Instituto de Matemática e Estatística | |||||||||||||||
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Conteúdo Programático | |||||||||||||||
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Metodologia |
Esta disciplina utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, onde estarão o plano de Ensino Adaptado e as atividades previstas (se forem utilizadas atividades hospedadas fora do AVA, os links estarão disponíves no AVA).
A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicada no AVA (indicando as seções utilizadas). |
Conteúdo Programático 1 - Após a apresentação dos recursos disponíveis em softwares, a ser feita pelo professor, os estudantes devem construir e apresentar/aplicar propostas pedagógicas para uso em sala de aula, abordando determinados conteúdos de matemática. Diferentes recursos de software, bem como diferentes softwares, permitirão elaborar abordagens sobre o ensino de geometria plana e espacial, geometria analítica, funções de uma e duas variáveis reais, estatística e probabilidade. Conteúdo Programático 2- A partir de navegação na Web, os estudantes devem pesquisar alternativas para o ensino da matemática (softwares e applets), concentrando-se especialmente naqueles de domínio público. Análise de sites Web, voltados para educação matemática, também é contemplada como parte do trabalho. Conteúdo Programático 3 - Leitura de artigos, livros, dissertações, TCCs, teses visando a construção de referencial teórico que dê apoio a elaboração de propostas de utilização de tecnologia informática em sala de aula. As propostas construídas e apresentadas devem ser inovadoras e ter fundamentação a partir da literatura estudada. Conteúdo Programático 4 - Construção de um portfólio individual com as atividades, impressões e reflexões sobre as temáticas desenvolvidas na disciplina. obs.: Todo o material produzido deve ser apresentado em formato digital e disponibilizado no ambiente Moodle da disciplina. obs.: Será usada alguma das plataformas virtuais da Universidade (Moodle) para a entrega/registro das tarefas solicitadas aos estudantes. |
Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem |
Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.
Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio. A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas; Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores. Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais. É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria. |
Carga Horária |
Teórica: 75 horas Prática: 0 horas |
Experiências de Aprendizagem |
Lista-se a seguir as atividades a serem realizadas pelos discentes durante o semestre: 1. Elaboração de propostas para utilização de diferentes recursos tecnológicos digitais que envolvem conteúdos da Matemática escolar, levando-se em conta a qualidade matemática e pedagógica do material; 2. Leituras, reflexões e produção de resenhas e artigo sobre uso de tecnologias digitais (limites e possibilidades) na aprendizagem de Matemática. A participação será por meio de fóruns via plataforma virtual e debates síncronos. 3. Produção e publicação em webfólios pessoais das atividades realizadas com utilização de recursos digitais. 4. Educação Matemática no contexto EAD: desafios, limites e possibilidades na formação inicial do professores de matemática. |
Critérios de Avaliação |
De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no parágrafo 2.o, do artigo 44, da Resolução n.o 11/2013 do CEPE.
Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico. Para os casos previstos no parágrafo 1.o, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde. |
O aproveitamento/avaliação do discente terá por base: 1. Apresentações na forma de seminários síncronos, os quais levam em consideração a qualidade matemática e pedagógica do material produzido; 2. Produção e publicação de propostas de utilização de recursos digitais; 3. Leituras, reflexões e participações nos fóruns sobre uso de tecnologias digitais (limites e possibilidades) no ensino e aprendizagem da Matemática. 4. Realização e participação ativa nas atividades propostas ao longo da disciplina nos encontros síncronos e assíncronos); 5. Participação ativa nos encontros síncronos. 6. A realização das atividades assíncronas. 7. A entrega de produções na forma de resenhas e artigos quando solicitados pelo professor. A entrega e apresentação das atividades via sistema da universidade configura a participação ativa para as atividades ocorridas na modalidade ERE. Todas as atividades realizadas serão avaliadas. Para o conjunto de trabalhos produzidos, levando-se em consideração a qualidade dos itens listados acima, será atribuído um conceito (A , B, C ou D) com o seguinte critério: - 90% =< atendimento das tarefas =<100%: conceito A - 70% =< atendimento das tarefas <90% : conceito B - 60% =< atendimento das tarefas <70% : conceito C - atendimento das tarefas <60 % : conceito D A aprovação dos estudantes está condicionada à entrega de, ao menos, 75% das tarefas propostas e conceito final A, B ou C. |
Atividades de Recuperação Previstas |
Para o aluno que obtiver D pelo conjunto dos seus trabalhos, existirá a possibilidade de recuperar tal conceito mediante a melhoria na qualidade dos trabalhos realizados ao longo do semestre, respeitando-se os mesmos critérios de aprovação e atribuição de conceitos definidos acima. |
Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações |
Bibliografia | ||||||||||||
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Outras Referências | ||||
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Observações |
A disciplina conta com o suporte das plataformas digitais disponíveis na universidade. Alunos de mestrado vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (modalidade acadêmico) ou doutorado vinculados ao Programa de Pós-graduação Informática na Educação poderão realizar seu estágio de docência nesta disciplina. |