Instituto de Matemática e Estatística
Departamento de Matemática Pura e Aplicada

Plano de Ensino Remoto Emergencial (ERE)

Dados de identificação

Disciplina: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIA

Período Letivo: 2021/2

Professor Responsável: MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO BASSO

Sigla: MAT01074 Créditos: 5

Carga Horária: 75h CH Autônoma: 0h CH Coletiva: 75h CH Individual: 0h

 

Súmula
Análise e proposta de utilização de diferentes softwares para o ensino e aprendizagem da Matemática na escola, acompanhada de prática pedagógica. Análise de sites Web na área de Educação Matemática e suas possíveis utilizações no dia a dia da sala de aula. Construção de referencial teórico na área de tecnologia informática aplicada à Educação Matemática.

 

Currículos
Currículos Etapa Aconselhada Pré-Requisitos Natureza
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA 6         (MAT01064) ÁLGEBRA I
  E     (MAT01345) GEOMETRIA II - MAT
  E     (MAT01204) CÁLCULO - B
Obrigatória
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA - NOTURNO 8         (MAT01064) ÁLGEBRA I
  E     (MAT01345) GEOMETRIA II - MAT
  E     (MAT01204) CÁLCULO - B
Obrigatória

 

Objetivos
Desenvolver e aperfeiçoar competências e habilidades para a utilização de tecnologias, em particular das tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem da matemática.

 

Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo
1 a 8Software EducativoEstudo e análise de software educativo na área da matemática, com apresentação de propostas didáticas que contemplem o uso das tecnologias digitais no ensino e aprendizado da matemática escolar.
9 a 12Ensino de Matemática, WWW e EADExploração das possibilidades da WWW e EAD no ensino e aprendizagem da matemática.
13 a 15Tendências em Educação Matemática e TecnologiaLeitura de artigos de pesquisa na temática educação matemática e tecnologia informática.
Período de finalização dos trabalhos propostos ao longo das quinze primeiras semanas.
16RecuperaçãoA última semana é reservada para recuperações.

 

Metodologia
Esta disciplina utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, onde estarão o plano de Ensino Adaptado e as atividades previstas (se forem utilizadas atividades hospedadas fora do AVA, os links estarão disponíves no AVA).

A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicada no AVA (indicando as seções utilizadas).
Conteúdo Programático 1 - Após a apresentação dos recursos disponíveis em softwares, a ser feita pelo professor, os estudantes devem construir e apresentar/aplicar propostas pedagógicas para uso em sala de aula, abordando determinados conteúdos de matemática. Diferentes recursos de software, bem como diferentes softwares, permitirão elaborar abordagens sobre o ensino de geometria plana e espacial, geometria analítica, funções de uma e duas variáveis reais, estatística e probabilidade.

Conteúdo Programático 2- A partir de navegação na Web, os estudantes devem pesquisar alternativas para o ensino da matemática (softwares e applets), concentrando-se especialmente naqueles de domínio público. Análise de sites Web, voltados para educação matemática, também é contemplada como parte do trabalho.

Conteúdo Programático 3 - Leitura de artigos, livros, dissertações, TCCs, teses visando a construção de referencial teórico que dê apoio a elaboração de propostas de utilização de tecnologia informática em sala de aula. As propostas construídas e apresentadas devem ser inovadoras e ter fundamentação a partir da literatura estudada.

Conteúdo Programático 4 - Construção de um portfólio individual com as atividades, impressões e reflexões sobre as temáticas desenvolvidas na disciplina.

obs.: Todo o material produzido deve ser apresentado em formato digital e disponibilizado no ambiente Moodle da disciplina.

obs.: Será usada alguma das plataformas virtuais da Universidade (Moodle) para a entrega/registro das tarefas solicitadas aos estudantes.

 

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem
Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.
Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados,  indicando a autoria, sob pena de plágio.
A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas;
Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores.
Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.
É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. 
Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

 

Carga Horária
Teórica: 75 horas
Prática: 0 horas

 

Experiências de Aprendizagem
Lista-se a seguir as atividades a serem realizadas pelos discentes durante o semestre:

1. Elaboração de propostas para utilização de diferentes recursos tecnológicos digitais que envolvem conteúdos da Matemática escolar, levando-se em conta a qualidade matemática e pedagógica do material;
2. Leituras, reflexões e produção de resenhas e artigo sobre uso de tecnologias digitais (limites e possibilidades) na aprendizagem de Matemática. A participação será por meio de fóruns via plataforma virtual e debates síncronos.
3. Produção e publicação em webfólios pessoais das atividades realizadas com utilização de recursos digitais.
4. Educação Matemática no contexto EAD: desafios, limites e possibilidades na formação inicial do professores de matemática.

