Instituto de Matemática e Estatística | |||||||||||||||||||||||||||
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Conteúdo Programático | ||||||||||||||||||
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Metodologia |
Esta disciplina utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, onde estarão o plano de Ensino Adaptado e as atividades previstas (se forem utilizadas atividades hospedadas fora do AVA, os links estarão disponíves no AVA).
A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicada no AVA (indicando as seções utilizadas). |
Durante os trabalhos a serem desenvolvidos na disciplina, recursos como vídeos, livros, revistas e periódicos, smartphones, calculadoras, músicas, computador ou outros, poderão ser utilizados com o objetivo de contribuir para o estabelecimento de possíveis relações em contextos de ensino e de aprendizagem de Matemática. A experiência que cada um traz para este espaço de trabalho, criado por professor e alunos/as, será reconhecida e considerada. Através de discussões estas experiências serão ressignificadas buscando-se superar o nível da superficialidade ou baseadas apenas em opiniões do senso comum. Neste sentido, o planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelos licenciandos junto aos estudantes do Colégio de Aplicação, espaço escolar da prática, é de responsabilidade dos licenciandos/as, sendo necessário, no entanto, que tais planos sejam discutidos em equipe, constituída pelos acadêmicos, professores na escola em que a prática é realizada e pelo professor responsável pela disciplina. As atividades de planejamento e reflexões teóricas a serem desenvolvidas nas turmas dos Ensinos Fundamental e Médio (Assessorias, Oficinas e Laboratórios de Matemática e Interação Virtual) serão realizadas semanalmente em reuniões presenciais e em encontros virtuais síncronos ao longo do semestre com professores da Escola Básica, estudantes e docente do IME nos horários acordados e previstos na disciplina. As atividades envolvendo práticas de ensino ocorrerão de maneira presencial e de maneira remota em datas previamente definidas de comum acordo com professores da Escola Básica e professor da disciplina. Se as condições sanitárias permitirem e houver espaço físico disponível as atividades presenciais serão realizadas nos dias abaixo. Se não for possível, as atividades serão realizadas via plataformas institucionais da UFRGS, ambientes Moodle e MConf. Datas prováveis das atividades presenciais relacionadas com o planejamento e implementação de propostas didáticas junto à estudantes da Escola Básica (a confirmar durante o semestre): Dia 18 de janeiro de 2022 – Sala do IME (a confirmar) Dias 15, 17, 22, 24, 29, 31 de março de 2022 (salas de aula do Ensino Básico) Dias 05, 07, 12, 14, 19, 26, 28 de abril de 2022 (salas de aula do Ensino Básico) Dias 03, 05, 10 e 12 de maio de 2022 (salas de aula do Ensino Básico) Serão utilizados recursos digitais (ambiente Moodle UFRGS: https://moodle.ufrgs.br/, correio eletrônico, sala de aula virtual UFRGS, sites http://mdmat.mat.ufrgs.br/) para dar suporte às trocas entre os participantes do grupo. |
Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem |
Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.
Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio. A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas; Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores. Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais. É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria. |
Carga Horária |
Teórica: 30 horas Prática: 90 horas |
Experiências de Aprendizagem |
O método de trabalho da disciplina prevê a coparticipação de todos os integrantes do grupo de trabalho, de modo a constituir-se num processo no qual as prioridades sejam o interesse, o posicionamento crítico, a autonomia, o comprometimento individual e coletivo, bem como o compromisso com os resultados obtidos em termos da aprendizagem em Matemática por parte dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Durante o desenvolvimento dos trabalhos da disciplina estão previstos: 1. o desenvolvimento de planejamentos de forma colaborativa entre os membros que compõem os grupos de trabalho que realizarão a prática de ensino nas turmas de Ensinos Fundamental e Médio; 2. a criação e publicação de materiais digitais com o conteúdo elaborado durante o planejamento das propostas didáticas e de acesso público aos estudantes do Ensino Básico; 3. exploração e análise de recursos didáticos (digitais e não-digitais) para pesquisar potenciais materiais voltados para o ensino e aprendizagem da matemática que serão utilizados nos planejamentos; 4. Leituras visando a construção de referencial teórico que dê apoio a elaboração de propostas didáticas a serem implementadas. 5. Implementação das propostas didáticas elaboradas pelos grupos nas práticas de ensino junto aos estudantes da Educação Básica; 6. Elaboração de trabalhos acadêmicos (resenhas, artigos, vídeos, apresentações multimídia, relatórios, planos de aula, memorial) sobre o ensino e a aprendizagem de Geometria. |
Critérios de Avaliação |
De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no parágrafo 2.o, do artigo 44, da Resolução n.o 11/2013 do CEPE.
Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico. Para os casos previstos no parágrafo 1.o, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde. |
Considerando-se a metodologia de trabalho proposta, a avaliação levará em consideração o desempenho global do aluno no semestre, destacando-se: Categoria de avaliação 1 - planejamento Nas aulas, com o grupo de colegas de prática: - presença participativa nos encontros síncronos; - compromisso com horários e cronogramas estabelecidos; - qualidade da participação no grupo (clareza, organização, criticidade e originalidade) bem como nos trabalhos nos trabalhos individuais e coletivos apresentados; - a criação de planos de aula; - a elaboração de relatórios periódicos do trabalho desenvolvido; - leituras de livros ou artigos. Categoria de avaliação 2 - prática Na escola em que será realizado a prática: - comprometimento com o planejamento construído pelo grupo; - conhecimento dos conteúdos desenvolvidos; - busca de novas alternativas para construção de conhecimentos em Matemática; - perspectiva de trabalho que propicie a participação dos alunos durante a aula; - aulas desenvolvidas de forma dinâmica, clara e organizada. Categoria de avaliação 3 - Outros trabalhos acadêmicos: 1. Trabalho desenvolvido por cada grupo de acadêmicos, nas respectivas Assessorias, Oficinas e Laboratórios, no qual devem constar: - propósito e descrição do trabalho que está sendo desenvolvido pelo grupo; - materiais e recursos utilizados - dinâmica implementada junto aos estudantes do Ensino Fundamental ou Médio - registros de trabalhos dos alunos dos Ensino Fundamental ou Médio - análise dos registros dos alunos do ponto de vista da aprendizagem em Matemática e confronto com as propostas desenvolvidas nas aulas - dificuldades encontradas e sucessos obtidos, ambas corroboradas por exemplos. 2. Produção multimídia sobre temática envolvendo o ensino e a aprendizagem de Geometria. Todos os trabalhos produzidos serão utilizados como instrumentos para a avaliação dos alunos. Caberá aos estudantes a organização da sua produção em ambientes digitais, individuais ou coletivos, construídos e atualizados periodicamente ao longo da disciplina. Tais materiais devem ser apresentados ao professor quando solicitado. A atribuição de conceitos obedecerá aos seguintes critérios: - será atribuído conceito A ao aluno que, cumulativamente: realizar todas as tarefas solicitadas, obtendo conceitos B ou A na maioria delas; alcançar conceito A nas Categorias de Avaliação 1 e 2, atendendo à totalidade dos requisitos estabelecidos; expressar, no trabalho de conclusão (Categoria de avaliação 3), uma trajetória de aprendizagem consistente e refletida ao longo da disciplina; - será atribuído conceito B ao aluno que, cumulativamente: realizar todas as tarefas solicitadas, obtendo conceitos B ou A na maioria delas; alcançar conceito B nas Categorias de Avaliação 1 e 2, atendendo à maioria dos requisitos estabelecidos; expressar, no trabalho de conclusão (Categoria de avaliação 3), uma aprendizagem consistente ao longo da disciplina; - será atribuído conceito C ao aluno que: realizar todas as tarefas solicitadas de modo satisfatório e expressar no trabalho de conclusão aprendizagem (Categoria de avaliação 3) consistente ao longo da disciplina, mas não alcançar B na maioria das tarefas ou nas Categorias de Avaliação 1 e 2; - será atribuído conceito D ao aluno que não realizar todas as tarefas solicitadas de modo satisfatório ou não apresentar nas Categorias de Avaliação 1 e 2 a expressão de aprendizagem consistente ao longo da disciplina. Participar das atividades síncronas, assíncronas e a realização de práticas presenciais previstas na disciplina é condição para aprovação. |
Atividades de Recuperação Previstas |
Serão oportunizadas as seguintes atividades de recuperação: - reelaboração de resenhas e demais tarefas propostas, quando forem consideradas insuficientes, sendo dado uma semana de prazo para entrega deste trabalho. - reelaboração do relatório, se for considerado insuficiente e tiver sido entregue na data agendada. A recuperação da participação em seminários, bem como no planejamento e implementação das práticas de ensino, deverá ocorrer no decurso dessas atividades, com orientação do professor e desde que o(a) aluno(a) tenha sido frequente em cada uma das atividades. |
Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações |
Bibliografia | ||||||||||||||||||||||||
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Outras Referências |
Não existem outras referências para este plano de ensino.
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Observações |
Alunas/os vinculadas/os ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática poderão realizar seu estágio de docência nesta disciplina. |