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Semestre


Plano de Ensino
 

Livro e Exercícios

    

Estudando Cônicas

Turmas e Professores  

Monitoria 

Datas e Avaliação
     

Provas e Testes

Notas e Conceitos



       IM  Cálculo e Geometria Analítica I-A  (MAT01353)   UFRGS

Aproximação da Reta Tangente
"A animação mostra a reta tangente em x=1 sendo aproximada por retas secantes ao gráfico de f(x)=x^2."










InícioPlano de Ensino (Resumido)Início

Confira o Plano de Ensino oficial de MAT01353 no Portal do Aluno, apresentamos aqui um resumo do sistema de avaliação.

Disciplina: CÁLCULO E GEOMETRIA ANALÍTICA I A
Período Letivo: 2015/2 
Sigla: MAT01353 Créditos: 6
Carga Horária: 90h CH Coletiva: 90h CH Individual: 0h


Súmula
Estudo da reta e de curvas planas. Cálculo diferencial de uma variável real. Cálculo integral das funções de
uma variável real.

Metodologia
O conteúdo será apresentado de forma expositivodialogada
com apelo à intuição do estudante,
exemplificando com abundância os tópicos abordados e seguindo uma sistematização adequada ao curso de
Cálculo. Deste modo visamos fornecer ao aluno conhecimentos e técnicas que lhe sejam úteis
posteriormente, capacitandoo
à aplicação dos temas abordados, mediante exemplos práticos. Também
serão indicados por cada professor exercícios relevantes, que cubram a matéria ministrada e que capacitem
o aluno a sintetizar as técnicas utilizadas.

Critérios de Avaliação 
A disciplina está dividida em duas áreas de conhecimento, especificadas no conteúdo programático. As
turmas dessa disciplina poderão adotar um cronograma de aulas em comum, elaborado pelo professor
responsável e comunicado aos diversos professores da disciplina antes do início do semestre letivo.
Serão realizadas duas provas de área, correspondentes às duas áreas de conhecimento, e dois testes. Todas
as turmas de um mesmo horário poderão aplicar a mesma prova e o mesmo teste. As provas e testes são
elaboradas pelos professores dessa disciplina ou pelo professor responsável. Os testes e provas corrigidos
serão entregues aos alunos após sua aplicação. Os alunos terão a oportunidade de ver e elucidar qualquer
dúvida quanto a correção dentro do prazo legal após a aplicação do(a) teste(prova).
O aluno terá uma nota para cada área de conhecimento e estas serão calculadas, conforme explicitado
abaixo:
Área
1: Serão aplicados um teste (T1), que valerá 3,0 (três pontos), e uma prova (P1) que valerá 7,0 (sete
pontos). A nota da área 1 (NA1) e será obtida da seguinte forma: NA1=T1 + P1, totalizando 10,0 (dez
pontos).
Área
2: Serão aplicados um teste (T2), que valerá 3,0 (três pontos), e uma prova (P2) que valerá 7,0 (sete
pontos). A nota da área 1 (NA2) e será obtida da seguinte forma: NA2=T2 + P2, totalizando 10,0 (dez
pontos).
O aluno estará aprovado na disciplina se:
• cumprir a exigência de um mínimo de 75% de presenças nas aulas ministradas, conforme artigo 134 do
RGU;
• obtiver notas NA1 e NA2 superiores ou iguais a 4,0 (quatro) e média aritmética M = (NA1 + NA2) / 2 das
duas notas de área superior ou igual a 6,0 (seis).
A atribuição dos conceitos aos alunos aprovados ocorrerá em correspondência com a nota final M acima
calculada:
1. Conceito A corresponde a M superior ou igual a 9,0 (nove),
2. Conceito B corresponde a M superior ou igual a 7,5 (sete vírgula cinco) e inferior a 9,0 (nove) e
3. Conceito C corresponde a M superior ou igual a 6 (seis) e inferior a 7,5 (sete vírgula cinco).
Ao aluno que não tiver cumprido a exigência do Artigo 134 do RGU, será atribuído o conceito FF.
Será facultado ao aluno aprovado com conceito C ou B, para melhorar o conceito, realizar uma das
recuperações propostas nas atividades de recuperação, valendo a atribuição de conceitos lá descrita. Para a
realização desta prova o aluno deve se manifestar explicitamente para o professor em tempo hábil para a
confecção da mesma, caso contrário, o conceito atribuído será aquele obtido originalmente nas provas e
testes.
Para ajuda ver simulador.


