Instituto de Matemática e Estatística
Departamento de Matemática Pura e Aplicada

Plano de Ensino Remoto Emergencial (ERE)

Dados de identificação

Disciplina: ANÁLISE REAL II

Período Letivo: 2021/2

Professor Responsável: CARLOS HOPPEN

Sigla: MAT01069 Créditos: 4 Carga Horária: 60h

 

Súmula
Continuidade: limites, descontinuidades, Teorema do Valor Intermediário. Diferenciabilidade: derivada, máximos e mínimos. Teorema do Valor Médio. Seqüências e séries de funções: convergência simples e uniforme, séries de potências.

 

Currículos
Currículos Etapa Aconselhada Pré-Requisitos Natureza
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA 8         (MAT01068) ANÁLISE REAL I Obrigatória
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA - NOTURNO 10         (MAT01068) ANÁLISE REAL I Obrigatória
BACHARELADO EM ESTATÍSTICA         (MAT01068) ANÁLISE REAL I Eletiva

 

Objetivos
O objetivo da disciplina é a formalização dos fundamentos do Cálculo Diferencial e Integral pela dedução rigorosa de seus teoremas basilares a partir de uma lista de axiomas dos números reais. Assim, a ênfase não está tanto na novidade dos resultados estudados, mas sim na clara demonstração dos mesmos.

 

Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo
1 a 7Continuidade e derivabilidade de funções reais01. Funções reais de uma variável real: conceitos básicos, terminologia, classificação.
02. Continuidade de funções reais, teorema do valor intermediário, máximos e mínimos.
03. Extensão de funções contínuas: limites, limites laterais, infinitos e no infinito.
04. Diferenciabilidade de funções reais, crescimento e derivada, máximos e mínimos, teorema do valor médio.
05. Aplicações do Teorema do Valor Médio.
06. A integral definida: Noções da integral de Riemann
8 a 14Sequências e Séries Infinitas de Funções07. Primitivas e o Teorema Fundamental do Cálculo.
08. Sequências de funções. Convergência simples e uniforme. Consequências.
09. A não regularidade de sequências arbitrárias de funções
10. Séries de funções.
11. Séries de potências. Raio e intervalo de convergência.
12. As funções transcendentes elementares.
15RecuperaçõesAvaliações de recuperação

 

Metodologia
Esta disciplina utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, onde estarão o plano de Ensino Adaptado e as atividades previstas (se forem utilizadas atividades hospedadas fora do AVA, os links estarão disponíves no AVA).

A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicada no AVA (indicando as seções utilizadas).
Aulas expositivo-dialogadas focalizando a conceituação e a demonstração formal dos principais resultados, seguindo uma sistematização adequada a uma disciplina de Análise Matemática para a Licenciatura e propondo situações que envolvam a expressão escrita e oral por parte do futuro professor.

Esta disciplina utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, onde estarão o plano de Ensino Adaptado e as atividades previstas(se forem utilizadas atividades hospedadas fora do AVA, os links estarão disponíves no AVA).
A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicada no AVA (indicando as seções utilizadas).
Parte do conteúdo da disciplina será disponibilizado através de arquivos .pdf e atividades assíncronas/vídeos (ou indicado através de links no AVA).
Parte do conteúdo da disciplina será transmitido através de atividades síncronas (video-conferência), realizado em uma plataforma institucional. O conteúdo será salvo, possibilitando acesso assíncrono dos discentes. Atividades síncronas de atendimento a dúvidas não serão gravadas. Listas de exercícios poderão serinseridas no moodle (no formato de questionários) ou ser disponibilizadas em arquivos PDF.

 

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem
Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.
Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados,  indicando a autoria, sob pena de plágio.
A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas;
Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores.
Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.
É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. 
Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

 

Carga Horária
Teórica: 60 horas
Prática: 0 horas

 

Experiências de Aprendizagem
Os estudantes terão acesso a aulas e material de leitura e vídeo elaborado pelo professor, e serão incentivados a consultar outras fontes de acesso livre. Os alunos serão incentivados a interagir entre si, e com o professor, através de fóruns/chats e webconferências. Além disso, haverá uma série de atividades de acompanhamento ao longo do semestre, as quais constituirão a avaliação da disciplina.

