Instituto de Matemática e Estatística | ||||||||||||||||||
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Conteúdo Programático | ||||||||||||
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Metodologia |
Esta disciplina utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, onde estarão o plano de Ensino Adaptado e as atividades previstas (se forem utilizadas atividades hospedadas fora do AVA, os links estarão disponíves no AVA).
A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicada no AVA (indicando as seções utilizadas). |
Aulas expositivo-dialogadas focalizando a conceituação e a demonstração formal dos principais resultados, seguindo uma sistematização adequada a uma disciplina de Análise Matemática para a Licenciatura e propondo situações que envolvam a expressão escrita e oral por parte do futuro professor. Esta disciplina utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, onde estarão o plano de Ensino Adaptado e as atividades previstas(se forem utilizadas atividades hospedadas fora do AVA, os links estarão disponíves no AVA). A bibliografia sugerida neste plano de ensino será indicada no AVA (indicando as seções utilizadas). Parte do conteúdo da disciplina será disponibilizado através de arquivos .pdf e atividades assíncronas/vídeos (ou indicado através de links no AVA). Parte do conteúdo da disciplina será transmitido através de atividades síncronas (video-conferência), realizado em uma plataforma institucional. O conteúdo será salvo, possibilitando acesso assíncrono dos discentes. Atividades síncronas de atendimento a dúvidas não serão gravadas. Listas de exercícios poderão serinseridas no moodle (no formato de questionários) ou ser disponibilizadas em arquivos PDF. |
Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem |
Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.
Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio. A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas; Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores. Somente poderão ser gravadas pelos alunos as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais. É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida. Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria. |
Carga Horária |
Teórica: 60 horas Prática: 0 horas |
Experiências de Aprendizagem |
Os estudantes terão acesso a aulas e material de leitura e vídeo elaborado pelo professor, e serão incentivados a consultar outras fontes de acesso livre. Os alunos serão incentivados a interagir entre si, e com o professor, através de fóruns/chats e webconferências. Além disso, haverá uma série de atividades de acompanhamento ao longo do semestre, as quais constituirão a avaliação da disciplina. |
Critérios de Avaliação |
De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no parágrafo 2.o, do artigo 44, da Resolução n.o 11/2013 do CEPE.
Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico. Para os casos previstos no parágrafo 1.o, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde. |
O conteúdo programático da disciplina será dividido em 6 módulos, que seguem o conteúdo programático da disciplina da seguinte maneira: 1) Funções reais de uma variável real: conceitos básicos, terminologia, classificação. Continuidade de funções reais, teorema do valor intermediário, máximos e mínimos. Extensão de funções contínuas: limites, limites laterais, infinitos e no infinito. 2) Diferenciabilidade de funções reais, crescimento e derivada, máximos e mínimos, teorema do valor médio. Aplicações do Teorema do Valor Médio. 3) A integral definida: Noções da integral de Riemann. 4) A integral indefinida: Primitivas e o Teorema Fundamental do Cálculo. 5) Sequências de funções. Convergência simples e uniforme. Consequências. A não regularidade de sequências arbitrárias de funções. 6) Séries de funções. Séries de potências. Raio e intervalo de convergência. As funções transcendentes elementares. A aprendizagem em cada módulo será avaliada independentemente, sendo atribuída uma nota entre 0 e 10. A média M é a média aritmética dessas 6 notas. Para ser considerado aprovado na disciplina é necessário que M seja igual ou superior a 6,0 (seis) e que, no máximo, duas notas sejam inferiores a 3. Os conceitos finais serão atribuídos como segue: Aprovação: A - média igual ou superior a 9,0; B - média igual ou superior a 7,5 e inferior a 9,0; C - média igual ou superior a 6,0 e inferior a 7,5; Reprovação: D - média final (após a recuperação) inferior a 6,0. |
Atividades de Recuperação Previstas |
Para os alunos que não forem aprovados pelos critérios acima, no final do semestre, serão oferecidas atividades de recuperação em uma das seguintes modalidades, à escolha do aluno: 1) Realização de atividades de recuperação para até dois módulos, definidos pelo aluno. A(s) nota(s) do(s) módulo(s) escolhido(s) serão substituídas pelas notas obtidas nas atividades de recuperação, e a média M será recalculada. O conceito final será atribuído conforme os critérios de avaliação da disciplina. 2) A realização de uma atividade de recuperação única, versando sobre todo o conteúdo da disciplina. Sendo R a nota dessa atividade (entre 0 e 10) e M amédia calculada conforme os critérios de avaliação da disciplina, a média final será calculada com base na fórmula NF=0,4*M+0,6*R Para NF igual ou superior a 6,0, o conceito final na disciplina será C; para NF inferior a 6,0, o conceito será D. |
Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações |
Os resultados das avaliações serão divulgados de acordo com o calendário oficial do semestre. |
Bibliografia | ||||||||
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Outras Referências |
Não existem outras referências para este plano de ensino.
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Observações |
Nesta disciplina poderão realizar seu estágio de docência os alunos de doutorado vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Matemática ou em Matemática Aplicada. |