Atividades de Recuperação Previstas
O aluno que não lograr aprovação pelos critérios de avaliação da disciplina, mas que tiver cumprido a
exigência do Artigo 134 do RGU, poderá realizar uma prova de recuperação, cujo conteúdo dependerá de seu
desempenho durante o semestre, conforme descrito abaixo:
a) a prova de recuperação versará sobre o conteúdo da área onde o aluno obteve a menor nota se pelo
menos uma das duas notas de área for superior ou igual a 6,0;
b) a prova de recuperação versará sobre todo o conteúdo desenvolvido na disciplina, caso as notas das duas
áreas forem inferiores a 6,0 (NA1<6,0 e NA2 <6,0).
No caso a), a nota da recuperação substituirá a nota da área em questão
RA1= recuperação da área 1, valerá 10,0 (dez pontos) e substituirá NA1;
RA2= recuperação da área 2, valerá 10,0 (dez pontos) e substituirá NA2;
e volta a valer o critério de avaliação definido acima, ou seja, o aluno estará aprovado na disciplina se
obtiver notas NA1 e NA2 superiores ou iguais a 4,0 (quatro pontos) e média aritmética M = (NA1 + NA2) / 2
das duas notas de área superior ou igual a 6,0 (seis pontos).
A atribuição dos conceitos dos alunos aprovados ocorrerá em correspondência com a nota final M acima
calculada:
1. conceito A corresponde a M superior ou igual a 9,0 (nove),
2. conceito B corresponde a M superior ou igual a 7,5 (sete vírgula cinco) e inferior a 9,0 (nove) e
3. conceito C corresponde a M superior ou igual a 6 (seis) e inferior a 7,5 (sete vírgula cinco).
No caso b), o aluno fará uma prova denominada Exame (EX) que valerá 10,0 (dez pontos) e será aprovado
se obtiver nota na recuperação superior ou igual a 6,0 (seis pontos), sendo atribuído o conceito C, se a nota
da recuperação for inferior a 9,0 (nove) e B, se a nota da recuperação for superior ou igual a 9,0 (nove).

Para ajuda ver simulador.

Bibliografia
Básica Essencial

CALCULO VOL.I 10ED.

Autor: ANTON, HOWARD

ISBN: 9788582602256





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InícioLivro e ExercíciosInício

Embora todos os professores sigam a mesma bibliografia, observe que cada turma pode ter listas de exercícios preferenciais organizadas e distribuidas por seu professor(a). A lista abaixo é uma seleção de exercícios recomendados do livro oficial do curso, mas não há necessidade de fazer a sua integralidade, até porque alguns deles podem estar em desacordo com os tópicos desenvolvidos em aula. Em caso de dúvida converse com seu professor(a):



Anton 10a Ed
Bibliografia
Básica Essencial

EDIÇÃO 8
Anton, Howard; Bivens, Irl; Davis, Stephen Cálculo
Editora  Bookman (ISBN: 9788560031634 (V.1);)

Área 1
Área 2



EDIÇÃO 10 em breve.

CALCULO VOL.I 10ED.

Autor: ANTON, HOWARD

ISBN: 9788582602256


Área 1
Área 2





Exercícios da Área 1, 8ªed sugeridos do livro adotado

Capítulo Seção Exercícios
1
1.1
Exercícios de compreensão 1.1: Todos
Exercícios 1.1: 3, 9, 11 (a, b, c, d), 13 (a, b), 17, 19, 21, 23, 25, 27 (a, b, c)
1.2
Leitura recomendada.
1.3
Leitura recomendada.
1.4
Exercícios de compreensão 1.4: Todos
Exercícios 1.4: Ímpares do 1 ao 11 e do 17 ao 21; 27, 29, 31
1.5
Exercícios de compreensão 1.5: 1, 2, 3
Exercícios 1.5:
Ímpares do1 ao 17; 25, 29, 33, 35, 37, 41.
1.6
Exercícios de compreensão 1.6: Todos
Exercícios 1.6:
Ímpares do17 ao 35
2

2.1
Exercícios de compreensão 2.1: Todos
Exercícios 2.1: Todos os ímpares até o 11.
2.2
Exercícios de compreensão 2.2: Todos
Exercícios 2.2: 2, 3, 7, 15, 17, 27, 29, 31, 35
2.3
Exercícios de compreensão 2.3: Todos
Exercícios 2.3:
3, 5(g), 11,15, 17, 19, 25, 29, 31, 35, 41, 49, 55, 57
2.5
Exercícios de compreensão 2.5: Todos.
Exercícios 2.5:
Ímpares do 1 ao 29, 43.
2.6
Exercícios de compreensão 2.6: Todos
Exercícios 2.6:
1, 5, 7, 15, 21, 23, 25, 27, 29, 39, 41(b), 47, 59, 65, 75(a, b)





3
3.1

Exercícios de compreensão 3.1: Todos, exceto 3( c)
Exercícios 3.1: 1, 3(a), 9, 11, 13, 15, 21, 23

3.2

Exercícios de compreensão 3.2: Todos
Exercícios 3.2: Ímpares do 3 ao 21, 29, 31, 41, 43, 45.