 

Critérios de Avaliação
De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no parágrafo 2.o, do artigo 44, da Resolução n.o 11/2013 do CEPE.
Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico.
Para os casos previstos no parágrafo 1.o, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade.
Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.
O conteúdo programático da disciplina será dividido em 6 módulos, que seguem o conteúdo programático da disciplina da seguinte maneira:

1) Funções reais de uma variável real: conceitos básicos, terminologia, classificação. Continuidade de funções reais, teorema do valor intermediário, máximos e mínimos. Extensão de funções contínuas: limites, limites laterais, infinitos e no infinito.

2) Diferenciabilidade de funções reais, crescimento e derivada, máximos e mínimos, teorema do valor médio. Aplicações do Teorema do Valor Médio.

3) A integral definida: Noções da integral de Riemann.

4) A integral indefinida: Primitivas e o Teorema Fundamental do Cálculo.

5) Sequências de funções. Convergência simples e uniforme. Consequências. A não regularidade de sequências arbitrárias de funções.

6) Séries de funções. Séries de potências. Raio e intervalo de convergência. As funções transcendentes elementares.

A aprendizagem em cada módulo será avaliada independentemente, sendo atribuída uma nota entre 0 e 10. A média M é a média aritmética dessas 6 notas. Para ser considerado aprovado na disciplina é necessário que M seja igual ou superior a 6,0 (seis) e que, no máximo, duas notas sejam inferiores a 3. Os conceitos finais serão atribuídos como segue: Aprovação: A - média igual ou superior a 9,0; B - média igual ou superior a 7,5 e inferior a 9,0; C - média igual ou superior a 6,0 e inferior a 7,5; Reprovação: D - média final (após a recuperação) inferior a 6,0.

 

Atividades de Recuperação Previstas
Para os alunos que não forem aprovados pelos critérios acima, no final do semestre, serão oferecidas atividades de recuperação em uma das seguintes modalidades, à escolha do aluno:

1) Realização de atividades de recuperação para até dois módulos, definidos pelo aluno. A(s) nota(s) do(s) módulo(s) escolhido(s) serão substituídas pelas notas obtidas nas atividades de recuperação, e a média M será recalculada. O conceito final será atribuído conforme os critérios de avaliação da disciplina.

2) A realização de uma atividade de recuperação única, versando sobre todo o conteúdo da disciplina. Sendo R a nota dessa atividade (entre 0 e 10) e M amédia calculada conforme os critérios de avaliação da disciplina, a média final será calculada com base na fórmula NF=0,4*M+0,6*R
Para NF igual ou superior a 6,0, o conceito final na disciplina será C; para NF inferior a 6,0, o conceito será D.

 

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações
Os resultados das avaliações serão divulgados de acordo com o calendário oficial do semestre.

 

Bibliografia
Básica Essencial
Ávila, Geraldo Severo de Souza. Análise Matemática para licenciatura. São Paulo: Edgard Blücher, 2006. ISBN 8521203950.
Doering, Claus I. Introdução à Análise Matemática na Reta. Rio de Janeiro: SBM, 2018. ISBN 9788583371205.

Básica
Lima, Elon Lages. Análise Real, Volume 1. IMPA, 2006. ISBN 852440048X.

Complementar
Doering, Claus I. Introdução à Análise Matemática na Reta. Rio de Janeiro: SBM, 2015. ISBN 9788583370352.
Figueiredo, Djairo Guedes de. Análise 1. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1996. ISBN 8521610629.

 

Outras Referências
Não existem outras referências para este plano de ensino.

 

Observações
Nesta disciplina poderão realizar seu estágio de docência os alunos de doutorado vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Matemática ou em Matemática Aplicada.

 

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