Instituto de Matemática e Estatística | ||||||||||||||||||
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Conteúdo Programático | |||||||||
Recuperação Aplicação das atividades de recuperação previstas. |
Metodologia |
Esta disciplina utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, onde estarão o plano de Ensino Adaptado e as atividades previstas (se forem utilizadas atividades hospedadas fora do AVA, os links estarão disponíves no AVA).
A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicada no AVA (indicando as seções utilizadas). |
A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas gravadas em vídeos e da resolução e discussão de exercícios previamente propostos em atendimentos via webconferência. A ênfase principal do curso será na resolução de problemas matemáticos e na demonstração de resultados clássicos pertinentes ao conteúdo programático. Listas com exercícios para o estudante resolver de forma individual serão apresentadas. Desta forma ele vai poder desenvolver de forma autônoma o seu raciocínio analítico e aprender a manejar as ferramentas matemáticas apresentadas durante as aulas expositivas. Eventualmente a discussão de distintas soluções de estudantes poderá contribuir na dinâmica do curso. Desta forma, visamos desenvolver e consolidar atitudes de participação, comprometimento, organização, flexibilidade, crítica e autocrítica no desenrolar do processo de ensino-aprendizagem. |
Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem |
Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.
Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio. A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas; Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores. Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais. É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria. |
Carga Horária |
Teórica: 60 horas Prática: 0 horas |
Experiências de Aprendizagem |
Aulas gravadas em vídeos assíncronos e listas de exercícios. Horários de atendimento síncrono para resolução de exercícios propostos. Atendimento de dúvidas via Moodle e via webconferências. Participação dos alunos no fórum do Moodle. |
Critérios de Avaliação |
De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no parágrafo 2.o, do artigo 44, da Resolução n.o 11/2013 do CEPE.
Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico. Para os casos previstos no parágrafo 1.o, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde. |
Será solicitada a entrega de 3 listas de exercícios (contendo questões objetivas e/ou discursivas) e também a apresentação de alguns dos exercícios contidos em tais listas (via gravação de vídeo). A entrega dos trabalhos escritos deverá ser feita através do Moodle (em local específico para tanto) e no formato digitado e PDF. Não serão aceitas fotos do desenvolvimento das questões. Após a correção dos exercícios escritos, todos estes (juntamente de sua correção/parecer/nota) serão postados publicamente no Moodle desta turma para que os demais colegas tenham conhecimento das diversas formas de como se escrever (ou não) uma boa justificativa para cada exercício. Por isto, sugere-se fortemente que o arquivo escrito entregue esteja anônimo. Sobre as apresentações dos exercícios, o aluno deverá gravar o vídeo e carregá-lo em alguma plataforma (como, por exemplo, YouTube em modo não listado) e/ou nuvem (como, por exemplo, Google Drive ou Dropbox) e enviar somente o link através do Moodle (em local específico para tanto). Não será aceito o envio do arquivo do vídeo via Moodle. Considere T a média aritmética simples das notas atribuídas às listas e apresentações. Também será avaliada a participação dos alunos no fórum do Moodle e nos encontros síncronos para dúvidas com respeito aos seguintes critérios: discussão dos problemas, crítica às soluções enviada por colegas, criatividade na obtenção de novas soluções apresentadas e ajuda aos colegas em suas dúvidas. Isto irá compor a nota P. No entanto, está garantido que P não será menor que a nota T. A média do semestre M será composta de T na proporção de 80% e da nota P na proporção 20%. O aluno estará aprovado se M for maior ou igual que 6. Em tal caso, o aluno receberá conceito: A, se M ≥ 9; B, se 7,5 ≤ M < 9; C, se 6 ≤ M < 7,5. Aos alunos com M < 6, serão oferecidas atividades de recuperação descritas adiante. |
Atividades de Recuperação Previstas |
Para os alunos não aprovados será oferecida no final do semestre uma prova de recuperação de toda matéria. Seja R a nota atribuída a esta prova. Então a média final do aluno MF será dada por MF = 0,6 x R + 0,4 x M, sendo M a média do semestre definida acima. Será atribuído conceito C ao aluno que obtiver nota MF maior ou igual a 6 e conceito D caso contrário. |
Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações |
A avaliação de cada atividade será postada no Moodle em até 3 semanas após a sua entrega. A média do aluno (M) será divulgada, pelo menos, 72 horas antes da atividade de recuperação. |
Bibliografia | |||||||||
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Outras Referências |
Não existem outras referências para este plano de ensino.
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Observações |
Alunos de pós-graduação vinculados aos programas de pós-graduação em Matemática ou em Matemática Aplicada poderão realizar seu estágio de docência nesta disciplina. |