3.3

Exercícios de compreensão 3.3: Todos
Exercícios 3.3: Ímpares do 1 ao55, 61, 63, 65

3.4

Exercícios de compreensão 3.4: Todos
Exercícios 3.4: Ímpares do 1 ao 31

3.5

Exercícios de compreensão 3.5: Todos
Exercícios 3.5: Ímpares do 1 ao 39

3.6

Exercícios de compreensão 3.6: Todos
Exercícios 3.6: Ímpares do 1 ao 57, 63, 69, 73

3.7

Exercícios de compreensão 3.7: Todos
Exercícios 3.7: Todos os ímpares





4

4.1

Exercícios de compreensão 4.1: Todos
Exercícios 4.1: Todos os ímpares até 35

4.2

Exercícios de compreensão 4.2: Todos
Exercícios 4.2: Todos os ímpares até 49

4.3

Exercícios de compreensão 4.3: 3
Exercícios 4.3: Ímpares do 11 ao 37, 61, 63

4.4

Exercícios de compreensão 4.4: Todos
Exercícios 4.4: Ímpares do 5 ao 29, 39, 45, 47, 49, 51, 53



5

5.1

Exercícios de compreensão 5.1: Todos
Exercícios 5.1: Todos os ímpares até 65

5.2

Exercícios de compreensão 5.2: Todos
Exercícios 5.2: Todos os ímpares até 63, 71, 73, 74, 77

5.3

Exercícios de compreensão 5.3: Todos
Exercícios 5.3: Ímpares do 1 ao 15 e  ímpares do 27 ao 65

5.4

Exercícios de compreensão 5.4: Todos
Exercícios 5.4: Ímpares do 1 ao 45

5.5

Exercícios de compreensão 5.5: Todos
Exercícios 5.5: Ímpares do 1 ao 49, 58, 59, 64

5.7
Sem exercícios


Exercícios da Área 2, 8ªedsugeridos do livro adotado

Capítulo Seção Exercícios














6

6.1
Leitura recomendada
Exercícios: sem exercícios
6.2

Exercícios de compreensão 6.2: 1, 2, 3
Exercícios 6.2: Ímpares do 1 ao 35; ímpares do 41 ao 49; 57, 59

6.3

 Exercícios de compreensão 6.3: 1, 2, 3, 4
 Exercícios 6.3: Ímpares do 1 ao 49

6.4
Leitura recomendada
Exercícios: sem exercícios
6.5

 Exercícios de compreensão 6.5:  3, 4
 Exercícios 6.5: 11, 13, 1517,19, 29,

6.6

 Exercícios de compreensão 6.6: 1, 2, 3
 Exercícios 6.6: Ímpares do 1 ao 27, 39, 41, 43, 51, 53, 55, 57, 59

6.8

 Exercícios de compreensão 6.8: 1, 2, 3
 Exercícios 6.8: Ímpares do 1 ao 47, 55

6.9

 Exercícios de compreensão 6.9: 4, 5
 Exercícios 6.9:11, 13, 15, 17, 19, 20, 21, 23, 25, 27, 28, 37, 39


7

7.1

Exercícios de compreensão 7.1: todos
Exercícios 7.1: Ímpares do 1 ao 17; 31, 33, 41, 42, 43, 44, 47

7.2

Exercícios de compreensão 7.2: todos
Exercícios 7.2: Ímpares do 1 ao 29; ímpares do 35 ao 43; 49





8

8.1

Exercícios de compreensão 8.1: todos
Exercícios 8.1: Ímpares do 1 ao 29, exceto 21.

8.2

Exercícios de compreensão 8.2: 1, 2, 3
Exercícios 8.2: Ímpares do 1 ao 39, 49, 51, 53.

8.3

Exercícios de compreensão 8.3: todos
Exercícios 8.3: Ímpares do 1 ao 51, 55, 57

8.4

Exercícios de compreensão 8.4: todos
Exercícios 8.4: Ímpares do 1 ao 29, ímpares do 33 ao 43

8.5

Exercícios de compreensão 8.5: todos
Exercícios 8.5: Ímpares do 1 ao 31; 35

8.8

Exercícios de compreensão 8.8: todos
Exercícios 8.8: Ímpares do 1 ao 33; 39, 41, 43, 45

Geom.
Analítica


Exercícios na  Apostila de Cônicas.






