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Semestre


Plano de Ensino
 

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       IM  Cálculo e Geometria Analítica I-A  (MAT01353)   UFRGS

Aproximação da Reta Tangente
"A animação mostra a reta tangente em x=1 sendo aproximada por retas secantes ao gráfico de f(x)=x^2."










InícioPlano de Ensino (Resumido)Início

Confira o Plano de Ensino oficial de MAT01353 no Portal do Aluno, apresentamos aqui um resumo do sistema de avaliação.

Disciplina: CÁLCULO E GEOMETRIA ANALÍTICA I A
Período Letivo: 2015/1 Período de Início de Validade : 2015/1
Sigla: MAT01353 Créditos: 6
Carga Horária: 90h CH Coletiva: 90h CH Individual: 0h


Súmula
Estudo da reta e de curvas planas. Cálculo diferencial de uma variável real. Cálculo integral das funções de
uma variável real.

Metodologia
O conteúdo será apresentado de forma expositivodialogada
com apelo à intuição do estudante,
exemplificando com abundância os tópicos abordados e seguindo uma sistematização adequada ao curso de
Cálculo. Deste modo visamos fornecer ao aluno conhecimentos e técnicas que lhe sejam úteis
posteriormente, capacitandoo
à aplicação dos temas abordados, mediante exemplos práticos. Também
serão indicados por cada professor exercícios relevantes, que cubram a matéria ministrada e que capacitem
o aluno a sintetizar as técnicas utilizadas.

Critérios de Avaliação
A disciplina está dividida em duas áreas de conhecimento, especificadas no conteúdo programático. As
turmas dessa disciplina poderão adotar um cronograma de aulas em comum, elaborado pelo professor
responsável e comunicado aos diversos professores da disciplina antes do início do semestre letivo.
Serão realizadas duas provas de área, correspondentes às duas áreas de conhecimento, e dois testes. Todas
as turmas de um mesmo horário poderão aplicar a mesma prova e o mesmo teste. As provas e testes são
elaboradas pelos professores dessa disciplina ou pelo professor responsável. Os testes e provas corrigidos
serão entregues aos alunos após sua aplicação. Os alunos terão a oportunidade de ver e elucidar qualquer
dúvida quanto a correção dentro do prazo legal após a aplicação do(a) teste(prova).
O aluno terá uma nota para cada área de conhecimento e estas serão calculadas, conforme explicitado
abaixo:
Área
1: Serão aplicados um teste (T1), que valerá 3,0 (três pontos), e uma prova (P1) que valerá 7,0 (sete
pontos). A nota da área 1 (NA1) e será obtida da seguinte forma: NA1=T1 + P1, totalizando 10,0 (dez
pontos).
Área
2: Serão aplicados um teste (T2), que valerá 3,0 (três pontos), e uma prova (P2) que valerá 7,0 (sete
pontos). A nota da área 1 (NA2) e será obtida da seguinte forma: NA2=T2 + P2, totalizando 10,0 (dez
pontos).
O aluno estará aprovado na disciplina se:
• cumprir a exigência de um mínimo de 75% de presenças nas aulas ministradas, conforme artigo 134 do
RGU;
• obtiver notas NA1 e NA2 superiores ou iguais a 4,0 (quatro) e média aritmética M = (NA1 + NA2) / 2 das
duas notas de área superior ou igual a 6,0 (seis).
A atribuição dos conceitos aos alunos aprovados ocorrerá em correspondência com a nota final M acima
calculada:
1. Conceito A corresponde a M superior ou igual a 9,0 (nove),
2. Conceito B corresponde a M superior ou igual a 7,5 (sete vírgula cinco) e inferior a 9,0 (nove) e
3. Conceito C corresponde a M superior ou igual a 6 (seis) e inferior a 7,5 (sete vírgula cinco).
Ao aluno que não tiver cumprido a exigência do Artigo 134 do RGU, será atribuído o conceito FF.
Será facultado ao aluno aprovado com conceito C ou B, para melhorar o conceito, realizar uma das
recuperações propostas nas atividades de recuperação, valendo a atribuição de conceitos lá descrita. Para a
realização desta prova o aluno deve se manifestar explicitamente para o professor em tempo hábil para a
confecção da mesma, caso contrário, o conceito atribuído será aquele obtido originalmente nas provas e
testes.