 

Critérios de Avaliação
De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no parágrafo 2.o, do artigo 44, da Resolução n.o 11/2013 do CEPE.
Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico.
Para os casos previstos no parágrafo 1.o, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade.
Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.
O aproveitamento/avaliação do discente terá por base:

1. Apresentações na forma de seminários síncronos, os quais levam em consideração a qualidade matemática e pedagógica do material produzido;
2. Produção e publicação de propostas de utilização de recursos digitais;
3. Leituras, reflexões e participações nos fóruns sobre uso de tecnologias digitais (limites e possibilidades) no ensino e aprendizagem da Matemática.
4. Realização e participação ativa nas atividades propostas ao longo da disciplina nos encontros síncronos e assíncronos);
5. Participação ativa nos encontros síncronos.
6. A realização das atividades assíncronas.
7. A entrega de produções na forma de resenhas e artigos quando solicitados pelo professor.

A entrega e apresentação das atividades via sistema da universidade configura a participação ativa para as atividades ocorridas na modalidade ERE. Todas as atividades realizadas serão avaliadas.

Para o conjunto de trabalhos produzidos, levando-se em consideração a qualidade dos itens listados acima, será atribuído um conceito (A , B, C ou D) com o seguinte critério:

- 90% =< atendimento das tarefas =<100%: conceito A
- 70% =< atendimento das tarefas <90% : conceito B
- 60% =< atendimento das tarefas <70% : conceito C
- atendimento das tarefas <60 % : conceito D

A aprovação dos estudantes está condicionada à entrega de, ao menos, 75% das tarefas propostas e conceito final A, B ou C.

 

Atividades de Recuperação Previstas
Para o aluno que obtiver D pelo conjunto dos seus trabalhos, existirá a possibilidade de recuperar tal conceito mediante a melhoria na qualidade dos trabalhos realizados ao longo do semestre, respeitando-se os mesmos critérios de aprovação e atribuição de conceitos definidos acima.

 

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

 

Bibliografia
Básica Essencial
BORBA, Marcelo de C.; PENTEADO, Miriam G.. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
BORBA, Marcelo de Carvalho ; SILVA, Ricardo Sucucuglia R. da ; GADANIDIS, George. Fases das Tecnologias digitais em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. ISBN 978-85-8217-499-9.
Papert, Seymour A.; Costa, Sandra; Barbosa, Maria Carmen Silveira. A máquina das crianças :repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. ISBN 000000000123.

Básica
TALL, D. Technology and Cognitive Growth in Mathematics. A discussion paper for the Conference on Mathematics and New Technologies Thessaloniki. Greece: --, 1999. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/247705096_Technology_and_Cognitive_Growth_in_Mathematics
TALL, D. Using the computer as an environment for building and testing mathematical concepts: A Tribute to Richard Skemp. Warwick: --, 1986. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/251277011_Using_the_computer_as_an_environment_for_building_and_testing_mathematical_concepts_A_Tribute_to_Richard_Skemp
TALL, D.; DUBINSKY, E.. Advanced Mathematical Thinking and the Computer. Holland: Kluwer, 1991. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/226812311_Advanced_Mathematical_Thinking_and_the_Computer

Complementar
Bolt, Brian. Matemáquinas: O ponto de encontro da Matemática com a tecnologia. Lisboa: Gradiva, 1994. ISBN 9726623359.
Maria Alice Gravina. SITE EDUMATEC - Educação Matemática e Tecnologia. 2000. Disponível em: http://www.edumatec.mat.ufrgs.br
Silva, Rodrigo Sychocki da. Diálogos e reflexões sobre tecnologias digitais na Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2018. ISBN 9788578615369.

 

Outras Referências
Título Texto
TCCs, dissertações e teses sobre Ensino de Matemática e Tecnologias Digitais Site disponível em:http://www.lume.ufrgs.br/

 

Observações
A disciplina conta com o suporte das plataformas digitais disponíveis na universidade.
Alunos de mestrado vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (modalidade acadêmico) ou doutorado vinculados ao Programa de Pós-graduação Informática na Educação poderão realizar seu estágio de docência nesta disciplina.

 

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