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InícioEstudando CônicasInício

Uma introdução

 Uma exposição completa com teoria e exercícios pode ser baixada nesta apostila em pdf aqui (é necessário Acrobat® Reader):   Apostila de Cônicas

          Acima temos um cone (verde) fixo e um plano (vermelho) girando por um ponto um pouco acima do vértice do cone. Em cada instante do movimento, o corte do plano com o cone determina uma curva no plano, que é uma cônica deste plano.

         Todas estas cônicas são elipses ou hipérboles, exceto por exatamente três curvas em três instantes específicos: quando o plano está na vertical, obtemos uma cônica degenerada, a saber, um par de retas concorrentes no vértice do cone, e nas duas vezes em que o plano é paralelo a uma geratriz do cone, a curva determinada é uma parábola.

Par de Retas Parábola

         Quando o plano está "de pé" e "entre" as geratrizes do cone, todas as curvas são hipérboles, exceto pelo corte vertical. Quando o plano está "deitado" e "entre" as geratrizes do cone, todas as curvas são elipses; quando o plano está horizontal, a elipse é um círculo. Note que, como o cone da figura é limitado, muitas destas elipses parecem não fechar, o que todavia não ocorre: basta estender um pouco o cone para que todos estes planos fechem.

Hipérbole Elipse




InícioInício








InícioTurmas e Professores em 2015/02 Início

Todas as turmas têm aulas às segundas, quartas e sextas; todas as aulas têm duração de duas 

horas-aula (100 minutos) e todas as turmas tem as salas de aula  no prédio 43324 (clique pra ver um mapa do campus).

As turmas que foram alocadas na sala 102 do Prédio 43324, foram direcionadas

para a sala 203 do prédio 43322 (Sala multimeios - CEMU do IFCH).

Turma

Sala

Professor(a)

Horário

A1

8:30

A2

8:30

A3

8:30

B1

10:30

B2

10:30

B3

10:30

C1

13:30

C2

13:30

C3

13:30

D1

15:30

D2

15:30

D3
15:30

E1

18:30

F1

20:30

 

InícioInício







InícioMonitoriaInício


As salas de aula onde os monitores atendem são no saguão do prédio 43123 (clique pra ver um mapa do campus).



Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
8h30 - 10h30
10h30 - 12h

13h30 - 14h30
14h30 - 15h
15h - 15h30
15h30 - 16h30
16h30 - 17h

17h - 17h30
17h30 - 18h
18h - 18h30
18h30 - 20h





















InícioInício










InícioDatas e AvaliaçõesInício


Atenção alunos: por favor façam a avaliação do seu curso, sua disciplina e seu(sua) professor(a) acessando o Portal do Aluno.
A avaliação é individual, converse com seu professor para detalhes
referentes à sua turma, as datas não são as mesmas para todos.

1ª ÁreaTeste 1
Prova da 1ª Área
2ª Área Teste 2
Prova da 2ª Área
Recuperação Obs: A recuperação inclui as recuperações
de área (REC1, REC2) e o exame.





















InícioInício








InícioProvas e Testes AntigosInício

As avaliações aqui disponibilizadas são de diferentes semestres e  não devem ser tomadas como parâmetro para as atuais provas e testes, servem apenas para exercitar o conteudo com diversos tipos de exercícios adicionais.


2013 - Primeiro semestre

Prova 1   Prova 2    
Teste 1   Teste 2   Teste 3   Teste 4

2014 - Primeiro semestre

Prova 1    Prova 2    Teste 1   Teste 2   Teste 3  

2014 - Segundo semestre*


Prova 1   Prova 2   Teste 1  Teste 2   Teste 3  

2015 - Aguarde...

*Inicio das provas de múltipla escolha




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InícioNotas e ConceitosInício

Dependendo de cada professor as notas e conceitos poderão ser divulgados de diferentes modos:
a)  Banco de dados Turing  aqui deverá usar seu número de cartão UFRGS
b) Sala de Aula Virtual (SAV) no portal do aluno
c) e-mail
d) Outro meio combinado com seu professor
 

Simulador de Avaliação (Versão 001)
Para facilitar o entendimento de como as notas e conceitos são calculados,  levando em conta o plano de ensino da disciplina, disponibilizamos aqui um Simulador. Nele você pode inserir suas notas já obtidas e também as notas que pretende obter nas próximas avaliações  descobrindo como ficaria sua situação. Para utilizá-lo é necessário ter o programa EXCEL ou equivalente por tratar-se de uma planilha:
Clique aqui para baixar

Obs: os resultados da simulação não refletem a sual real nota ou situação que pode ser afetada por outros fatores secundários. Para saber da sua real situação consulte seu professor.

















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Última atualização em 27/02/2015.