Atividades de Recuperação Previstas
O aluno que não lograr aprovação pelos critérios de avaliação da disciplina, mas que tiver cumprido a
exigência do Artigo 134 do RGU, poderá realizar uma prova de recuperação, cujo conteúdo dependerá de seu
desempenho durante o semestre, conforme descrito abaixo:
a) a prova de recuperação versará sobre o conteúdo da área onde o aluno obteve a menor nota se pelo
menos uma das duas notas de área for superior ou igual a 6,0;
b) a prova de recuperação versará sobre todo o conteúdo desenvolvido na disciplina, caso as notas das duas
áreas forem inferiores a 6,0 (NA1<6,0 e NA2 <6,0).
No caso a), a nota da recuperação substituirá a nota da área em questão
RA1= recuperação da área 1, valerá 10,0 (dez pontos) e substituirá NA1;
RA2= recuperação da área 2, valerá 10,0 (dez pontos) e substituirá NA2;
e volta a valer o critério de avaliação definido acima, ou seja, o aluno estará aprovado na disciplina se
obtiver notas NA1 e NA2 superiores ou iguais a 4,0 (quatro pontos) e média aritmética M = (NA1 + NA2) / 2
das duas notas de área superior ou igual a 6,0 (seis pontos).
A atribuição dos conceitos dos alunos aprovados ocorrerá em correspondência com a nota final M acima
calculada:
1. conceito A corresponde a M superior ou igual a 9,0 (nove),
2. conceito B corresponde a M superior ou igual a 7,5 (sete vírgula cinco) e inferior a 9,0 (nove) e
3. conceito C corresponde a M superior ou igual a 6 (seis) e inferior a 7,5 (sete vírgula cinco).
No caso b), o aluno fará uma prova denominada Exame (EX) que valerá 10,0 (dez pontos) e será aprovado
se obtiver nota na recuperação superior ou igual a 6,0 (seis pontos), sendo atribuído o conceito C, se a nota
da recuperação for inferior a 9,0 (nove) e B, se a nota da recuperação for superior ou igual a 9,0 (nove).

Bibliografia
Básica Essencial
Anton, Howard; Bivens, Irl; Davis, Stephen Cálculo
Editora  Bookman (ISBN: 9788560031634 (V.1);)



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Embora todos os professores sigam a mesma bibliografia, observe que cada turma pode ter listas de exercícios preferenciais organizadas e distribuidas por seu professor(a). A lista abaixo é uma seleção de exercícios recomendados do livro oficial do curso, mas não há necessidade de fazer a sua integralidade, até porque alguns deles podem estar em desacordo com os tópicos desenvolvidos em aula. Em caso de dúvida converse com seu professor(a):

Bibliografia
Básica Essencial
Anton, Howard; Bivens, Irl; Davis, Stephen Cálculo
Editora  Bookman (ISBN: 9788560031634 (V.1);)

Área 1
Área 2



Exercícios da Área 1 sugeridos do livro adotado

Capítulo Seção Exercícios
1
1.1
Exercícios de compreensão 1.1: Todos
Exercícios 1.1: 3, 9, 11 (a, b, c, d), 13 (a, b), 17, 19, 21, 23, 25, 27 (a, b, c)
1.2
Leitura recomendada.
1.3
Leitura recomendada.
1.4
Exercícios de compreensão 1.4: Todos
Exercícios 1.4: Ímpares do 1 ao 11 e do 17 ao 21; 27, 29, 31
1.5
Exercícios de compreensão 1.5: 1, 2, 3
Exercícios 1.5:
Ímpares do1 ao 17; 25, 29, 33, 35, 37, 41.
1.6
Exercícios de compreensão 1.6: Todos
Exercícios 1.6:
Ímpares do17 ao 35
2

2.1
Exercícios de compreensão 2.1: Todos
Exercícios 2.1: Todos os ímpares até o 11.
2.2
Exercícios de compreensão 2.2: Todos
Exercícios 2.2: 2, 3, 7, 15, 17, 27, 29, 31, 35
2.3
Exercícios de compreensão 2.3: Todos
Exercícios 2.3:
3, 5(g), 11,15, 17, 19, 25, 29, 31, 35, 41, 49, 55, 57
2.5
Exercícios de compreensão 2.5: Todos.
Exercícios 2.5:
Ímpares do 1 ao 29, 43.
2.6
Exercícios de compreensão 2.6: Todos
Exercícios 2.6:
1, 5, 7, 15, 21, 23, 25, 27, 29, 39, 41(b), 47, 59, 65, 75(a, b)





3
3.1

Exercícios de compreensão 3.1: Todos, exceto 3( c)
Exercícios 3.1: 1, 3(a), 9, 11, 13, 15, 21, 23

3.2

Exercícios de compreensão 3.2: Todos
Exercícios 3.2: Ímpares do 3 ao 21, 29, 31, 41, 43, 45.

