
Carga Horária |
Experiências de Aprendizagem |
Participação nas aulas síncronas; Resolução de listas de exercícios; Uma avaliação no fim da semana 8. Uma avaliação no fim da semana 15. |
Critérios de Avaliação |
De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no parágrafo 2.o, do artigo 44, da Resolução n.o 11/2013 do CEPE.
Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico. Para os casos previstos no parágrafo 1.o, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde. |
O aluno será avaliado com duas avaliações via questionários do Moodle nas semanas 7 e 15, cada uma com nota entre 0 e 10. Sendo M a média aritméticas das notas das duas avaliações, os conceitos serão distribuídos da seguinte forma: Se M for maior ou igual a 6 e menor do que 7.5, o aluno receberá o conceito C. Se M for maior ou igual a 7.5 e menor do que 9, o aluno receberá o conceito B. Se M for maior ou igual a 9, o aluno receberá o conceito A. Os estudantes que não receberam conceitos A, B ou C nessa etapa poderão fazer a recuperação. |
Atividades de Recuperação Previstas |
Os estudantes que não receberam conceitos A, B ou C na etapa anterior poderão fazer a recuperação através de um questionário do Moodle. Os estudantes que obterem nota maior ou igual a 6,0 na recuperação receberão conceito C e os demais NI. |
Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações |
Até 72 horas após cada avaliação. |
Bibliografia |
1. Documentação do Python: https://docs.python.org/3/ 2. Livro Colaborativo de Cálculo Numérico - versão Python https://www.ufrgs.br/reamat/CalculoNumerico/livro-py/main.html |
Outras Referências |
Observações |