3.3

Exercícios de compreensão 3.3: Todos
Exercícios 3.3: Ímpares do 1 ao55, 61, 63, 65

3.4

Exercícios de compreensão 3.4: Todos
Exercícios 3.4: Ímpares do 1 ao 31

3.5

Exercícios de compreensão 3.5: Todos
Exercícios 3.5: Ímpares do 1 ao 39

3.6

Exercícios de compreensão 3.6: Todos
Exercícios 3.6: Ímpares do 1 ao 57, 63, 69, 73

3.7

Exercícios de compreensão 3.7: Todos
Exercícios 3.7: Todos os ímpares





4

4.1

Exercícios de compreensão 4.1: Todos
Exercícios 4.1: Todos os ímpares até 35

4.2

Exercícios de compreensão 4.2: Todos
Exercícios 4.2: Todos os ímpares até 49

4.3

Exercícios de compreensão 4.3: 3
Exercícios 4.3: Ímpares do 11 ao 37, 61, 63

4.4

Exercícios de compreensão 4.4: Todos
Exercícios 4.4: Ímpares do 5 ao 29, 39, 45, 47, 49, 51, 53



5

5.1

Exercícios de compreensão 5.1: Todos
Exercícios 5.1: Todos os ímpares até 65

5.2

Exercícios de compreensão 5.2: Todos
Exercícios 5.2: Todos os ímpares até 63, 71, 73, 74, 77

5.3

Exercícios de compreensão 5.3: Todos
Exercícios 5.3: Ímpares do 1 ao 15 e  ímpares do 27 ao 65

5.4

Exercícios de compreensão 5.4: Todos
Exercícios 5.4: Ímpares do 1 ao 45

5.5

Exercícios de compreensão 5.5: Todos
Exercícios 5.5: Ímpares do 1 ao 49, 58, 59, 64

5.7
Sem exercícios


Exercícios da Área 2 sugeridos do livro adotado

Capítulo Seção Exercícios














6

6.1
Leitura recomendada
Exercícios: sem exercícios
6.2

Exercícios de compreensão 6.2: 1, 2, 3
Exercícios 6.2: Ímpares do 1 ao 35; ímpares do 41 ao 49; 57, 59

6.3

 Exercícios de compreensão 6.3: 1, 2, 3, 4
 Exercícios 6.3: Ímpares do 1 ao 49

6.4
Leitura recomendada
Exercícios: sem exercícios
6.5

 Exercícios de compreensão 6.5:  3, 4
 Exercícios 6.5: 11, 13, 1517,19, 29,

6.6

 Exercícios de compreensão 6.6: 1, 2, 3
 Exercícios 6.6: Ímpares do 1 ao 27, 39, 41, 43, 51, 53, 55, 57, 59

6.8

 Exercícios de compreensão 6.8: 1, 2, 3
 Exercícios 6.8: Ímpares do 1 ao 47, 55

6.9

 Exercícios de compreensão 6.9: 4, 5
 Exercícios 6.9:11, 13, 15, 17, 19, 20, 21, 23, 25, 27, 28, 37, 39


7

7.1

Exercícios de compreensão 7.1: todos
Exercícios 7.1: Ímpares do 1 ao 17; 31, 33, 41, 42, 43, 44, 47

7.2

Exercícios de compreensão 7.2: todos
Exercícios 7.2: Ímpares do 1 ao 29; ímpares do 35 ao 43; 49





8

8.1

Exercícios de compreensão 8.1: todos
Exercícios 8.1: Ímpares do 1 ao 29, exceto 21.

8.2

Exercícios de compreensão 8.2: 1, 2, 3
Exercícios 8.2: Ímpares do 1 ao 39, 49, 51, 53.

8.3

Exercícios de compreensão 8.3: todos
Exercícios 8.3: Ímpares do 1 ao 51, 55, 57

8.4

Exercícios de compreensão 8.4: todos
Exercícios 8.4: Ímpares do 1 ao 29, ímpares do 33 ao 43

8.5

Exercícios de compreensão 8.5: todos
Exercícios 8.5: Ímpares do 1 ao 31; 35

8.8

Exercícios de compreensão 8.8: todos
Exercícios 8.8: Ímpares do 1 ao 33; 39, 41, 43, 45

Geom.
Analítica


Exercícios na  Apostila de Cônicas.






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InícioEstudando CônicasInício

Uma introdução

 Uma exposição completa com teoria e exercícios pode ser baixada nesta apostila em pdf aqui (é necessário Acrobat® Reader):   Apostila de Cônicas

          Acima temos um cone (verde) fixo e um plano (vermelho) girando por um ponto um pouco acima do vértice do cone. Em cada instante do movimento, o corte do plano com o cone determina uma curva no plano, que é uma cônica deste plano.

         Todas estas cônicas são elipses ou hipérboles, exceto por exatamente três curvas em três instantes específicos: quando o plano está na vertical, obtemos uma cônica degenerada, a saber, um par de retas concorrentes no vértice do cone, e nas duas vezes em que o plano é paralelo a uma geratriz do cone, a curva determinada é uma parábola.

Par de Retas Parábola

         Quando o plano está "de pé" e "entre" as geratrizes do cone, todas as curvas são hipérboles, exceto pelo corte vertical. Quando o plano está "deitado" e "entre" as geratrizes do cone, todas as curvas são elipses; quando o plano está horizontal, a elipse é um círculo. Note que, como o cone da figura é limitado, muitas destas elipses parecem não fechar, o que todavia não ocorre: basta estender um pouco o cone para que todos estes planos fechem.

Hipérbole Elipse




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InícioTurmas e Professores em 2015/01 Início

Todas as turmas têm aulas às segundas, quartas e sextas; todas as aulas têm duração de duas 

horas-aula (100 minutos) e todas as turmas tem as salas de aula  no prédio 43324 (clique pra ver um mapa do campus).

Turma

Sala

Professor(a)

Horário

A1

 

8:30

A2

8:30

A3

8:30

A4
8:30

B1

10:30

B2

10:30

B3

10:30

B4
10:30

C1

13:30

C2

13:30

C3

13:30

C4
13:30

D1

15:30

D2

15:30

D3

15:30
D4
15:30

E1

18:30

E2

18:30

F1

20:30

 

InícioInício







InícioMonitoriaInício


As salas de aula onde os monitores atendem são no saguão do prédio 43123 (clique pra ver um mapa do campus).



Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
8h30 - 10h30
10h30 - 12h

13h30 - 15h
15h - 15h30
15h30 - 16h30
16h30 - 17h

17h - 17h30
17h30 - 18h
18h - 18h30
18h30 - 20h





















InícioInício










InícioDatas e AvaliaçõesInício


Atenção alunos: por favor façam a avaliação do seu curso, sua disciplina e seu(sua) professor(a) acessando o Portal do Aluno.
A avaliação é individual, converse com seu professor para detalhes referentes à sua turma, apenas as datas são as mesmas para todos.

1ª ÁreaTeste 1 06/ 04 /2015
Prova da 1ª Área 11/ 05 /2015
2ª Área Teste 2 29/ 05 /2015
Prova da 2ª Área 22/ 06 /2015
Recuperação Obs: A recuperação inclui as recuperações
de área (REC1, REC2) e o exame.
 03/ 07 /2015





















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InícioProvas e Testes AntigosInício

As avaliações aqui disponibilizadas são de diferentes semestres e  não devem ser tomadas como parâmetro para as atuais provas e testes, servem apenas para exercitar o conteudo com diversos tipos de exercícios adicionais.


Aguarde...
















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InícioNotas e ConceitosInício

Dependendo de cada professor as notas e conceitos poderão ser divulgados de diferentes modos:
a)  Banco de dados Turing  aqui deverá usar seu número de cartão UFRGS
b) Sala de Aula Virtual (SAV) no portal do aluno
c) e-mail
d) Outro meio combinado com seu professor
 



















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Última atualização em 15/12/2014.